Mangás

O mundo de Tsubasa e X Holic

O grupo CLAMP é conhecido por suas incríveis obras, cada uma com seus diferenciais e dentre elas, Tsubasa e X Holic possuem um interessante: são obras irmãs



Fãs do grupo CLAMP sabem que o mesmo é responsável por diversos títulos famosos, cada um com suas histórias e características que os tornam únicos. E é sobre a singularidade de duas destas obras que falaremos a seguir.


Sinônimo de grandes obras, com personagens adoráveis e doces histórias com elementos de magia, o grupo CLAMP, composto atualmente por Ageha Ohkawa, Mokona, Satsuki Igarashi, e Tsubaki Nekoi também se aventura em outros gêneros, como ecchi, horror, sobrenatural e mistério, provando ser versátil na arte de criar histórias com diferentes temas, além de criar elementos que as tornam fáceis de lembrar, por um ou outro elemento exótico.

No caso de Tsubasa e X-Holic, cada título possui uma história interessante, que prende o leitor, porém elas guardam uma particularidade das demais obras: elas são obras irmãs. Apesar de ambos terem suas histórias próprias, que se desenvolvem de forma autônoma, as ocasionais interações entre as obras podem atiçar aqueles que buscam algo mais, levando-os a ler o outro mangá e entender a razão daquelas interações e o que acontecia no "outro lado" da aventura.

Para aqueles que leem ambos os títulos, é perceptível que existe muitas informações escondidas nas entrelinhas, de forma que, um simples objeto pode ter todo um significado, quando toda a história do mesmo é contada. Mas para poder falar sobre os pontos de intersecção das histórias, é primeiro preciso conhecê-las.

Trocando cartas por penas e somando nostalgia


Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE, abreviado como Tsubasa, é um mangá de aventura e fantasia lançado em maio de 2003 e finalizado em outubro de 2009. O título fala sobre um casal de amantes: a princesa Sakura e o arqueólogo Syaoran. Durante um de seus encontros, o rapaz acaba ativando uma máquina ancestral que espalha as memórias da princesa (representadas por penas mágicas) pelos mundos, fazendo a mesma cair em sono profundo e o reino se desestabilizar. Para salvar princesa, o sacerdote teletransporta o casal para a loja da Bruxa das Dimensões, que daria a eles o poder de viajar pelos mundos e recuperar as memórias da jovem.



Chegando no local, Syaoran conhece outras duas pessoas que possuem desejos semelhantes: Phi (Fai), que deseja ir para o mais longe possível de seu país e Kurogane, que busca retornar para sua casa. Terminadas as formalidades, os três embarcam junto com Mokona através das dimensões para fazer Sakura voltar ao normal.



Para os grandes fãs do grupo, Tsubasa é um prato cheio de nostalgia, visto que a obra se utiliza de diversos personagens de obras antigas. O grupo principal inclui o casal Syaoran e Sakura, de Sakura Card Captors e Mokona, a fofa criatura de Guerreiras Mágicas de Rayearth. Outras aparições incluem Tomoyo (CCS), Chii (Chobits), Asura (RG Veda), Karen (X/1999) e diversos outros personagens.



Ao longo da história, a presença de tantos personagens conhecidos é explicada, além de deixar uma pontinha de ligação com outros dois títulos do CLAMP.

Posso realizar seu desejo, desde que você possa pagar o "preço"


xxxHolic, abreviado como X-Holic, é um mangá de comédia e mistério lançado em fevereiro de 2003, sendo completado oito anos depois. Na história, conhecemos Kimihiro Watanuki, um jovem atormentado pela capacidade de ver espíritos. Após entrar numa loja misteriosa, o jovem conhece a dona, Yuuko Ichihara, que alega ser capaz de atender qualquer desejo, desde que a pessoa possa pagar um preço a altura. Mesmo sem muita confiança, Watanuki pede para que a formosa mulher remova dele a habilidade de ver espíritos, ela então decide atender ao pedido, mas o "preço" que ele deveria pagar seria trabalhar na loja. Então a história se desenrola com Watanuki servindo como um "aprendiz" de Yuuko, realizando tarefas impostas pela mesma.

Pegando os pontos principais das duas histórias temos um grupo viajando por mundos misteriosos e uma loja capaz de realizar desejos. Partindo deste ponto é fácil imaginar o Syaoran e cia pedindo ajuda a Yuuko, para continuar em sua busca, porém esta é apenas uma das tantas interações entre os grupos.

*O trecho abaixo contém spoilers de Tsubasa E X-Holic*

A primeira vez que as obras se cruzam não é bem um spoiler, mas é interessante pois serve de pontapé para como serão as demais interações. Por causa de sua natureza responsável, Watanuki rapidamente entende sua função dentro da loja, auxiliando sua dona, até que, em um certo dia de chuva, Yuuko diz para ele se preparar, pois eles iriam receber visitas. Estas visitam acabam por ser Syaoran, Sakura (desacordada), Kurogane e Phi, que se deparam com uma mulher excêntrica e um ajudante.



Após o primeiro encontro, as interações entre os títulos se mantém de forma singela, apenas para alívio cômico, salvo pela troca do cajado de Phi por um orbe que ele utiliza para quebrar um selo existente no país em que o grupo se encontrava.

Porém, após viajarem por diversos países e a princesa recuperar parte de sua memória, as interações se tornam mais relevantes, com trocas de objetos chave (como o ovo pela água), as aparições de Sakura nos sonhos de Watanuki e a verdadeira ligação entre o jovem e Syaoran.



Porém não é apenas o jovem estudante que possui um papel fundamental em Tsubasa, Yuuko também desempenha uma função importante no clímax da história, além de revelar parte das motivações de Fei Wang, vilão da obra. A aparição da bruxa no título também explica o seu sumiço em X-Holic. Outra interação da personagem revela aos personagens eventos anteriores aos das séries, onde Syaoran e sua mãe a contactaram para realizar trocas, tudo para preparar a viagem do rapaz através dos mundos.

Ao final de ambas as histórias, um ultimo cruzamento ainda ocorre em suas sequências, Tsubasa NiraikanaiHolic Rei, onde Watanuki viaja através dos sonhos para obter itens necessários para que Syaoran continue em sua viagem pelas dimensões.

*Fim dos spoilers*

Observando a forma como as obras se interligam, é perceptível que foi necessário um grande esforço, além de uma boa dose de genialidade para criar duas histórias paralelas que, não só conversam entre si, como também se completam, tornando a leitura de ambas não só essencial, como também prazerosa.

Para os fãs de X-Holic, as interações acrescentam não só um valor maior para os "pagamentos" que Yuuko costumava pedir como também revela informações cruciais a respeito do passado dela e de Watanuki, informações que são mencionadas apenas de forma sutil. Os leitores de Tsubasa, ganham ainda mais detalhes sobre a história de Syaoran, além de personagens chave que elevam o título e expandem o universo das obras do grupo.

Quem acha que ler ambos ao mesmo tempo é complicado, não tem problema, pois cada título possui uma história sólida e coesa, porém é inegável que a grande pegada é a relação entre as obras, onde elas se completam.

Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google