Berserk | Perfis prestam condolências a Kentarou Miura

A morte de Kentarou Miura pegou muitos de surpresa, e ao tomarem conhercimento do ocorrido, diversos perfis prestaram suas condolências.

As primeiras horas do dia de ontem trouxeram uma notícia que abalou fortemente o mundo dos animes e mangás, pois, foi revelado que Kentarou Miura, criador de Berserk, havia falecido na primeira semana do mês.

Como era de se esperar, o anuncio pegou todos de surpresa, entretanto, a comoção foi bem além do que apenas familiares, colegas de trabalho e fãs de Miura. Diversos autores e perfis da área prestaram condolências à família e compartilharam histórias com Kentarou:


Shun Saeki, ilustrador do mangá Food Wars, postou uma mensagem prestando condolências ao autor, seguida por uma ilustração dos personagens Guts e Casca.
三浦建太郎先生…感動や興奮や恐怖とかいろんな衝撃を与えてくれて本当にありがとうございました。 心よりご冥福をお祈りいたします。(@syunsaeki) 20 de maio de 2021

Murata, ilustrador do mangá de One Punch Man, comentou sobre a notícia, incrédulo e dizendo "você está brincando..."

嘘だろ。。。(@NEBU_KURO) 20 de maio de 2021

Ishibumi Ichiei, autor de High School DxD, postou uma breve mensagem, desejando que Kentarou descanse em paz.

ご冥福をお祈りいたします……。

ベルセルク……。辛い。(@ishibumi_ddd) 20 de maio de 2021

Atsushi Ohkubo, autor de Soul Eater e Fire Force, comentou sobre sua relação com a obra de Miura: "Amado por gerações, Berserk era a Bíblia do meu grupo de amigos, eu tinha acabado de devorar o mangá inteiro... parece que foi ontem quando eu e meus colegas corremos para ver o Miura-sensei em um evento em Shibuya. Você nos deixou muito cedo."

広い世代から愛され、僕の仲間達のバイブルだったベルセルク。ついこの前も全巻いっき読みしてたばかりだったのに。。。学生の時、三浦先生がイベントで渋谷に来るってんで、友達と急いで行ったのもつい最近のよう。はやすぎます先生!(@Atsushi_Ohkubo) 20 de maio de 2021

Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Eden Zero, assim como Atsushi, postou uma mensagem sobre sua relação com Berserk, dizendo: "Berserk foi que manteve minha juventude comigo. Mesmo na minha idade, eu sempre ficava excitado a cada novo volume que era lançado. Agora estou atordoado e com pesar. Que Miura-sensei possa descansar em paz."

ベルセルクは現在進行形の青春時代。この歳になっても単行本の発売日にワクワクしながら買いに行く。悲しくて放心状態。三浦先生のご冥福をお祈りします。(@hiro_mashima) 20 de maio de 2021

Makoto Yukimura, criador de Vinland Saga, escreveu: "Acabei de descobrir sobre a morte de Kentarou Miura. Ao mesmo tempo, meus fãs estão twittando sobre minha saúde. Muito obrigado. Eu cuidarei da minha saúde e certamente completarei Vinland Saga. Eu estava muito chocado. Eu não posso expressar em palavras. Era um trabalho enorme. Eu acho que desenhar era a vida dele."

I just learned about Kentaro Miura's death. At the same time, my fans are tweeting about my health. Thank you very much. I will take care of my health and will surely complete the Vinland Saga series. I'm very shocked. I can't put it into words. (@makotoyukimura) 20 de maio de 2021

Rei Hiroe, criador do mangá Black Lagoon, comentou que ficou chocado ao acordar e descobrir que o criador de Berserk havia falecido, e que provavelmente a obra ficaria inacabada, mas, que apesar disso, era um ótimo mangá de fantasia, e um dos únicos que ele continuou comprando. Por fim, ele desejou que o autor descansasse em paz.

