Livros

Resenha: O ano em que disse SIM

O relato de como uma única palavra pode mudar sua vida inteira


Shonda Rhimes, conhecida principalmente pelas séries Greyʼs Anatomy, How to Get Away with Murder e Scandal, nunca foi uma pessoa de dizer sim. Ela recusava todos os convites que chegavam até ela, fosse para ir à uma festa, dar uma palestra ou fazer uma viagem de negócios – sentia-se importante por receber todos aqueles convites e até chegava a se gabar um pouco por recusá-los. Porém, tudo mudou quando sua irmã falou para ela as simples palavras: você nunca diz sim para nada. E, de repente, a mente de Shonda deu um clique. Ela nunca dizia sim para as coisas. Ela se sentia de certa forma importante, mas não era feliz. E se ela estivesse perdendo algo? E se ela simplesmente começasse a dizer sim?


Sinopse:

Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva de grandes sucessos televisivos. “Você nunca diz ʽsimʼ para nada.” Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e da introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e sobre como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas.

Durante um ano, essa foi a promessa de Shonda para si mesma: dizer sim para todos os convites que chegassem à sua mesa. Ir a uma festa? Sim. Dar uma palestra mesmo sendo horrível falando em público? Sim. Fazer uma viagem? Sim. Sim, sim, sim para todas as coisas, por mais diferentes e assustadoras que fossem. E, por incrível que pareça, ela percebeu essa única palavrinha com apenas três letras era tudo o que estava faltando para fazer sua vida ter sentido. Em O ano em que disse sim, acompanhamos a trajetória de Shonda desde o momento em que percebeu que estava infeliz até sua tomada de decisão e como isso mudou por completo a sua vida.

Com uma narrativa divertida e empolgante, o livro nos toma por completo desde o primeiro instante e faz com que sejamos arrastados para dentro da vida de Shonda, como se ela fosse nossa melhor amiga. Em alguns capítulos do meio para o fim, a biografia não parece apresentar nada de muito novo, mas não demora muito para que o ritmo volte a acelerar. Ao final, sentimos uma mistura de felicidade por ter acompanhado tudo isso e tristeza por não ter mais páginas para mergulhar, mas os aprendizados da obra entram em nossos corações. Afinal, enquanto aprende a viver, durante os altos e baixos, Shonda nos ensina a fazer o mesmo, e a vontade que dá é de ler o livro um milhão de vezes e aplicar cada coisinha que Shonda faz em nossas próprias vidas.

“A felicidade vem de ser quem você é de verdade em vez de quem acha que deveria ser.”

A versão nacional do livro foi publicada pela Best Seller e traduzida por Mariana Kohnert. Admito que me incomodei um pouco com alguns errinhos de tradução e preparação, mas nada que atrapalhe a leitura, apenas pontos de melhoria comuns – aliás, pessoas que não trabalham no meio editorial muitas vezes sequer percebem estranhezas nessas coisas. No mais, a tradução conseguiu captar muito bem o senso de humor de Shonda, um ponto fortíssimo, e por vezes me peguei gargalhando durante a leitura. Sobre a edição física, o papel é amarelado e de altíssima qualidade, a impressão está muito boa, a diagramação é ideal para a leitura e a capa nacional ficou impecável, mil vezes melhor do que a capa original.


Em suma, O ano em que disse sim é um livro recomendadíssimo para todas as pessoas, sem exceção. Por mais que você não conheça o trabalho da Shonda Rhimes ou não goste de livros de não-ficção, esse aqui vale a pena – é até mesmo uma boa introdução para quem quer ler mais livros do gênero. A narrativa rápida e precisa de Shonda se assemelha muito com a escrita de roteiros, principalmente por ser composta de frases curtas, e a leitura é muito fluida. Um livro que vai te fazer rir, se emocionar e ficar louco para dizer sim para tudo. Afinal, nós nunca sabemos para quais caminhos a vida pode nos levar ao menos que nós demos uma chance para ela, pois, tudo depende de qual palavrinha de três letras nós iremos escolher.

Ficha Técnica


Título: O ano em que disse sim
Título original: Year of Yes
Autor: Shonda Rhimes
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Best Seller
Edição: 1ª ed., 2016

Estudante de Letras – Português-Inglês na UFMG, mas mora em São Paulo. Amante de arte independente, mas vê tudo o que é mainstream. Assiste a filmes, séries e animes, mas também lê livros e ouve música o dia todo. Diz que quer ser escritora, mas nunca escreveu uma palavra na vida... Quer dizer, só algumas.


Disqus
Facebook
Google