Cinema

Crítica: O Menino e o Mundo e o Brasil mais uma vez no Oscar

Animação mostra as aventuras de um garoto em busca do pai


"Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo..." A canção aquarela de Toquinho nunca fez tanto sentido para expressar um filme. A animação O Menino e o Mundo, é o representante brasileiro na premiação do Oscar disputando com Divertida Mente (Inside out), Anomalisa, Shaun, o Carneiro (Shaun, The Sheep) e As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie).
A animação é escrita e dirigida por Alê Abreu, conta a história de um menino que sofre a falta do pai e resolve deixar sua aldeia para conhecer um mundo de coisas fantásticas onde algumas "máquinas-bichos" e outros seres estranhos dominam.
Um forte concorrente ao Oscar 2016

Lançado em 2013, a animação ganhou bastante notoriedade e alguns prêmios no Brasil e no mundo. Em 2014, na França, ganhou no Festival de Annecy (Festival International du Film d'Animation d'Annecy) os prêmios cristal e grande prêmio do público. Em 2015, no Brasil, ganhou o Grande Prêmio Brasileiro de Cinema como melhor filme de animação e melhor filme infantil, ainda recebeu indicação de melhor roteiro original. O ano de 2016 mal começou e a animação ganhou nos EUA o Annie Award (premiação voltada para animações) de melhor animação independente, e ainda foi indicado em mais duas categorias: melhor direção de arte e melhor música.
Ganhador de grandes prêmios no Brasil e no mundo

O Menino e o Mundo é realmente uma obra prima nacional que merece estar no Oscar, a simplicidade que o diretor traz na sua obra, em plena era digital ele traz a animação em 2D com uma narrativa complexa, que leva o espectador a pensar sobre o que está acontecendo e ao mesmo tempo não querer acreditar que possa ser esse caminho que está seguindo. Não há diálogos em nenhum momento, mas isso não impede a compreensão da incansável busca pelo pai que o menino trava. A música tema Aos Olhos de Uma Criança, é interpretada pelo rapper Emicida.


O Menino e o Mundo é o Brasil no Oscar e resta torcer para que possa trazer o prêmio para casa, apesar de estar disputando com grandes animações como o Divertida Mente e As Memórias de Marnie.
Enfim, O Menino e o Mundo é um filme para toda a família conferir.


Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google