Cinema

Crítica - Velozes e Furiosos 10 – a primeira parte do capítulo final, possibilita a criação de outras narrativas

Velozes & Furiosos 10, primeira parte do encerramento da franquia, e Vin Diesel como Dom Toretto, estreia dia 18 de maio nos cinemas de todo o Brasil


Estreia dia 18 de maio a primeira parte, sim, teremos mais filmes, da história que encerra a saga de Dom Toretto, Vin Diesel, e sua família, Velozes & Furiosos 10. Narrativa repleta de participações especiais, carros brilhantes e explosões. Um filme que apresenta todos os ingredientes que fizeram da franquia um sucesso mundial.

Sinopse

Velozes & Furiosos 10, é o décimo filme da franquia Velozes & Furiosos, lança os capítulos finais de uma grande saga, uma das mais famosas e populares do cinema, agora com sua terceira década e ainda mais forte. Com o mesmo elenco e personagens principais de quando começou.

Ao longo de muitas missões e lutando contra todos os obstáculos impossíveis, Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos, mais furiosos e mais rápidos do que todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles enfrentam o seu oponente mais letal: uma ameaça terrível das sombras do passado, alimentada por sede de vingança e determinada a destruir esta família e a destruir tudo - e todos - que Dom mais ama.

Em Velozes & Furiosos 5, em 2011, Dom e sua equipe eliminaram o nefasto traficante brasileiro Hernan Reyes e decapitaram seu império em uma ponte no Rio de Janeiro. O que eles não sabiam era que o filho de Reyes, Dante, Jason Momoa, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos planejando um plano para fazer Dom pagar o preço final.

A trama de Dante levará a família de Dom de Los Angeles às catacumbas de Roma, do Brasil a Londres e de Portugal à Antártica. Novos aliados se unirão e velhos inimigos ressurgirão. Mas tudo muda quando Dom descobre que seu próprio filho de 8 anos, Leo Abelo Perry, Black-ish, é alvo final da vingança de Dante.

Vingança, um dos recursos mais utilizados pelo cinema

Dante, Jason Momoa, esperou, mas, teve a vingança que sonhou. Entretanto, é um vilão muito caricato, cheio de caras e bocas exageradas. Além disso, durante o filme inteiro não falou uma palavra em português. O cara nem se esforçou para similar uma brasilidade mínima. Apesar de ter uma mente criminosa digna de vilões dos quadrinhos, não tem o carisma necessário para ser inesquecível como o Coringa.

E por falar em quadrinhos que viraram filmes, Velozes & furiosos 10 é uma reunião de personagens de histórias anteriores, cuja simples aparição pode gerar derivados. Não ficaria espantada se nos próximos meses fossem anunciados alguns spin-offs, já que muitos personagens tiveram sua narrativa atravessada pelo duelo Dante X Dom. Sem contar as diversas narrativas criadas a partir do grande finale, contei 4. Sendo que segundo entrevista recente o estúdio quer expandir o final para 3 partes, falou Van Diesel, quando o planejado original eram 2.


A narrativa se concentra em Dom, porém, sua família, como ele chama, não tem nem um vislumbre de encerramento. São pessoas que passaram a maior parte da vida focando no trabalho e não criaram o porquê voltar para casa, ou um porquê coloco minha vida em risco todos os dias. Enquanto Dom faz o que for preciso para proteger a família que construiu, porque ele sim, tem o porquê voltar todas as noites, e faz escolhas baseadas na preservação de seu bem maior, a família.

Enfim, Velozes & Furiosos 10 foi criado para agradar os fãs da franquia, com algumas surpresas nos minutos finais e muitas histórias para serem contadas.


Ficha técnica

Título: Velozes & Furiosos 10

Título original: Fast X

País: EUA

Data de estreia: 18 de maio

Gênero: Ação

Classificação: 14 anos

Duração: 141 minutos

Distribuidora: Universal Pictures Brasil

Direção: Louis Letterrier

Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Jason Momoa, Nathalie Emmanuel, Jordana Brewster, John Cena, Jason Statham, Sung Kang, Alan Ritchson, Daniela Melchior, Scott Eastwood, com Helen Mirren, Charlize Theron, Brie Larson e Rita Moreno


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google