Séries & TV

Casamento às cegas - um reality show que pretende ser um experimento social baseado numa ideia milenar

Casamento às cegas é o tipo de reality show que me recuso a assistir, entretanto as minhas redes sociais foram invadidas por primeir... (por Kika Ernane em 25/04/2020, via GeekBlast)



Casamento às cegas é o tipo de reality show que me recuso a assistir, entretanto as minhas redes sociais foram invadidas por primeiras impressões, por isso eu precisei ver com os meus olhinhos para tirar minhas próprias conclusões. Como criatura curiosa e corajosa que sou, maratonei a série em 2 dias. Afinal, um dia era demais até para mim. 




No final dos 11 capítulos ficou claro que a produção destrinchou o livro Roube Como um Artista. Gastando dinheiro com cenários e viagens para mostrar que as relações humanas não evoluíram tanto quanto a gente acreditava.


O amor é cego?
Os solteiros da temporada entram nas cabines particulares e falam sobre romance, religião, e sexualidade. Com quem vai rolar um clima? Quem vai encontrar uma alma gêmea?

O primeiro casamento às cegas que tive conhecimento está documentado num dos livros mais antigos da história da humanidade, a Bíblia Sagrada. Na passagem Jacó casou com Lea acreditando que estava casando com Raquel. Entretanto, nos primeiros minutos os participantes de Casamento às cegas se vangloriam, uma vez que o reality foi concebido como um experimento social que pretende provar que o amor é cego. Oi????

Por que ninguém pensou em pergunta isso para os indianos que são mestres na arte do casamento arranjado? Acho que tamanha pretensão deve ter chocado um total de zero pessoas.

Os anfitriões

Quem são Nick e Vanessa Lachey? Mais uma vez meu BFF, Google precisou me salvar. Só não foi capaz de responder o porquê o reality tinha um casal de apresentadores se:
A-) eles não casaram às cegas;
B-) só aparecem umas 3 vezes durante a temporada inteira. 

No primeiro episódio nosso casal Lachey explica o propósito do título. Então a gente conhece as pessoas que disseram sim para o experimento. Eu só conseguia comparar os cenários com uma gaiola gigante repleta de hamsters. Também me lembrei das pesquisas de John Watson, o pai do Behaviorismo. Logo de cara garrei ranço de alguns participantes, assim como percebi que foi uma péssima ideia selecionar determinados indivíduos. Só queria entender como eles conseguem juntar tanta gente bizarra numa caixinha cheia de compartimentos. Fico imaginando o tipo de anúncio que rolou para atrair tal elenco. 

Netflix's "Love Is Blind" Is Both Intriguing & Insane - KiSS 91.7

Testando teorias que já foram testadas

Na época do trovadorismo os trovadores cantavam suas dores entretendo toda a corte, pois não podiam tocar a mulher amada. Em casamento às Cegas os casais reclamam da parede que os separam, com isso fazem de conta que antes das redes sociais não existiram as salas de bate-papo. Como assim, não é um experimento nunca visto nas plataformas de streaming?

No final do reality você percebe que o que está sendo testado não e a viabilidade de um casamento às cegas, isso a gente já sabe há milênios. Mas sim se os casamentos modernos resistem às redes sociais e a pressão social. Ops, acho que essa última já foi testada. É aí que as coisas realmente degringolam, e percebemos o quanto todo são superficiais e imediatistas. 

Enfim, como experimento social o reality fracassa com louvor, como entretenimento também. O importante é que o meu casal favorito deu certo no final. Vida longa e próspera ao amor. 

Casamento às Cegas': Veja como estão os casais e ex-casais hoje

Ficha técnica

Nome: Casamento às cegas
Nome original: Love is blind
País: EUA
Data de estreia: 13 fevereiro 2020
Gênero: Reality show
Classificação: 16 anos
Duração: 11 episódios – 1 temporada
Distribuidora: Netflix
Direção: Chris Coelen
Elenco: Vanessa Lachey e Nick Lachey


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google