Cinema

‘Carolina – Quarto de Despejo’ encerra filmagens no Rio de Janeiro: cinebiografia recria a força e a fome de um Brasil que insiste em existir

Filme “Carolina – Quarto de Despejo” encerra filmagens no Rio e celebra a força da escritora Carolina Maria de Jesus em nova cinebiografia.


As filmagens de “Carolina – Quarto de Despejo” chegaram ao fim no Rio de Janeiro, e o cinema brasileiro ganha fôlego com uma das obras mais urgentes do nosso tempo. Dirigido por Jeferson De e protagonizado por Maria Gal, o longa adapta o clássico de Carolina Maria de Jesus, escritora que arrancou literatura das ruas, dos restos e da sobrevivência.


O filme é produzido por Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios. O roteiro é assinado por Maíra Oliveira.

A produção reconstruiu a favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário de mais de 400m² nos Estúdios Quanta Rio, usando dois telões de LED que somam mais de 70m² — tecnologia de ponta para reviver o Brasil que Carolina viu e escreveu.

Pelos sets, passaram nomes de peso: Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz e Fernanda Felisberto gravaram uma cena que homenageia “Central do Brasil”. No clássico, Dora escrevia cartas. Aqui, Carolina preenche fichas de despejo — uma rima triste entre tempos diferentes.

E teve emoção bruta: Vera Eunice, filha de Carolina, atuou ao lado de Maria Gal e viu sua própria infância ecoar no set.


Durante as gravações, a equipe manteve um altar com fotos de Carolina Maria de Jesus e de Lucas Colombo, filho da atriz Ju Colombo, falecido em abril.

As filmagens receberam visitas de Lázaro Ramos, do diretor musical Jarbas Bittencourt, da atriz Glória Pires e da cineasta Rosane Svartman, produtora associada.

O filme acompanha a trajetória de Carolina Maria de Jesus, mulher negra, catadora de papel e escritora que virou fenômeno mundial: mais de um milhão de exemplares vendidos, tradução para 14 idiomas e um diário que virou documento histórico da fome brasileira.


O elenco reúne Raphael Logam, Clayton Nascimento (também preparador de elenco), Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Caio Manhente, Jack Berraquero, Alan Rocha, Thawan Lucas, Laura Vick, Raphael Raposo, entre vários outros.

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google