Cinema

Critica: Feito na America - quando uma pessoa engana o Cartel e a CIA

Novo filme de Doug Liman com Tom Cruise bate as expectativas.


Após a parceria do diretor Doug Liman e do ator Tom Cruise ter dado certo em No Limite do Amanhã, os dois voltam a trabalhar juntos no filme Feito na America que traz Tom como principal do longa baseado em uma historia real.


Novo filme do diretor conta a historia de Barry Seal (Tom Cruise), um piloto de uma companhia aérea que, no final dos anos 70, começou a trabalhar para a CIA em missões na América latina. Mas o piloto também ajudava o famoso Cartel de Medellín a traficar para os EUA no começo dos anos 80. O piloto enganava os chefões do governo americano, Pablo Escobar e aliados ao mesmo tempo.


O personagem principal Barry Seal busca por uma aventura para conseguir sua tão esperada riqueza, que o faz aceitar a proposta de CIA de ir para missões na América latina, na qual teria que apenas tirar fotos de pequenos grupos onde o governo americano queria investigar. Barry não contente começou a traficar da Colômbia para os EUA que lhe rendeu a riqueza e poder que tanto queria. Ele começa a fazer investimentos em sua cidade o que acaba chamando atenção das promotorias do estado em que morava, mas Barry tinha total segurança da CIA.

O filme sem dúvida nenhuma mostra apenas o que um homem pode fazer por poder e dinheiro, e não toca em assuntos sérios de uma maneira monótona, estes temas são abordados de maneira debochada como se não importasse muito a maneira de governo do ex presidente dos EUA Ronald Reagan, e o inicio do famoso Cartel de Medellín. O filme segue a narrativa do personagem,  que é  muito carismático apesar de sua índole e isso faz a história ficar mais leve e muito bem humorada mesmo se tratando de assuntos que normalmente demoraria duas aulas de cursinho inteiras para entender.

Tom Cruise




Não esperem o herói e galã de Top Gun, nesse filme vemos um Tom Cruise 100% inspirado e disposto a tudo. Já sabemos de suas habilidades em não usar dublês, desta vez também não foi diferente, já que Tom realmente pilotou os aviões no filme e deixou o ator bem próximo de um personagem real. Tom Cruise nos apresenta um personagem bem carismático e com um humor na dose certa, mostrando toda a cara de pau que o personagem precisava. Não estamos dizendo que ele vai concorrer ao Oscar, mas que o ator faz um ótimo trabalho e casou muito bem com a historia, isso sim. Em seus últimos filmes, Cruise esta buscando trabalhos bem mais palatáveis ao invés de pesados e filosóficos, e tem dado muito certo. Com certeza Feito na America é o melhor trabalho do ator nos últimos anos e um dos melhores de sua carreira.

Direção



Doug Liman faz um filme totalmente pop sem deixar sua marca de ação de lado. Essa pode ser a melhor maneira de descrever o filme em si, o longa mostra que é possível assistir a uma história tão séria como essa em um domingo à tarde com a família. Sem dúvidas o diretor está entre os melhores de sua geração e podemos ver em Feito na America que o Doug queria realmente contar essa historia, pois vemos tanto de sua assinatura nas cenas que a história é contada de maneira única do firetor.  Ele busca trazer elementos de suspense policial de filmes como A Identidade Bourne, te prendendo nas cenas de ação e tensão, mas também traz aquela sinceridade com o publico, onde não deixa tudo explicadinho e sim nos conta de um modo onde qualquer um irá conseguir entender.  A maneira que Doug Liman conta as intrigas do governo de Ronald Reagan e o começo de uma das historias mais pesadas da Colômbia  que foi o cartel de Medellín com Pablo Escobar e Jorge Luis Ochoa Vásquez, foi muito parecida com a de um vídeo do youtube  para jovens. Ou seja simples e direta.

Conclusão


Sem duvida um dos melhores filme das carreiras de Tom Cruise e Doug Liman, e porque não um dos melhores filmes do ano, já que estamos entrando no final dele. O filme te prende do começo ao fim e mesmo você sabendo o final de toda a historia, você fica interessado  em como cada personagem vai agir em cada situação no decorrer da narrativa. Filmes baseados em historias reais podem ficar meio didáticos ou sérios demais, em Feito na America você se diverte fica chocado que aquilo que esta vendo na tela realmente aconteceu, Por mais filme da parceria entre o ator e o diretor.

Ficha Técnica

Nome: Feito na America
Nome Original: American Made
Origem: EUA
Ano de produção: 2015
Lançamento: 14 de setembro de 2017
Gênero: Ação, Drama, Thriller Criminal
Classificação: 12 anos
Direção:  Doug Liman
Elenco:  Tom Cruise, Domhnall Gleeson, Sarah Wright, Jayma Mays, Jesse Plemons   



Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google