Cinema

Oscar 2021 aceitará indicações de filmes lançados via streaming

O striming vai dominar o mundo.







Sabemos que a academia é bastante criteriosa quanto a escolhas das produções que concorrerão a tão sonhada estatueta. Porém, a pandemia do novo corona vírus fez com que muitas produção fossem adiadas, ou mesmo que tivessem sua estreia direto em sistemas de streaming. Pensando, os produtores do evento tiveram que se adaptar.

Nesta ultima terça feira (28) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniu com seus superintendentes para avaliar o rumo da próxima edição do prêmio, e a surpresa foi a liberação para que filmes que fossem lançados diretamente em plataformas de streaming pudessem concorrer. A medida seria valida apenas para filmes que teriam suas estréia confirmadas nos cinemas, mas que foram prejudicadas pela pandemia e tiveram que redirecionar suas exibições.




Produções exibidas por plataforma de streaming (como as da Netflix) já  concorreram em edições anteriores, porém a indicação só era possível se o filme chegasse no mesmo dia em alguma sala de cinema de Los Angeles, e permanecesse em cartaz por pelo menos sete dias. Com a decisão da academia essa regra já não se aplicará para os concorrentes da próxima edição, visto que todos os cinemas de Los Angeles estão fechados. Porém para ser indicado a uma estatueta todos os outros critérios da academia devem ser seguidos.

Vale lembrar que  as medidas tomas serão aplicadas exclusivamente para edição 2021 do Oscar, e não em edições posteriores. O presidente da Academia, David Rubin, e o CEO, Dawn Hudson, em nota oficial, enfatizaram:

“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia historicamente trágica do COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca ”



Agora nos resta aguardar a cenas dos próximos capítulos da novela Oscar 2021.

Biológo, amante da natureza, aprendiz sith. Fã de animação, séries e filmes...queria ser um dobrador de água, mas a vida lhe fez nascer na nação errada.


Disqus
Facebook
Google