Quadrinhos

Conhecendo Wolverine em 3 HQ’s

Três HQ's do Wolverine que definiram o personagem que temos hoje em dia.


Com um terceiro filme solo chegando aos cinemas (confira nossa crítica aqui), hoje em dia, sem dúvida alguma, Wolverine é o mutante mais conhecido e adorado pelos fãs do universo Marvel, mas nem sempre foi assim. Conheça 3 histórias que ajudaram Logan a conseguir sua fama.


Criado pelo roteirista Len Wein e pelo mestre dos desenhos John Romita, o Carcaju (tradução literal de Wolverine) foi apresentado aos leitores como um antagonista para a revista do Incrível Hulk em outubro de 1974, numa passagem do personagem pelo Canadá. Somente no ano seguinte ele foi reintroduzido no universo Marvel, dessa vez como um herói, na segunda formação dos X-Men, que buscava montar uma equipe internacional, com cada personagem originário de um país diferente.

Inicialmente apenas um personagem secundário, com o tempo o canadense ganhou relevância e protagonismo e essas 3 histórias que serão apresentadas para você aqui vão ajudar a conhecer o personagem além dos filmes.

1 – A Saga da Fênix Negra

Publicado na década de 1980, quando Chris Claremont escrevia a fase mais famosa dos mutantes da Marvel, a saga da Fênix Negra não apresenta Wolverine como personagem principal, mas é nessa saga que ele começa a se destacar dos demais mutantes, em determinado momento da saga nosso amado carcaju se torna o único mutante livre, o Clube do Inferno aprisiona o resto da equipe, então ele parte sozinho para salvar a todos.

A cena que ele resolve revidar e todas as cenas de ação que seguem mostrando o Wolverine sozinho fazendo o que a equipe não conseguiu, invadir o clube do inferno, genialmente desenhado por John Byrne no seu auge, ajudaram a elevar a popularidade do personagem

Agora a coisa ficou séria!
A saga da Fênix Negra foi recentemente republicada em um encadernado pela Panini e também saiu na edição 2 da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel da editora Salvat, um verdadeiro clássico!

2 – Eu, Wolverine

Com o sucesso do personagem a Marvel não tardou em escalar uma equipe de peso para desenvolver uma minissérie.

Iniciando com uma das frases mais marcantes do personagem “Eu sou Wolverine. Sou o melhor no que faço. Mas o que eu faço não é nada bonito.” a minissérie tem roteiros de Claremont e arte do mestre da arte sequencial Frank Miller.

A história apresenta uma trama envolvendo um viajem ao Japão para Wolverine reencontrar o seu grande amor, mas ao chegar ele descobre que ela foi forçada a casar para pagar uma dívida de sua família. Com a descoberta ele parte em uma batalha contra a organização Tentáculo que garante uma ótima trama para Frank Miller desenhar o que mais gosta como ninjas, samurais, sequências de ação.
Frank Miller fazendo o que sabe de melhor: ação e ninjas!
Recentemente publicado no volume 4 da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel da Salvat é uma leitura mais do que recomendada para os fãs do personagem, um verdadeiro clássico!

1 – Velho Logan

Publicado no ano de 2003 nas revista mensais do Wolverine, o Velho Logan nos apresenta um futuro distópico do universo Marvel, onde os vilões conseguiram vencer finalmente aplicando um plano muito simples para derrotar os heróis (não vamos dar spoilers, leiam para descobrir o plano).

A dupla criativa Mark Millar nos roteiros e Steve McNiven nos desenhos nos apresenta um Wolverine inspirado em Clint Eastwood no filme “Os Imperdoáveis”, um protagonista aposentado e com uma família estabelecida que se vê obrigado a largar tudo e voltar a ativa.

Essa obra é interessante, pois nos mostra um futuro do universo Marvel totalmente diferente do que nós imaginamos, em uma terra onde vilões dominam um vasto território dividido em feudos temos o carcaju encontrando vários personagens do passado, ou até mesmo seus descendente, num mundo onde nada é o que parece.
Você quer ação? Então toma ação!

Os desenhos muito bem executados contribuem para a leitura e quando Wolverine volta a ação temos uma ação visceral com direito a um banho de sangue para agradar a qualquer fã.

Você pode ler essa história na edição 58 da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel da editora Salvat.

Essa história foi uma das inspirações para o terceiro filme do mutante, mas não espere uma adaptação literal, pois seria impossível, afinal a HQ depende muito dos heróis e vilões estabelecidos durante os anos na mitologia da Marvel, e o filme vai se limitar ao universo mutante.

Essas três HQ's são só uma finíssima fatia de todo o material já lançado do personagem, mas são uma boa introdução para você que desconhece o herói nos quadrinhos então aproveite.

Uma pessoa que tentou ser ninja, samurai, power ranger, detetive consultor e mosqueteiro, mas quando percebeu que não conseguiria ser nada disso se tornou um professor de matemática amante de livros, quadrinhos, cinema, seriados, games e mais coisas que muitas pessoas consideram inútil, inclusive a matemática.


Disqus
Facebook
Google