Crítica: WandaVision

Para um casal incomum, nada mais justo do que uma crítica incomumm sobre a produção incomum à própria Marvel Studios.


Eles mal se casaram e já estão aqui. Mais um ordinário casal que veio em busca da vida mais banal. Ela tem um poder que é bonito de ver. E é uma máquina o maridão. Eles agradam, mas como se enquadram, como todo o amor que há no coração? Bem-vindos ao subúrbio. Bem-vindos à fase 4 do MCU. Bem-vindos à mais experimental obra que a Marvel Studios já fez até o momento, e, para tal, nada mais justo do que um formato incomum de crítica.

Bem-vindos à WandaVision

"Bem-vindo à Central de Relacionamento Marvel Studios.
Eu sou JARVIS. Com quem falo?"
- Olá JARVIS. Meu nome é Gian Luca e sou redator do GeekBlast, um blog brasileiro sobre filmes, séries e quadrinhos. Estou fazendo uma crítica sobre WandaVision e acredito que você poderia me ajudar a redigir este texto. Primeiro, WandaVision foi uma produção bem fora do comum para a Marvel Studios. Não só por ser uma minissérie lançada semanalmente no Diney Plus, mas por se distanciar da habitual ação e aventura que vemos nos cinemas. Acredito que algumas pessoas podem acabar rejeitando essa abordagem incomum. Você diria que quem é o público-alvo de WandaVision?

"Tentamos agradar todos os fãs, desde os mais casuais até os mais informados sobre o futuro do MCU. Nenhuma obra está livre de críticas. Algumas pessoas podem se decepcionar devido à falta da ação vista nos filmes, principalmente nos episódios iniciais, que são mais focados nas homenagens às diferentes eras da comédia norte-americana. Outros podem considerar os segmentos de comédia muito forçados ou desnecessários, embora eles são cruciais para o mistério que move a produção. Muitos podem gostar da série, mas a abordagem mais gradual escolhida para estabelecer a dinâmica dos personagens e os elementos narrativos dentro da história pode ser um teste de paciência e perseverança para algumas pessoas."

- Você acredita que as pessoas que irão assistir a série agora completa terão uma experiência diferente daquelas que acompanharam a produção semanalmente?

"É uma pergunta interessante, Gian. Acredito que quem for assistir a série agora poderá muito bem aproveitar a experiência completa, as surpresas, os plot twists sem o menor problema, mas também acredito que, mais do que uma série, WandaVision foi um evento. Toda sexta-feira em que um novo episódio era lançado, era como se parte da internet praticamente parava e se reunia para discutir, reagir, elogiar, criticar, teorizar o capítulo e o que aqueles eventos significavam para a trama em geral e o MCU por inteiro. Esse movimento da comunidade em torno da série era uma experiência que complementava o objetivo da série em entreter e aumentava seu valor."

- Eu tenho que concordar com você, JARVIS. Foi a experiência mais divertida que já tive esse ano com meus amigos assistindo WandaVision, principalmente os rumos que a trama assume quando AQUELE FAN-SERVICE OCORRE. Vocês foram bem espertinhos com esse evento. Muitas pessoas, eu incluso, especularam sobre o que isso significaria para a Fase 4, considerando o anúncio da presença de Wanda no novo filme do Doutro Estranho e a possibilidade de usar as propriedades que pertenciam antes à Fox. E, no final, nós quebramos a cara lindamente.

"[risos] Aproveitando a oportunidade, permita-me definir o que é WandaVision sem entrar em muitos spoiler. A série, acima de tudo, acima de ser o primeiro passo dentro da Fase 4, é sobre a Wanda e o Visão. É uma história deles como o casal incomum que eles formam, principalmente se considerar o destino do personagem do Paul Bettany no final da Fase 3. Alguns podem, na época, ter considerado uma perda 'menor' quando comparando-a com a partidas de outros personagens como Tony ou Natasha. Não é uma perda menor, é uma perda mais pessoal, principalmente para Wanda, uma personagem que, ao longo de sua vida, experimentou perda após perda. Quando você assiste WandaVision considerando essa visão mais micro, a produção realmente brilha." 

- Indo para os aspectos mais técnicos, tirando, obviamente, a atuação do elenco, que estava bem apurada, principalmente Olsen e Bettany, que, para minha surpresa, possuem um timing cômico singular, e o trabalho execpicional do time de cenário, figurino, maquiagem e efeitos práticos que fizeram um trabalho sem igual para que cada homenagem fosse a mais fiel possível, a parte sonora da série merece seu devido destaque, principalmente as aberturas compostas para representar cada década da televisão.

"As trilhas sonoras da série realmente são um espetáculo à parte. Isso tudo graças ao trabalho de Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez e Christophe Beck, que são compositores bem premiados, tanto é que eles são os responsáveis pelas canções e músicas-ambiente de Frozen e Frozen II. E, já que você citou os demais aspectos da produção, recomendo você ver Marvel Studios Assembled: The Making of WandaVision, um especial que já está disponível no Disney Plus que mostra os bastidores da série."

- Obrigado pela recomendação e pelo seu tempo, JARVIS. Acredito que esta entrevista tenha me dado conteúdo suficiente para reforçar minha visão sobre a série e, quem sabe, convencer alguns de nossos leitores à dar uma chance. Aproveitando a oportunidade, uma última pergunta. Agents of S.H.I.E.L.D. é ou não canônica dentro da cronologia do Universo Cinematográfico?

[silêncio seguido pelo sinal de ligação encerrada]

- Bem... eu tinha que tentar. 

Aproveitando a oportunidade, confiram abaixo um trailer de Assembled: The Making of WandaVision e anotem em suas agendas: Falcão e o Soldado Invernal, a nova série da Marvel Studios para o Disney Plus, estreia esta sexta-feira, 19 de março, às 5h (horário de Brasília).


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google