Cinema

Pantera Negra quase teve sotaque britânico, revela ator

"Wakanda forever" com certeza soa melhor com o sotaque da língua xhosa



Pantera Negra é um grande fenômeno de bilheteria, não só no gênero de super-heróis como no cinema em geral, estando entre os 15 filmes de maior arrecadação de todos os tempos. Esse sucesso todo também vai além do gênero de super-heróis: esse filme nos ensina sobre cultura, sobre história e, principalmente, sobre a importância da representatividade. E a representatividade está até nos menores detalhes, como, por exemplo, o sotaque do protagonista, o Rei T'Challa, o Pantera Negra.


A história do filme se ambienta majoritariamente em Wakanda, uma nação africana e, por causa disso, T'Challa e muitos outros personagens têm um sotaque que não estamos acostumados a ouvir nas grandes produções hollywoodianas, marcadas principalmente pelo sotaque norte-americano ou britânico. T'Challa fala com o sotaque da língua Xhosa, conhecida nos meios linguísticos pelos chamados "cliques", fonemas que sobreviveram ao tempo e estavam presente nas primeiras línguas da humanidade. A importância de incorporar esse sotaque a uma mega produção como Pantera Negra, contudo, foi subestimada nos primeiros estágios da criação do filme.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Chadwick Boseman, o ator que deu vida a T'Challa, comentou que a Marvel pretendia deixar o protagonista com um sotaque norte-americano ou britânico porque, segundo ele, "eles pensaram que isso talvez fosse demais para o público". Boseman continua: "Eu senti exatamente o oposto - quer dizer, se eu falasse com um sotaque britânico, o que aconteceria quando eu voltasse para casa?  Foi decepcionante. Então eu falei 'não, isso é um fator importante que, se nós perdermos agora, o que mais nós iremos jogar fora somente para deixar as pessoas confortáveis?'". A aposta com certeza era arriscada, já que, nessa mesma entrevista, Boseman também comentou que "Ryan [Coogler, diretor de Pantera Negra] e eu sempre competíamos sobre qual carreira estaria acabada se o filme não desse certo".

Pantera Negra estreou em fevereiro de 2018 e contou com nomes de peso no elenco, como Lupita Nyong'o, Forest Whitaker, Danai Gurira e Michael B. Jordan. Nossa crítica pode ser lida aqui.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google