Crítica - Pai em dobro - filme nacional da Netflix é o primeiro longa da parceria com Maisa Silva

Pai em Dobro da Netflix que estreou em 15 de janeiro com Maisa Silva, Eduardo Moscovis e Marcelo Médici é o debute da apresentadora no serviço de stre














Pai em Dobro filme da Netflix, que estreou em 15 de janeiro é o primeiro longa da parceria entre Maisa e o serviço de streaming. Que, além da apresentadora conta com a participação de Eduardo Moscovis, Marcelo Médici e grande elenco.

Sinopse

Aproveitando que a mãe foi viajar, uma adolescente foge da comunidade hippie onde mora para desvendar o maior mistério de sua vida: quem é seu pai?














Pai em dobro é um filme com temática de carnaval, que foi lançando na data certa, contudo, no contexto histórico errado. Pois, fica difícil você ver as pessoas celebrando uma festa que foi cancelada em virtude do distanciamento social causado pela pandemia, e lembrar que esse ano não vai poder curtir também. Mas, acredito que somos inteligentes e vamos dar um jeito de celebrar de forma segura.

A história é baseada num livro da escritora Thalita Rebouças, que desde 2016 teve diversas de suas obras adaptadas para o cinema, sendo que Thalita sempre dá um jeito de fazer uma ponta nos longas. Fiz uma breve pesquisa e essa é a terceira participação de Maisa Silva num filme baseado nos livros de Thalita, aliás, pode ser mais, já que têm 2 filmes sem informação nenhuma na internet.



Um filme carregado de estereótipos

O que me saltou aos olhos em Pai em dobro é como os personagens são estereotipados. Paco, Eduardo Moscovis, é o artista descolado que não se preocupa com os boletos, além disso, não cria nada há anos, pois, perdeu a inspiração. Ocorre que, grande parte dos artistas brasileiros ralam muito para pagar suas contas, exercendo outras atividades remuneradas, uma vez que arte no Brasil não garante uma renda regular adequada, quando isso acontece.

Raion, Laila Zaid, é a hippie que foi morar numa comunidade afastada onde todos vivem em harmonia com a natureza. Que um dia decide viajar para a Índia porquê recebeu um chamado do Universo. De onde vem a grana para esse tipo de aventura? Visto que viver em comunidade é compartilhar tudo com todos? E já sabemos o quanto é caro viver essas experiências imersivas, já que tudo foi transformado em comércio pelo capitalismo. Problemática, que é brevemente apresentada no filme, já que a experiência foi conduzida por um líder espiritual que nem estava na Índia, dado que as aulas foram realizadas em plataforma online direto dos EUA.

E para finalizar Giovanne, Marcelo Médici, o cara que seguiu o tutorial de todo homem bem-sucedido moderno que tem um emprego legal, mas a família desfeita. Afinal, ao dar prioridade ao trabalho ele perdeu oportunidades incríveis de convivência com os filhos. Que são resgatadas através da convivência com Vicenza, Maisa Silva.



Vicenza a adolescente que cresceu sem tecnologia

Falando um pouquinho sobre Vicenza, Maisa Silva, a garota encanta a todos pela maneira como enxergar o mundo. Visto que, foi criada sem o acesso à tecnologia, apesar de ter um celular. Cresceu num contexto social onde todos trabalham pelo bem do coletivo. Realidade totalmente oposta ao capitalismo, onde a exploração do outro é o que garante o funcionamento da estrutura, logo enriquecimento da classe dominante. A propósito, as pessoas já estão começando a entender que essa história de trabalhar muito para enriquecer não é bem assim. Só vem era de aquário.

Além de tudo, todos os adultos da vida de Vicenza são mentalmente imaturos, sendo responsabilidade da adolescente fazer com que reflitam sobre as consequências de suas escolhas. No entanto, isso não deveria ser tarefa dela, uma vez que é resultado dessa falta de compromisso com a vida.  















Enfim, Pai em dobro é uma história que enquanto você assiste pensa “acho que já vi esse filme”, entretanto, é um filme que pode agradar os mais jovens, especialmente os fãs da Maisa. Mas, que não tem nada de surpreendente, afinal, é mais uma história criada por Thalita Rebouças.

Ficha técnica

Título: Pai em dobro

Título original: Pai em dobro

País: Brasil

Data de estreia: 15 de janeiro de 2021

Gênero: Comédia, Filme teen, Filmes para toda a família

Classificação: Livre

Duração: 105 minutos

Distribuidora: Netflix

Direção: Cris D’Amato

Elenco: Maisa Silva, Eduardo Moscovis, Marcelo Médici, Laila Zaid, Pedro Ottoni, Rayana Diniz, Caio Vegatti, Fafá de Belém, Thaynara Og e Roberto Bonfim



Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google