Cinema

Umbrella - Curta-metragem de animação brasileira está na mira do Oscar, e estreia essa semana no YouTube.

A animação entrou para a lista de classificáveis à indicação ao Oscar 2021.


Uma bela surpresa saber que uma animação brasileira pode chegar a conquistar uma estatueta do grande premio mundial de cinema. Nossos corações se enchem de expectativa, ainda mais quando vemos a qualidade de tal produção. 


Apenas por olhar seus traços, já sentimos quanta emoção foi depositada nesse curta metragem de animação. Seu tom parece ser de uma delicadeza profunda, algo familiar, sentimentos explorados na visão de um menino e seu guarda-chuva amarelo.

Sinopse

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de Joseph, um menino que mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo, até que inesperadamente encontra uma menina, que desperta suas memórias do passado.

O curta-metragem foi produzido pela Stratostorm, um estúdio criativo independente, especializado em animação, fundado pela brasileira Helena Hilario e seu marido italiano Mario Pece, que também foram responsáveis por roteirizar e dirigir a animação. Em entrevista ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club/RBJ em dezembro de 2020, a cineasta contou que a inspiração do curta veio a partir de um relato de sua irmã, ao visitar o Centro de Abrigo Municipal de Palmas, no sul do Paraná (cidade de origem de Helena) e conhecer um menino que sonhava em ter um guarda-chuva, graças a uma memória afetiva.


O curta já participou de diversos festivais ao redor do mundo, e ganhou muitos dos prêmios ao qual concorreu. O filme estreou na América do Norte no prestigioso TRIBECA Film Festival, antes disso, foi exibido no Festival de Cinema Foyle da Irlanda do Norte. Essa notoriedade fez com que fosse considerado classificável para indicação ao Oscar 2021 na categoria de melhor curta-metragem de animação. 

O filme ficará disponível por tempo limitado no canal do YouTube da Stratostorm até quinta-feira dia 07/01/2021.

Se você está curioso para conferir essa animação, dá uma olhadinha no trailer divulgado pelo canal oficial da Stratostorm .





Biológo, amante da natureza, aprendiz sith. Fã de animação, séries e filmes...queria ser um dobrador de água, mas a vida lhe fez nascer na nação errada.


Disqus
Facebook
Google