Mangás

Autor de Berserk falece aos 54 anos

Pegando todos de surpresa, a editora Hakusensha revela que Miura, criador de Berserk faleceu.

Berserk, assim como Hunter x Hunter, é conhecido por tomar longos hiatos (ainda que por motivos diferentes), e enquanto os fãs da obra aguardavam o próximo capítulo, um anúncio pegou todos de surpresa.

A editora Hakusensha anunciou nesta quinta que Kentarou Miura faleceu no dia 6 de maio, às 14:48 (horário local do Japão), por conta de uma dissecção aórtica (mesmo quadro que causou a morte de Tsuru Hiromi, intérprete japonesa de Bulma - Dragon Ball). Kentarou tinha 54 anos de idade. Sua família realizou um funeral particular.


Além da notícia sobre o falecimento de Kentarou, a editora também deixou uma mensagem de agradecimento ao autor pelo seu trabalho e destacando seu bom humor, e aos fãs, por apoiarem o trabalho dele.


Nascido em 11 de julho de1966 e nato da região de Chiba, Miura fez sua estreia como mangaká com a obra Futatabi... (Mais uma vez...), publicada na revista Weekly Shounen Magazine, em 1985. 

Após sua estreia, o autor publicou uma versão One Shot (volume único) de Berserk na revista Monthly Comicomi em 1988. No ano seguinte, ele começou a trabalhar na serialização da obra, desta vez na Monthy Animal House, mudando posteriormente para a Young Animal e seguindo até a presente data e tendo mais de 40 milhões de cópias em circulação.

Berserk narra as aventuras de Guts, um poderoso guerreiro com força sobre-humana que possui uma gigantesca espada, enquanto vagueia por uma terra medieval sombria repleta de demônios, nobres corruptos e decadentes e tantos outros horrores.

Como se o mundo não fosse ruim por si só, o guerreiro ainda é atormentado toda noite por demônios atraídos por uma maldição que fora marcada nele após um evento traumático. Em meio a toda a decadência, Guts tem apenas um objetivo: destruir um antigo amigo que se transformou em demônio e tirou tudo que o espadachim possuía.

A editora Hakusensha publicou o 40° volume  encadernado de Berserk em setembro de 2018, sendo este o ultimo lançado até o momento. 

No Brasil, a série foi lançada pela editora Panini em dois formatos: 

  • Originalmente em meio tanko (aproximadamente 100 páginas);
  • Posteriormente em tankobon (volume encadernado de um mangá), nomeada edição de luxo.
Ambos os formatos alcançaram a publicação original japonesa, aguardando o próximo volume.

Berserk meio tanko, volume 80
Berserk edição de luxo, volume 40
O mangá deu origem a uma animação em 1997, que popularizou a obra, além de uma trilogia de filmes animados entre 2012 e 2013. Em 2016, uma nova série animada foi lançada. No ano seguinte a série ganhou uma segunda parte.

Além de Berserk, outras obras de destaque de Miura incluem King of Wolves (1989), onde ele trabalhou junto com Buronson, criador de Hokuto no Ken; Japan (1990), outra obra em que os dois criadores se reuniram; e Duranki, obra produzida por Miura e seu estúdio Gaga no volume inaugural da revista Young Animal Zero, publicada em setembro de 2019.


Fontes e créditos:

Anime News Network

Hakusensha

Hakusensha Twitter


Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google