Livros

Crítica: The Schroedinger Show, Carlos Orsi

O gato e a tecnologia nunca estiveram tão conectados!


Em um futuro distópico onde a tecnologia está ao nível de criar grande máquinas de teletransportes nada pode dar errado, certo? Errado! Carlos Orsi, autor de As Dez Torres de Sangue, da Editora Draco, lança conto futurista para destruir todos os nossos sonhos.


Com bom humor e uma história bem pensada, Carlos Orsi nos apresenta o mais novo conto da coleção: The Schroedinger Show. A curta história é totalmente baseada no experimento mental da mecânica quântica, chamado de Gato de Schrödinger. De forma sucinta, o experimento acredita que é possível um mesmo ponto estar em duas condições ao mesmo tempo. A proposta traz o seguinte problema: se colocar um gato em uma caixa junto a um frasco de veneno, ele pode está morto e vivo ao mesmo tempo. Enquanto a caixa está fechada, não é possível do ponto de vista do espectador saber o que ocorre dentro da caixa: o gato pode ter derrubado o veneno e morrido. Ou então ele continua ali, vivo e o veneno intacto. Não há como determinar a condição do gato sem que o espectador interaja com o objeto de observação - e, por consequência, manipular o resultado, sendo que abrir a caixa pode causar a morte ou a sobrevivência do animal.


Partindo deste princípio, Orsi propõe a cômica e trágica história: um superastro promove o show em diversos locais do mundo ao mesmo tempo. Em apenas um palco ele estará presente e, nos demais, apenas apresentações holográficas de si próprio. Para propor este evento mundial, o superastro utilizará do teletransporte. Ele acionará todos os dispositivos nos palcos espalhados pelo mundo para recebê-lo e entrará na máquina que o enviará. Contudo, com tantos destinos acionados ao mesmo tempo, onde o superastro irá parar?

A ação e as consequências deste ato são abordados com bom humor pelo autor que demonstra que a ambição do ser humano sempre nos levará aos problemas - não importa o quanto avançarmos tecnologicamente.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google