Crítica: O segredo de Jekyll & Hyde, uma adaptação de clássico

O filme é uma excelente adaptação sobre esse clássico da literatura mundial.



A A2 filmes trouxe o filme O segredo de Jekyll & Hyde para o Brasil. Uma adaptação cinematográfica do clássico da literatura inglesa e mundial.

Sinopse

Quando o seu amigo próximo, Dr. Henry Jekyll, é acusado de um homicídio horrível, o advogado Gabriel Utterson lança a sua própria investigação, apenas para descobrir um segredo mais chocante do que ele poderia ter imaginado.

A história

O advogado Gabriel Utterson trabalha até tarde com muita frequência, para desgosto de sua esposa Sarah, em um caso que não pretende cobrar. Quando ainda está no escritório é interrompido por um visitante: seu velho amigo, o Dr. Henry Jekyll. Henry quer que seu testamento seja assinado e posto em vigor imediatamente, um testamento que deixa tudo para um Sr. Hyde.

Quando a polícia chega na manhã seguinte, ele fica chocado ao descobrir que Jekyll é procurado por um assassinato particularmente brutal, que também se encaixa no padrão de vários outros. Utterson se recusa a acreditar que o bondoso e caridoso amigo seja capaz de tamanha crueldade.

Depois que seu amigo comete suicídio em vez de ser preso, Gabriel inicia sua própria investigação, começando com uma carta endereçada a ele.

A inspiração 

Embora seja mais conhecido como uma história de terror, o livro na verdade é mais reflexivo. O autor  propõe pensar que todos temos um lado bom e um lado ruim. 

Ainda que tenha uma parte de ficção científica, propondo que o nobre doutor inventou um elixir que muda sua fisionomia e personalidade, o livro é  um tanto quanto poético. 

A adaptação 

Tendo essa leitura como base, o filme se inicia como uma obra bem fiel à sua base. No entanto, mudanças foram feitas.

O bom advogado, o sr. Utterson não tem uma esposa no livro, mas no filme, Sara é uma personagem forte e que tem o olhar do leitor, guiando a história, mas com a possibilidade de interferir na trama.

Por ser muito fiel, ao menos inicialmente, o filme acaba sendo curto, pois a história original assim o é. Porém não deixa de trazer reflexões sobre a sociedade da época que podem se aplicar hoje. O que desperta nosso lado bom e nossas trevas?


O filme está disponível para ver no Now, Vivo Play, AppleTV, Google Play e Microsoft Movies & TV.

Ficha técnica:

Título:O segredo de Jekyll e Hyde
Título original: Jekyll & Hyde
País: Reino Unido
Ano de produção: 2021
Gênero: Suspense, Terror, Policial
Duração: 85 min 
Direção: Steve Lawson
Roteiro: Steve Lawson
Elenco: Michael McKell, Tom Hendryk, Helen Crevel, Mark Topping, Francesca Louise White, Vicki Glover

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google