Cinema

Crítica: Uma Invenção de Natal – filme traz músicas de John Legend e história de superação

Uma Invenção de Natal musical da Netflix com Forest Whitaker, Madalen Mills, Keegan-Michael Key e canções de John Legend é mais uma aposta pro Natal



Uma Invenção de Natal entrou no catalogo da Netflix em 13 de novembro, e traz no enredo músicas de John Legend. O elenco conta Forest Whitaker, Keegan-Michael Key, Anika Noni Rose, entre outros. O filme escrito e dirigido por David E. Talbert é umas das grandes apostas do serviço de streaming para o Natal. 

Sinopse

Desde que foi traído por seu aprendiz, a vida perdeu a graça para este fabricante de brinquedos. Mas a chegada de sua neta está prestes a mudar seu destino.

Com músicas de John Legend Uma Invenção de Natal é o musical de natal da Netflix


Uma Invenção de Natal é sobre pensar fora da caixa, sobre pessoas com habilidades acima da média tentam entender o que as faz tão singular, sobre encontrar seu lugar no mundo e aceitar que tudo bem ser diferente. Temas recorrentes em produções destinadas ao público infantil, que se destaca das demais ao trabalhar o tema da superdotação. Afinal, Jeronicus, Forest Whitaker, consegue realizar cálculos matemáticos complexos de cabeça, apenas visualizando a fórmula em sua mente. Habilidade que foi herdada por sua neta Journey, Madalen Mills.

O que achei mais interessante no filme é o fato de apresentar pessoas negras portadoras de altas habilidades, já que a maior parte das narrativas que mostram pessoas com QI de gênio os protagonistas são brancos.

Por se tratar de um musical o filme se torna cansativo em alguns momentos, especialmente para crianças, visto que acontecem quebras na narrativa para os personagens cantarem e dançarem. Mas, nada que atrapalhe a diversão.

O vilão Gustafson, Keegan-Michael Key, é um tanto fraco, uma vez que sua motivação poderia ter sido melhor trabalhada. O que permitiu a Don Juan Diego tomar conta da situação e se tornar o cérebro da equipe. Aliás, o boneco toureiro é bem clichê, deixando claro o quanto os americanos não conhecem a cultura latina. No entanto, quando descobri que Rick Martin deu vida ao bonequinho já escrevi minha cartinha para o Noel pedindo um. Com as devidas atualizações para corrigir falhas do produto.











Enfim, Uma Invenção de Natal é um filme esteticamente bonito, com uma história ok, que vai agradar o público infantil. Entretanto, quem não curte de musical deve evitar o longa.

Ficha técnica


Título: Uma Invenção de Natal
Título original: Jingle Jangle: A Christmas Journey
País: EUA
Data de estreia: 13 de novembro de 2020
Gênero: Para toda a família
Classificação: 10 anos
Duração: 119 minutos
Distribuidora: Netflix
Direção: David E. Talbert
Elenco: Forest Whitaker, Madalen Mills, Keegan-Michael Key, Anika Noni Rose, Hugh Bonneville, Phylicia Rashad, Ricky Martin e Justin Cornwell.


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google