Livros

Resenha: Uma noite inesquecível

Dois garotos, bilhetes mágicos e uma noite que nenhum de nós vai esquecer


No primeiro semestre de 2021, a autora nacional independente Adrielli Almeida lançou a novela Uma noite inesquecível. Alguns meses se passaram e essa história ainda não saiu da minha cabeça. Por isso – e por ter lido pelo menos três vezes –, acho que uma resenha dela se faz mais do que necessária.

Sinopse:

Às vezes, uma noite é tudo o que as pessoas precisam para definir o resto de suas vidas.
Camilo e Darin nunca deveriam ter se encontrado. Suas vidas caminhavam em direções completamente opostas. Pelo menos até o momento em que Camilo invade a festa de formatura de Darin, que, recém chutado pela (ex) namorada, está vivendo uma espécie de inferno pessoal.
Reunidos por estranhas coincidências (destino? Sorte? Ou o capricho de um jovem deus com um arco nas costas?), Camilo e Darin vão cruzar não apenas um com o outro, mas com um envelope vermelho que contém três bilhetes (supostamente) mágicos. Cada bilhete realiza um pedido — só que as regras no verso são tantas que os dois precisam escolher bem o que cada um vai desejar.
O único problema é que eles se esqueceram de ler as letrinhas miúdas…
Uma noite inesquecível é uma história divertida e sensível sobre garotos descobrindo quem são e quais os segredos de seus corações jovens, tudo isso enquanto vivem a noite de suas vidas (ou quase isso).

“Em uma noite de primavera, um deus quebrou uma regra. (Ou criou uma nova. Tudo depende de quem está contando esta história.)” Assim começa a história de Darin e Camilo, dois garotos completamente diferentes que, em uma noite, se encontram por acaso e compartilham momentos inesquecíveis.

À primeira vista, Darin Moon parece ter tudo. Estuda em um colégio caríssimo, namora a garota mais popular do colégio, é lindo e inteligente, o tipo de pessoa a quem nunca faltou nada na vida. E, ainda assim, Darin não tem amigos. E nunca se apaixonou. Por isso, quando Isadora termina com ele na noite de formatura, Darin não tem seu coração partido em um milhão de pedacinhos, mas ainda assim ele fica decepcionado. Afinal, quem quer levar um chute na bunda após passar o ano inteiro com alguém?

Já Camilo Dantas, bom, não é como se ele não parecesse ter nada, mas a vida de Darin era algo completamente fora de sua realidade. Quando a mãe de Camilo o deixa sob os cuidados de Cadu, seu primo ligeiramente mais velho, o garoto se vê obrigado a entrar de penetra na festa de formatura da ex-namorada de Cadu, e é lá que o destino de Camilo e Darin se cruzam.

Juntos, os garotos encontram um envelope no chão e, por um breve momento, juram que viram seus nomes escritos. Dentro dele, encontram três bilhetes mágicos, cada um capaz de realizar um desejo, com infinitas regras escritas no verso, tantas que chega a ser impossível ler todas. Cético, Darin acredita que seja um tipo de pegadinha, mas Camilo, esperançoso, acredita que é real. Convencido, Darin aceita passar a noite com Camilo em busca de fazer os pedidos, sair um pouco de seu próprio mundo e se divertir – e, entre uma roda-gigante, um karaokê, um colchão d’água e uma lagosta, quem sabe encontrar um pouco de amor.


Ao misturar realidade e fantasia, Adrielli nos presenteia com uma história de amor capaz de acelerar corações e arrancar suspiros mesmo depois de diversas leituras. Por mais que a história se passe em uma noite, as personagens aqui não têm um instalove propriamente dito. Eles têm uma química desde o começo, sim, mas vão se conhecendo com o passar das horas, suas diferenças e suas semelhanças, e é muito interessante observar o desenvolvimento deles e do cordão que os atrai um para o outro. A autora também brinca com a questão de destino e com os clichês, e achei que tudo isso foi muito bem trabalhado, o que me deixou ainda mais apaixonada pela narrativa.

Com apenas 70 páginas, Uma noite inesquecível te prende e faz com que você leia tudo em uma sentada só, ansiando para saber o que acontece no final. E o final, de verdade, é um dos meus preferidos de tudo o que já li, isso porque eu faço o tipo fã de finais abertos – La La Land e Eu estava justamente pensando em você não são alguns dos meus preferidos à toa –, e se você é como eu, vai se surpreender com o epílogo. Esse é o final que Darin e Camilo mereciam, e, por ele ser como é, eu poderia reler a novela mais mil e uma vezes sem me cansar. Sendo assim, a história é mais do que recomendada para todos que buscam aquecer seus corações com algo que é, ao mesmo tempo, curto, leve e arrebatador.

Conheci a escrita da Adrielli no ano passado com o conto Eu, meu melhor amigo e o cadáver que acabamos de enterrar, e posso dizer que foi amor à primeira lida. A escrita da autora naquela época já era boa; hoje, está ainda melhor. Sei que ela tem mais algumas coisas publicadas, como o conto Uma Raposa Que Caça Um Urso e algumas participações em coletâneas, e pretendo ler tudo isso também. 

Se Uma noite inesquecível conquistou um lugar tão grande em meu coração, mal posso esperar para ver o que as outras obras da autora vão fazer comigo, principalmente os livros.

O último lançamento dela foi Dois aviões de papel, da série Meu Brasil é assim, um projeto de financiamento coletivo da editora Duplo Sentido. Espero que Adrielli comece a publicar cada vez mais com editoras – porque ser escritor independente é muito difícil, principalmente aqui – para que outras de suas histórias cheguem mais rápido para nós.

Ficha Técnica


Título: Uma noite inesquecível
Autor: Adrielli Almeida
Editora: Publicação independente
Edição: 1ª ed., 2021

Estudante de Letras – Português-Inglês na UFMG, mas mora em São Paulo. Amante de arte independente, mas vê tudo o que é mainstream. Assiste a filmes, séries e animes, mas também lê livros e ouve música o dia todo. Diz que quer ser escritora, mas nunca escreveu uma palavra na vida... Quer dizer, só algumas.


Disqus
Facebook
Google