Cinema Séries & TV

Quem eram as bruxas e por que devemos celebrar o seu legado??

Mulheres demonizadas por sua inteligência, independência e influência, as bruxas eram as médicas, as parteiras e as benzedeiras dos mais vulneráveis

Cena do filme Abracadabra e fogueira que dizimou tantas vidas













Temidas por sua influência as bruxas são mulheres que foram invalidadas pelo patriarcado. O mesmo patriarcado que dita padrões de beleza inatingíveis, que oprimiu e, ainda oprime, mulheres. Com sua visão estereotipada que durante milênios impediu as mulheres de ascenderem socialmente, sendo as bruxas as que não aceitaram esse papel de subordinação estabelecido.

Mulheres demonizadas por sua inteligência, independência, influência e não renunciar ao prazer. As bruxas abriram caminho para a longa jornada que culminou com o surgimento do feminismo no início do século XX.

Em seu livro Imagens da Mulher no Ocidente Moderno a doutora em Sociologia, mestre em Comunicação Social e Jornalista, Isabelle Anchieta traça um panorama do processo de humanização e individualização da mulher desde a Idade Média até a Modernidade.

Sendo que o primeiro volume é dedicado as bruxas, figuras controversas que foram temidas durante séculos, mas que através de sua obra Isabelle apresenta a contribuição dessas mulheres para o empoderamento feminino.

As bruxas eram as médicas, as parteiras e as benzedeiras dos mais vulneráveis. Mulheres que atuavam na zona rural dotadas de grande prestígio em suas comunidades, pois, tinham um poder “sobrenatural”. Que ao alcançar legitimidade recebiam a denominação de bruxa.

Cena do Filme Da Magia à Sedução feitiço como ferramenta de empoderamento

Incomodados com o poder que essas mulheres passaram a ter, os representantes da igreja começaram a catalogar o tipo de sobrenatural aceito: somente aquele mediado pelos homens, era aceito. Passando a considerar a magia praticada por essas mulheres como resultado de algum pacto com o diabo. Entretanto, apesar da construção estereotipada, que diabolizava suas práticas, muitas mulheres se estabeleceram como bruxas, alcançando o reconhecimento em suas comunidades.

Assim, muitas mulheres se apropriavam dessa ideia, ainda que perigosa e com consequências reais, dado que ocorreu um genocídio (colocar na fogueira), para mostrar sua força.

Portanto, as representações não são brincadeiras, não podemos passar um pano no passado, nem entender as imagens como superficiais. Pois, elas determinavam posições sociais e validavam perseguições. Embora, as mulheres se aproveitassem de brechas para usar essas imagens ao seu favor.

Cena da Série Good Witch versão moderna da bruxa boa

A vassoura como signo

Por estar relacionada aos afazeres domésticos, a vassoura é uma representação desse pacto social. Onde a mulher é responsável pela organização do lar. No caso das bruxas a vassoura se torna o veículo para o Sabbath, orgias e celebrações malignas. Ocorre que, as bruxas eram mulheres que não atendiam os padrões da época. Por isso foram, responsabilizadas por uma série de desordens sociais.

Tempestades, mortes de animais, entre outros fenômenos que não podiam ser explicados eram creditados a elas. Além de distúrbios públicos e psicológicos como a melancolia, hoje conhecida como depressão, que já sabemos não sofre interferência das artes das trevas.

Cena do Filme As Bruxas de Eastwick

Bruxaria e sexualidade

Durante séculos as mulheres tiveram que enfrentar todo tipo de estratégia de controle de sua sexualidade, que ainda interferem na percepção de sua sexualidade até hoje, mas estamos avançando nesse sentindo. Dito isso viúvas (mulheres que voltaram a ter uma vida sexualmente ativa), jovens sexualmente ativas, que não atendiam os padrões de casamento da época, e as médicas dos pobres recebiam o rótulo de bruxas. Pois, como se tratava de uma disputa pelo poder, essas mulheres incomodavam.

Elas incomodavam não porque eram fracas e subservientes, pelo contrário, eram mulheres que despertavam sentimentos de temor nos homens, em função da influência em suas comunidades. Logo, a bruxa assusta porque é a representação desses sentimentos: atração e medo.

Filme Convenção das Bruxas remake de 2020

Bruxa um clichê que ainda assombra

Precisamos lembrar que o estereotipo não é uma imagem de concepção simples, dado que para chegar até ele é necessário um processo grande de construção e circulação social. De estruturação de lugares e posições. Geralmente, são baseados em personagens que perturbavam. Afinal a mulher incomoda e sempre inquietaram. Por isso, foram desenvolvidos mecanismos para evitar sua influência.

Além do mais, o estereótipo surge no momento que não é possível racionalizar o que sua existência provoca, o sentimento que causa. Ou para explicar o que está acontecendo quando não damos conta dos sentimentos que afloram. Então, na tentativa de controlar os próprios impulsos, neutralizamos aquilo que nos descontrola.

Enfim, as bruxas foram figuras importantes, mulheres que tentaram mudar a sua comunidade facilitando a vida dos mais vulneráveis, através da cura pelas ervas. Porém, temidas e incompreendidas. Um grande exemplo de como somos capazes de eliminar simplesmente porque é mais fácil que tentar compreender. Bem como, do enorme poder que a ignorância e intolerância têm de destruir vidas.


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google