A versão cinematográfica do musical Wicked, que conta a origem da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste, do livro O Mágico de Oz, estreia dia 21 de novembro nos cinemas de todo o Brasil. O longa que é uma extensão do universo de Oz, traz Ariana Grande, como Glinda, e Cynthia Erivo, como Elphaba.
Sinopse
Elphaba, Cynthia Erivo, uma jovem incompreendida por causa de sua pele verde incomum, que ainda não descobriu seu verdadeiro poder. E Glinda, Ariana Grande, uma jovem popular, ambiciosa que só quer saber de privilégios e ainda não conhece a sua verdadeira alma, se encontram como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, e se tornam grandes amigas, uma afinidade improvável, mas profunda.
Após um encontro com O Maravilhoso Mágico de Oz, a amizade entre elas chega a uma encruzilhada, e suas vidas tomam caminhos muito diferentes. O desejo inabalável de popularidade de Glinda faz com que ela seja seduzida pelo poder, enquanto a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, e àqueles ao seu redor, terá consequências inesperadas e chocantes em seu futuro.
As extraordinárias aventuras de Glinda e Wicked em Oz acabarão por vê-las cumprir seus destinos como a Bruxa Boa e a Bruxa Má do Oeste.
Quando ser diferente pode causar problemas
Toda a narrativa é construída a partir da ideia de que Elphaba precisa ser melhorada, começando pela diretora da Universidade Shiz Madame Morrible, Michelle Yeoh, que a convida para entrar na Universidade, mesmo que ela não precise aprender magia e nem tenha tentado uma vaga, para “aprimorar seus poderes”.
Elphaba aceita o convite, pois, acredita que só assim vai chamar a atenção do Maravilhoso Mágico de Oz, Jeff Goldblum, um homem que ninguém sabe a origem e sem poder nenhum, para conseguir mudar sua cor para uma mais aceitável socialmente.
Já Galinda, decide que Elphaba será seu projeto de extreme makeover, e tenta melhorar o visual da colega de quarto, para que ela seja mais aceitável socialmente.
Ocorre que, o único problema de Elphaba foi nascer verde, porque ela é mais poderosa que qualquer pessoa que conhece, gentil, inteligente e se importa com a família. Por que essa insistência em mudar o que não precisa ser mudado? Qual a finalidade de ser mais aceitável socialmente? Para que as outras pessoas se sintam melhor consigo mesmas? Foi assim que surgiram absurdos com a inquisição, que é uma temática muito presente em Wicked.
Como sociedade, a gente precisa aceitar as diferenças de crença, religião, raça, orientação sexual, entre outras que já foram usadas como desculpa para promover os maiores absurdos da história da humanidade, em nome de ideologias baseadas no poder e controle. Dito isso, cuidado que Wicked é uma narrativa com muitos gatilhos.
Um musical para quem ama musicais
Entretanto, 2 horas e 40 minutos, na era do Tik Tok é bem arriscado. Simplesmente, não entendo essa insistência de Hollywood de produzir filmes pouco a pouco mais longos, enquanto as pessoas estão gradativamente mais sem paciência para acompanhar conteúdos longos.
Enfim, Wicked é um musical grandioso, que mostra que as coisas não são bem o que parecem, e que tudo pode ser manipulado para beneficiar quem está e deseja permanecer no poder. Que faz você sair do cinema questionando se tudo o que aprendeu, até o momento, é isso mesmo, ou se tem mais coisas que não foram contadas.
A propósito, é uma ótima narrativa para quem deseja entender a inquisição, e como a Bruxa que está no imaginário popular foi criada.
Ficha Técnica
Título: WickedTítulo original: Wicked
País: EUA
Data de estreia: 21 de novembro de 2024
Gênero: Musical
Duração: 161 minutos
Classificação: 10 anos
Distribuidora: Universal Pictures
Direção: Jon M. Chu
Elenco: Cynthia Erivo, Ariana Grande, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Marissa Bode, Bowen Yang, Bronwyn James and Keala Settle.