Quadrinhos

HQ Nacional: Projetos para conhecer e apoiar

Selecionamos alguns projetos em fase de captação de recursos no Catarse.


Lançado em janeiro de 2011, o Catarse foi a primeira plataforma brasileira de crowdfunding, dando espaço para novos autores e artistas.  Esta é a forma que eles encontraram para divulgar sua arte.


Uma das maiores surpresas do mercado editorial de quadrinhos no Brasil nos últimos anos foi a quantidade de títulos lançados de maneira independente e com alta qualidade.


Embora editoras ainda apresentem uma forma bem estruturada de viabilizar projetos, esta nova lógica apresenta uma diferente relação entre produção e entretenimento, criando uma cultura participativa: agora as pessoas que querem ver o livro pronto bancam sua produção.

Tendo isto em vista, selecionamos alguns projetos que estão em fase de captação de recursos. Caso algum te interesse você pode contribuir e, de quebra, vai receber um produto que sai mais barato do que na livraria, direto com o criador.

Além disso, também tem o detalhe: caso o projeto não atinja a meta necessária para ser impresso, você recebe seu dinheiro de volta. Não corre o risco de pagar e não receber o produto, caso o artista não consiga levantar a quantia necessária para a impressão.

Cores - por Carol Rossetti
Facebook:  Carol Rossetti
["Cores" é um projeto de tirinhas que conta as aventuras e desventuras de um grupo de crianças questionadoras que não vêem muito sentido em certas expectativas do mundo adulto, e estão dispostas a lutar por um mundo com muito mais liberdade e imaginação.]



Classified #01 - por Felipe Cagno
Facebook: Felipe Cagno
[Classified vai inserir uma personagem fictícia chamada Elizabeth Sloane nos principais eventos da história mundial desde o começo do século até os anos 50/60 como uma agente do Serviço Secreto britânico.

O diferencial da nossa série para outros grandes clássicos de espionagem é que iremos misturar ficção com fatos históricos como a criação do Serviço Secreto, a Convenção de Hague, a Revolução de Wuchang, o Assassinato de Franz Ferdinand, todos os eventos retratados na série terão sempre um gancho histórico real.]



Facebook: Manjericcão
[Depois dos acontecimentos do primeiro volume da HQ, Michiko e Yamada atravessam o portal e voltam 20 anos no tempo. Separada de Yamada, Michiko se torna uma samurai sem memórias ou objetivos, que apenas luta para salvar pessoas sem saber o porquê. Com a cabeça à prêmio e vivendo como uma fugitiva, seu caminho se cruza com o de Yamada, que vive o dilema de revelar-lhe ou não sua verdadeira identidade. Juntos, eles trilharão caminhos tortuosos em busca de seus propósitos e reencontrarão alguns de seus entes mais queridos.

A Samurai: Yorimichi é uma HQ ambientada no período Edo (1603-1868), época em que senhores feudais brigavam entre si por mais terras e poder. Em um ambiente dominado pelos homens, A Samurai terá que enfrentar o daimyou Nobuhiro para mostrar que seu papel na sociedade vai muito além de pertencer a um senhor feudal.]



Im.Pessoais - por Letícia Pusti
Facebook: Another Art Book
[Im.pessoais é a HQ que conta as histórias de três mulheres e seus dilemas. Enquanto Bóris enfrenta a depressão e seus monstros, Eva descobre seu primeiro amor de forma inusitada e Andressa precisa se decidir entre seguir uma carreira de seus sonhos ou se conformar com uma vida estável e sem paixão. Todas se encontram em momentos decisivos e acabam influenciando na vida uma da outra sem nem mesmo se conhecerem. Nosso quadrinho é uma reflexão sobre como notar pequenas coisas em nosso cotidiano pode ser exatamente aquilo que precisávamos para seguir em frente.]


Black Silence - por Mariana Cagnin
Facebook: Mary Cagnin Art
[A história foca no drama psicológico dos personagens e contém um pouco de tudo que eu gosto: drama, suspense e até mesmo uma pitada de terror. A história é fechada em um volume único, dividido em três capítulos, sendo que o primeiro já está disponível para leitura.]



665: A vizinha da besta - por Tiago Holsi
Facebook: Tiago Holsi
[665 - a vizinha da Besta é um livro ilustrado que apresenta situações de convivência entre vizinhos com gostos incomuns. Dona Graça, uma viúva de 75 anos que mora com seu cachorro Golias no apartamento 665 e seu vizinho o Diabo, que entediado com a rotina no inferno resolve mudar para o apartamento 666 no Edifício Babilônia.]


YOWIYA - por Hiro Kawahara
Facebook - Hiro Kawahara

[Imaginem que o deus dos macacos vivesse em uma dimensão onde seu único contato com o mundo terreno fossem os chimpanzés.

E que, por causa de uma brincadeira de uma criança, esse deus percebesse a existência dos humanos, ficando tão fascinado e obcecado por essas novas criaturas ao ponto de rejeitar os primatas e exigir ser idolatrado pelos homens. Porém, isso não poderia acontecer, pois sua existência era ignorada por eles.

Some-se a isso o espírito de uma modelo assassinada brutalmente, presa por muito tempo em uma dimensão escura e isolada, que conseguiu fazer contato com uma garota no mundo terreno, pedindo por sua ajuda.

E, por fim, imagine se esse deus macaco conseguisse se comunicar com as duas garotas, fazendo uma proposta que nenhum ser humano ou espírito recusaria?]


Fontes


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google