寝て起きたら三浦建太郎先生がご逝去なされてた。ああ…ベルセルク未完になってしまった…骨太のファンタジーで偉大な漫画だった。昔から継続して買ってる数少ない漫画なので動揺する。お疲れ様でした、どうか安らかに。R.I.P (@hiroerei) 20 de maio de 2021

Hebi-Zou, criador de Heaven's Design Team, relembrou uma visita à Alemanha, onde ele perguntou aos alunos que estudavam japonês qual mangá eles gostavam, e a resposta mais comum dada pelos rapazes nas universidades era "Berserk! Berserk!", demonstrando o quanto a obra era amada ao redor do globo, e finalizou agradecendo a Kentarou.

ドイツに行った時に、日本語を学ぶ学生にどんな漫画が好き?と聞くと、若い男性から一番多く帰ってくる答えは、どこの大学でもこれでした。

「ベルセルク!!」

「ベルセルク!!」


世界で愛された作品、そして先生でした。ありがとうございました。(@nyorozo) 20 de maio de 2021

Yoshino Nanjou, cantora responsável pelo tema de encerramento da animação de 2017 e intérprete da personagem Sonia comentou: "Eu fiquei chocada ao ouvir a notícia. Eu fui escalada como Sonia e cantei o tema de encerramento junto, com Nagi Yanagi, de Berserk, um dos trabalhos de Kentarou Miura. Eu estava realmente feliz por ter sido incluída em um trabalho tão incrível. Muito obrigado. Eu rezo pela sua felicidade no próximo mundo.

訃報を知り驚きました。三浦健太郎先生の作品は、ベルセルクにてソーニャ役、そしてEDもやなぎなぎさんと共に担当させていただきました。素敵な作品に関わることが出来て本当に幸せでした。ありがとうございました。 ご冥福をお祈り申し上げます。(@nanjolno) 20 de maio de 2021

Ken Akamatsu, criador de Love Hina, Negima! e U.Q. Holder comentou sobre sua relação com Miura. Segundo Akamatsu, o colega era um grande fã de Yue Ayase (personagem de Negima), e sempre que a garota acabava em uma situação sexual, Miura ficava tão animado que ele enviava um fax para o criador de Negima. Akamatsu finalizou sua mensagem dizendo que ficava muito feliz por receber essas mensagens do companheiro, e que a perda dele era um grande choque.

三浦建太郎先生のご冥福をお祈りいたします。

https://twitter.com/YoungAnimalHaku/status/1395213014182162436

三浦先生は「ネギま」の綾瀬夕映がお好きで、夕映がエロピンチになると興奮のあまりFAXを送って下さったり、ネギまの瀬流彦(せるひこ)先生に許諾を頂いたり、大変嬉しく思っておりました。

大ショックです・・・ (@KenAkamatsu) 20 de maio de 2021

Chica Umino, criadora de Sangatsu no Lion, disse que "Nada parece real nas últimas duas semanas. Eu estive na minha mesa todo esse tempo e de repente, memórias começam a surgir. Sempre que estou desenhando, parece que nós dois estamos conversando."

この2週間ずっと現実感が無く

ずっと机に向かっていたのですが

色んな時間が

次々に思い出され

ずっとお絵描きしながら

一緒におしゃべりをしていたような気持ちです (@CHICAUMINO) 20 de maio de 2021

Além da autora da obra,  o perfil oficial no Twitter do anime de Sangatsu no Lion prestou condolências ao falecido, e trouxe duas ilustrações que ele havia feito para o anime.

三浦建太郎先生、アニメ「3月のライオン」エンドカードに、素敵なイラストを2枚もご寄稿いただきました。 (@3lion_anime) 20 de maio de 2021

 Apesar de todas as mensagens emocionantes dos autores de diversas obras, certamente a que mais se destaca é a de George Morikawa, autor de Hajime no Ippo, onde, através de uma série de tweets, o autor narra uma história vivida por ele e Miura, que na época era seu assistente.

