Cinema

Crítica - Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo - e as narrativas que escrevemos ao longo da vida

Do jeito que elas querem: o próximo capítulo comédia com Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen é uma celebração aos inícios

O filme Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo, protagonizado por Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen, que estreia dia 11 de maio nos cinemas de todo o Brasil, apresenta uma celebração a novos começos e a capacidade humana de se reinventar, independente das crenças limitantes que carregamos.

Sinopse

A tão esperada sequência segue nossas quatro melhores amigas enquanto elas levam seu clube do livro para a Itália para a divertida viagem de garotas que nunca tiveram. Quando as coisas saem dos trilhos e os segredos são revelados, suas férias relaxantes se transformam em uma aventura entre países única na vida.

 

Não vivemos como nossos pais

Quando nascemos, geralmente, nossos pais criam grandes expectativas sobre o nosso futuro, em alguns casos, absurdas. Além disso, temos toda uma cultura baseada no crescer, se multiplicar, enriquecer e morrer. Claro que não necessariamente nessa ordem, mas a ideia é essa: sobretudo o enriquecer. A propósito, enquanto tentamos descobrir quem somos, temos uma sociedade inteira dizendo como deveríamos viver nossas vidas.

Dinâmica bastante explorada por Hollywood, especialmente, nas comédias românticas, onde as narrativas terminaram no  “e viveram felizes para sempre”, como se não tivesse mais nada a ser realizado após encontrar sua alma gêmea e procriar. Ocorre que, estamos vivendo mais, e o “felizes para sempre” durando mais do que o programado. Portanto, o que fazer com o resto de nossas vidas, quando todas as metas já foram alcançadas?

Nos últimos anos, uma expressão tornou-se muito popular nas redes sociais, principalmente em conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional: “a transição de carreira”. Termo que eu acho um tanto confuso, já que a ideia de fazer a mesma coisa até o final da vida não combina com minha geração. Pode ter feito sentido na época dos meus pais, mas as gerações que vieram depois estão lutando para sobreviver com o que aparece. Portanto, sabemos que não vamos aposentar na mesma empresa após 30 anos, ou melhor, nem se vamos aposentar.

Eu sei que a introdução ficou grande, porém, é necessária para contextualizar a narrativa apresentada em Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo, um título horrível, pois, não resume a real intenção do longa, que é mais sobre mergulhar nas mudanças, que sobre sexo na terceira idade.

Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo é a segunda aventura das amigas Diane, Diane Keaton, Vivian, Jane Fonda, Carol, Mary Steenburgen, e Sharon, Candice Bergen, que decidem realizar a despedida de solteira de Vivian na Itália, afinal, essa viagem havia sido planejada há décadas, no entanto, por circunstâncias da vida, bem como, por todo o impacto da pandemia na nossa vida e expectativas para o futuro, somente agora conseguiu se concluir.


Sobre entender que mudanças acontecem e podem ser maravilhosas

Vivian, Carol, Sharon e Diane são mulheres na faixa dos 70 anos, de uma geração onde a mulher casa e fica com o marido até que a morte os separe. Elas fazem parte de uma geração de mulheres criadas para serem esposas.

Entretanto, Vivian, Jane Fonda, decidiu que nunca se casaria, sendo que sempre foi uma mulher livre, por isso, a ideia de casar a deixa desesperada. Dado que seria o fim de sua liberdade, poder ir e vir sem ter que dar satisfação para ninguém. Como abrir mão de tudo isso?

Quantos sonhos não foram deixados de lado por circunstâncias da vida: uma gravidez no momento errado, a perda de um ente querido, ter que escolher entre carreira e família, entre outros desafios que fazem parte da nossa existência. Afinal de contas, a vida é feita de altos e baixos. Ou seja, não podemos evitar os dias ruins, o que podemos fazer é jamais desistir de tentar.

Do jeito que elas querem: o próximo capítulo é sobre não deixar o etarismo nos impedir de começar coisas novas, nos lembrando que essa coisa de idade não faz mais sentido no atual contexto histórico-social. O que existe é o que funciona para cada pessoa. Além de ser um filme que celebra a amizade e os novos começos, independente da idade e das concepções ultrapassadas.

O filme Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo apresenta uma narrativa leve, engraçada e simples, sem grandes revelações e plot twists. Espero que Hollywood esteja mesmo pensando em investir nesse público, mulheres 50+. Afinal, estamos caminhando para a maior população idosa da história da humanidade, um público que tem dinheiro e merece produções que celebrem a vida, não narrativas sobre solidão na terceira idade. Pois, nós queremos viver, o viver bem. 


Ficha técnica

Título: Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo

Título original: Book Club: The Next Chapter

País: EUA

Data de estreia: 11 de maio de 2023

Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

Duração: 105 minutos

Distribuidora: Universal Pictures

Direção: Bill Holderman

Elenco: Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Giancarlo Giannini, Andy Garcia e Don Johnson.



Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google