Universo Geek

BGS 2022: Entrevista com Takashi Iizuka, diretor criativo da franquia Sonic

Takashi Iizuka se emociona com carinho do público em sua primeira visita ao Brasil

Takashi Iizuka e Oscar Stefanno em exclusiva para o Estúdio Homies

Designer, produtor e diretor da franquia Sonic, Takashi Iizuka esteve presente na edição de 2022 da Brasil Game Show, nos dias 11 e 12 de outubro. Em sua primeira visita ao Brasil, o diretor participou de dois painéis no espaço da TikTokBrasil, sessão de autógrafos e fotos com fãs no Meet & Greet, e durante a apresentação da Sonic Symphony, palco em que recebeu a premiação Lifetime Achievement Award por sua contribuição no mundo dos games e sucesso de Sonic.

Iizuka e a premiação Lifetime Archievement Award
"Muito feliz no palco com todos os fãs. São trinta anos que entrei na SEGA e feliz de receber este reconhecimento. Muito obrigado por apoiar meu trabalho. Não tem como fazer um jogo sozinho, sou grato à SEGA que sempre me deu suporte."

Para Takashi Iizuka, é uma felicidade muito grande depois de tantos anos ver pessoas que gostam de Sonic. E é esse amor que o motiva a continuar produzindo a franquia. 
BGS Talks no espaço da TikTok Brasil
Quando mais jovem, Iizuka não tinha a intenção de entrar no mundo dos jogos. Queria fazer mangás, criar personagens e histórias. Ele conta que nesse período os jogos eram vistos como "coisa de criança", mesmo assim decidiu aceitar a oportunidade na SEGA. Ainda que seus pais fossem contra, com receio de não gerar renda, hoje ele conta com orgulho como a indústria evoluiu.
"Hoje em dia a indústria de jogos está equiparada a de filmes e outras grandes do entretenimento. E ter continuado nos games me deixou muito feliz. Eu que durante a pandemia sei que os jogos foram um grande apoio emocional e atualmente têm a importância de gerar mais conexões entre as pessoas, inclusive na internet, o que mais se vê são os jogos online. Sonic não tem muito "online", mas eu espero que daqui pra frente invistam no modo online."
Propaganda do filme Sonic 2 no Telecine exibida no palco principal

Takashi Iizuka entrou na indústria dos jogos em 1992 quando Sonic surgiu. O então game designer foi convidado por um produtor para produzir o Sonic 3, nos Estados Unidos.

Meu Sonic 3 autografado no Meet & Greet :D

Para o diretor da SEGA a questão online é o foco. 

"Mudou muita coisa desde época em que comecei na área de game designer. Antes tinha fitinha pra soprar, 8bits, 16bits, hoje vc pode baixar digitalmente. Acho que a questão online vai ficar mais forte."

E seu conselho para quem quer ingressar na carreira de game designer. 

"Não se prendem só aos jogos. Vivam, saiam, leiam, assistam filmes, tenham diversas experiências pra criar um bom jogo."

Assista a entrevista exclusiva concedida para a GeekBlast e Estúdio Homies:


Sonic Symphony e a estreia mundial

Com Shota Nakama e Takashi Iizuka, a Sonic Symphony estreou sua turnê mundial na última quarta-feira(12) durante a BGS22.


Com a sinfônica composta por músicos da Orquestra Solaris, e regida pelo maestro Vitor Zafer, o repertório seguiu a mesma divisão da apresentação transmitida online em comemoração aos 30 anos do ouriço, em 2021. Dois atos entre a orquestra sinfônica e a Video Game Orchestra de Shota Nakama. Dos clássicos 2D, a transição do 3D, até os jogos da nova geração.

Apoteose da Sonic Symphony no palco principal da BGS
Porém, uma surpresa de Iizuka fez os fãs irem ao delírio! A première ao vivo da trilha sonora do jogo Sonic Frontiers, que será lançado no próximo mês.
O diretor, visivelmente emocionado, subiu ao palco mais uma vez em agradecimento.
"Eu estava lá atrás assistindo. Foi muito emocionante, estou muito emocionado! Eu pretendo continuar produzindo pra vocês curtirem, conto com o apoio de vocês!"


* Confira mais momentos do Takashi Iizuka, Sonic Symphony e a cobertura completa da Brasil Game Show 2022!



Roteirista, diretora e produtora Audiovisual/Cultural no Estúdio Homies. Artista Multimídia. Designer Gráfico/Game Designer. Revisora. Redatora. Conselheira de Cultura. Streamer nas horas vagas e sonhadora em tempo integral. Fada do Gonzaga e Elfa da Pompéia nos RPGs da vida.


Disqus
Facebook
Google