"Esta foto é Takamura, desenhado por Kentarou Miura. Ficarei um pouco sentimental agora. Deixe-me contar para vocês uma história. Quando eu estava com problemas por falta de ajudantes durante minha primeira publicação semanal, ele vinha para me ajudar. Um estudante do departamento de artes de uma certa universidade veio após a aula, portando um caderno de desenhos.

Eu não sabia o quanto ele podia desenhar, então mostrei a ele alguns trabalhos meus e pedi para fazer o mais próximo possível que ele pudesse. O que ele me mostrou foi extraordinário, e certamente era além de sua idade. Após ele desenhar mais um pouco, eu fiquei realmente interessado nele, e nós parávamos de desenhar para falar sobre mangás.

Quando pedi para ele me mostrar alguns desenhos de seu caderno, o que vi parou meu coração e me deu arrepios. Haviam desenhos de fadas, uma certa marca de maldição e um espadachim carregando uma enorme espada, os rabiscos do que futuramente se tornariam Puck e Guts, todos desenhados em linhas grossas. Era demais. 'O que é tudo isso?', eu perguntei.

'São coisas que estão dentro da minha cabeça', ele respondeu. 'Eu quero melhorar, então imaginei que devia desenhá-los'. 'Por quanto tempo ele esteve cultivando isso dentro de sua cabeça?', eu pensei. Berserk já estava ali, naqueles desenhos. Os meses se passaram eu comecei a publicar de Hajime no Ippo, e pouco tempo depois, aquele Berserk começou. Miura compartilhou diversos momentos de dificuldade comigo, no entanto, eu estava convencido de que o mangá dele seria um sucesso.

Kentarou-kun colocou sua força e confiança nessa obra tão aguardada, afinal. O mundo logo ficaria tão surpreso quanto eu quando vi seus desenhos pela primeira vez. Ele tinha uma habilidade artística completamente refinada, e desenhava com a alma, e eu não tinha nada além de um profundo respeito por cada novo capítulo de Berserk.

Este é o fim da história. Eu ouvi que ele era o único que se importava comigo. Foi uma honra conhecê-lo. Me desculpe, Kentarou-kun, eu falei de você sem sua permissão. Algum dia eu lerei seus últimos capítulos."

写真は三浦建太郎君が寄稿してくれた鷹村です。 今かなり感傷的になっています。 思い出話をさせて下さい。 僕が初めての週刊連載でスタッフが一人もいなくて困っていたら手伝いにきてくれました。 彼が18で僕が19です。 某大学の芸術学部の学生で講義明けにスケッチブックを片手に来てくれました。(@WANPOWANWAN) 20 de maio de 2021


Como dito em várias mensagens, Berserk era popular em todo o globo, e não foram apenas os japoneses que deixaram mensagens sobre o ocorrido.

Adam Deats, diretor assistente da série animada de Castlevania comentou sobre a notícia dizendo: "Kentarou Miura faleceu. Eu não consigo expressar o quão importante Berserk foi para nós como uma fonte de inspiração para Castlevania. Um quarto da nossa equipe fez desenhos inspirados no mangá. Ele definiu o que fantasia sombria era para nós. Estou arrasado. RIP, Miura"

Kentaro Miura has passed away. I cannot express how important Berserk has been to us as a source of inspiration for Castlevania. A quarter of our team drew from it for inspiration. It defined what dark fantasy was for us. I’m crushed. RIP, Miura. (@AdamDeats) 20 de maio de 2021


Jogadores do MMORPG Final Fantasy 14, após tomar conhecimento da morte de Miura, utilizaram personagem da classe Cavaleiro Negro para se reunir nas ruas das capitais do jogo, portando suas espadas largas em cima de seus ombros, tal como Guts, protagonista de Berserk.


Uma publicação aclamada por muitos, com uma grande história, visual e ideias que influenciaram as mais diversas obras, desde mangás e animes até jogos ao longo dos anos. É sempre triste quando um autor parte antes de ter sua produção finalizada, mas seu legado perdurará para sempre. Obrigado por tudo o que você fez, Kentarou-sensei, e descanse em paz.


Fontes e créditos

Anime News Network

Você Sabia Anime

Kotaku


Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google