Livros

Nuvilíneas – e a arte de compartilhar relatos do isolamento

O livro Nuvilíneas de Lara de Paula é uma seleção de relatos que apresentam os anseios, angústias, alegrias e descobertas do seu período de quarentena

Esbarrei no vídeo de divulgação de ‘Nuvilíneas’, de Lara de Paula, em um grupo do Facebook. Fiquei encantada com a forma como a artista apresentou seu projeto literário, através da construção de uma narrativa lúdica, que apresentava de forma leve os sentimentos que vivenciamos nos primeiros meses de isolamento social. 

Especialmente, o primeiro, quando nos demos conta de que não era só uma gripezinha e que o período de reclusão seria maior que o previsto.

Sinopse

‘Nuvilíneas’, de Lara de Paula, reúne 52 relatos poéticos da busca por alívio, doses de beleza e arte no contexto do isolamento social. A obra foi escrita pela poeta nos 170 dias iniciais do Lockdown, em 2020, e nasce como respiro poético em tempos difíceis.


Assim como algumas pessoas, Lara de Paula encontrou na escrita uma forma de enfrentar os momentos de incerteza e exílio causados pelo isolamento social.

A experiência do confinamento imposta pela pandemia de COVID-19 foi única para cada indivíduo. Contudo, quando começou a compartilhar suas emoções no perfil do Instagram “Uma gota por dia”, Lara não imaginava que fosse impactar tantas vidas com os seus relatos sobre a quarentena. Nas palavras da poeta:

"Foi a forma que encontrei de restabelecer minha conexão com o mundo externo. Nuvilíneas nasce da observação de coisas cotidianas que me afetam individualmente, mas também conversa com as vivências de outras pessoas. Cada página toca a nossa humanidade e ao olhar poético que nos atravessa"


Às vezes, temos a sensação de que as coisas estão difíceis só para a gente. Entretanto, a quarentena colocou o mundo em estado de alerta. E o isolamento nos separou de quem amamos

Como manter a esperança em meio ao caos? Lara não tem a resposta, mas suas palavras foram o afago que alcançou algumas vidas naquele momento.

Ao todo fora 170 relatos postados diariamente no decorrer dos primeiros dias de isolamento social. Onde a escritora dividiu anseios, angústias, alegrias e descobertas. Enfim, sentimentos que aquela situação, até então inimaginável, provocou na sua rotina. Textos que falavam sobre autocuidado e esperança. Que tocaram, de alguma forma, a vida de outras pessoas. 

Assim, com o objetivo de atingir mais vidas Lara reuniu 52 desses relatos e transformou em livro. ‘Nuvilíneas’ está a venda na plataforma Evoé.


Conheça Lara de Paula

Mineira de Sete Lagoas, além de escritora e poeta, é arqueóloga. É mulher negra, doutoranda em Antropologia - área de concentração em Arqueologia pela UFMG, que busca caminhos de cura ancestral a partir da "Arqueopoesia", conceito criado por ela que nasce como um olhar feminista afrocentrado para o universo arqueológico científico, mas que se estendeu para a escrita poética. 

"A proposta é que a linguagem poética não seja utilizada apenas enquanto estética ou enquanto figura de apoio, mas realmente como a lente pela qual podemos falar sobre as coisas”, explica a autora.

 

Lara de Paula, faz parte e da antologia "Poetas Negras Brasileiras" e da coletânea "Carolinas – A nova geração de escritoras negras brasileiras", organizada por Julio Ludemir em parceria entre a Festa Literária das Periferias (Flup) e a Editora Bazar do Tempo. 

Na obra, o conto “Do trema à crase” é uma carta de Luzia, mulher mais antiga da América do Sul que viveu há 12 mil anos, à Maria Carolina de Jesus. O caminho de Lara de Paula foi traçado pela poesia marginal e independente, com o na produção de zines e declamação em saraus. Seus principais trabalhos nesta linguagem são Gira só lar(a) e Arqueopoesia. 

A multiartista, atualmente, trabalha junto com Felipe Canêdo e André Di Franco no filme sobre o incêndio do Museu de História Natural da UFMG.

Ficha Técnica

Título: Nuvilíneas

Autor: Lara de Paula

Editora: Alecrim Edições

Ano de Publicação: 2021

Gênero: Relatos

Páginas: 80


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google