Cinema

Crítica: Gran Turismo: De Jogador a Corredor e a Ideia de Sonhos Possíveis

Adaptação da famosa franquia de corrida da Playstation chega aos cinemas


Na última quinta-feira 18 (dezoito) de agosto, fomos convidados pela Nissan para conferir o novo longa da Sony, Gran Turismo, filme que estreia neste dia 24 (vinte e quatro) nos cinemas brasileiros.


Na história, Jann Mardenborough (Archie Madekwe) é um adolescente que ama jogos de PlayStation, em especial o game de corrida Gran Turismo. Suas surpreendentes habilidades no mundo virtual o levam a uma série de competições da Nissan com o objetivo de se tornar um verdadeiro piloto de corrida profissional. Agora ele enfrentará o impossível, encontrando motivação em um grupo que acredita no seu potencial.

Ao ler a sinopse, já dá para imaginar uma produção bem sessão da tarde onde tudo é possível e, a parte mais incrível disto, é que o filme é inspirado em uma história real. Partindo disto, o longa traz uma edição com efeitos especiais e práticos que são assombrosos, a mescla de filme com videogame traz uma nostalgia muito gostosa. Admito que saí da sessão com vontade de jogar de novo GT. O diretor Neill Blomkamp (Distrito 9, Elysium) consegue tocar no sentimento dos gamers que curtem a franquia.

A história é bem simples, coisa que a vida real não é, mas tem seus momentos de quebra de ritmo que fazem um filme de pouco mais de 2h parecer maior. No meio do filme bateu aquele sentimento de Vingadores Ultimato, o ritmo indo alucinado e, de repente, aquela queda que te deixa respirar e ao mesmo tempo ficar amortecido, porém logo se torna visível a lentidão que se desenrola a trama, causando assim um certo cansaço.

A trilha sonora composta de Kenny G, AC/DC entre outros grandes, só compõe bem a trama, mas faltou pelo menos uma BG de músicas dos jogos (sentimento de nostalgia de fã). A trilha não é só colocada ao acaso, até mesmo Kenny G tem sua importância para o desenrolar da história.


Sobre os personagens, é simples, se não estiver no pôster promocional do filme, não vai ter aprofundamento e tanta relevância para a história, existem alguns momentos de carga dramática, mas o foco aqui é o Jann e sua trajetória como corredor e seu relacionamento com o engenheiro chefe Jack Salter (David Harbour), este sendo muito cético com a ideia de um gamer se tornar um piloto profissional, o que lembra da vez em que a ministra disse que e-sports não são esportes.

Em resumo, Gran Turismo não é a sétima maravilha do mundo mas é um filme divertido que vai te proporcionar uma viagem pelo universo do jogo, vale a pena conferir.

Ficha Técnica


Titulo: Gran Turismo: De Jogador a Corredor
Lançamento24 de agosto de 2023
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Esporte
Direção: Neil Blomkamp
Roteiro: Jason Hall
Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Darren Barnet, Geri Halliwell Horner e Djimon Hounsou

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google