Livros

Resenha: Arlindo

A história em quadrinhos que virou sucesso na internet agora na sua estante


Arlindo, da Ilustralu, foi publicado pela editora Seguinte em junho de 2021, e, desde então, só ouço falar bem. Infelizmente, a versão física, que deve ser maravilhosa, ainda estava com um preço salgado demais para o meu bolso, então aproveitei uma promoção de e-books e comprei o livro na versão digital mesmo. 

Imediatamente, um pouco com o pé atrás por causa do hype, comecei a ler, e posso dizer que fui positivamente surpreendida. Em poucas páginas, Arlindo ganhou toda a minha atenção.

Sinopse:

Uma história sobre descobrir que a gente não tá só.
Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.
Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo — o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

Arlindo, um adolescente do Rio Grande do Norte, leva uma vida comum. Vai para a escola, é cercado de amigos, ajuda sua mãe e canta Sandy & Junior no tempo livre. A única coisa que o incomoda – e o impede de viver uma vida assim tão normal – é o fato de as pessoas de sua cidade o rejeitarem por ser gay. Se não bastasse isso, seu próprio pai o maltrata o tempo todo na tentativa de fazer com que ele “se endireite”, e ele sofre bullying na escola por Téo e Hugo.

Apesar dos boatos, Arlindo nunca beijou ninguém. Mas quando o irmão de Téo, Pedro, entra em cena, seu coração passa a bater mais rápido. O garoto começa a andar com o grupo de amigos de Arlindo e não demora muito para que eles fiquem próximos. Será que vai ser só uma amizade ou pode ter algo a mais? E, se tiver, como lidar com isso?


Por ter traços fofos e cores brilhantes – amarelo e rosa marca-texto, azul marinho, preto e cinza –, não pensei que Arlindo fosse ser tão impactante. Ilustralu, além de uma ótima ilustradora, se mostrou também uma exímia contadora de histórias.

O quadrinho é tão divertido quanto é profundo e traz de volta, com muitas referências a filmes, séries, novelas e músicas, a realidade do Brasil de 2007 de uma forma que eu não pensei que veria. Embora a história fale muito sobre homofobia e eu, particularmente, esteja um pouco cansada desse tipo de narrativa, em momento algum achei mais do mesmo. Todos os detalhes que a autora decide abordar fazem com que Arlindo seja único.

Em suma, Ilustralu nos presenteou com um quadrinho lindo, recheado com mensagens de esperança, amor e fé, e vai encantar os corações de todos que, alguma vez, já se sentiram meio perdidos no mundo e acharam que nunca iria melhorar.

“As coisas melhoram, Lindo. Não sei dizer quanto tempo demora, mas melhoram”.

Ficha Técnica


Título: Arlindo
Autor: Ilustralu
Editora: Seguinte
Edição: 1ª ed., 2021

Estudante de Letras – Português-Inglês na UFMG, mas mora em São Paulo. Amante de arte independente, mas vê tudo o que é mainstream. Assiste a filmes, séries e animes, mas também lê livros e ouve música o dia todo. Diz que quer ser escritora, mas nunca escreveu uma palavra na vida... Quer dizer, só algumas.


Disqus
Facebook
Google