Top 10: melhores músicas de Crazy Ex-Girlfriend (CW)

"Dizem que o amor te deixa louco, mas você não chamá-la de louca, porque, se você chamá-la de louca, você está chamando-a de apaixonada"


Há 3 anos a comediante/cantora/Youtuber Rachel Bloom começou a saga de Rebecca Bunch pela felicidade, apropriando-se da maioria dos clichês existentes em "dramédias" românticas/musicais e os subvertendo uma música de cada vez. Este é o plot de  Crazy Ex-Girlfriend que iniciou neste mês a 4ª e última temporada. Em comemoração, listamos as melhores músicas das temporadas anteriores que moldaram o show e fizeram a produção se manter durante todo esse tempo.

O principal ponto desse post é mostrar 10 músicas que, a meu ver, definem a essência do show, seja tratando de piadas metalinguísticas e a personalidade conflituosa e extravagante de sua protagonista. Talvez seja por isso que quase toda essa lista é composta de canções da 1ª e da 2ª temporada. Coloque os fones de ouvido e divirta-se!

1 - Put Yourself First (1ª Temporada)

"Mulher, toda vez que qualquer um te colocar, sempre se coloque em primeiro lugar. Fique sempre linda só por ficar. Use salto alto, cílios falsos e faça um furo na orelha só pra você. Porque você tem que se colocar em primeiro lugar... pra ele"
É um clichê bem manjado em que mulheres, por algum motivo, sentem-se 'para baixo' e tentam se animar utilizando de técnicas de beleza, como o uso de maquiagem. O diferencial é que, no subconsciente, ela se coloca "para cima" para ser notada por um cara, o que a coloca em segundo lugar. É uma grande ironia se você pensar direito.


2 - Feeling Kinda Naughty (1ª Temporada) 

"Eu quero te trancar num porão, mas nesse porão você seria meu personal (eu quero sua bunda). Invadir a casa da sua mãe, coletar seus dentes de leite e transformá-los na minha nova dentadura (eu quero seu sorriso)."
Não importa se você é homem ou mulher, acho que você já encontrou alguém na vida que você admira e gostaria ser igual. Seja pelo físico, intelecto, autoestima ou o simplesmente pelo fato da pessoa ser rica - confesse, você já passou por isso. Esta música fala exatamente disso, mas em um nível assustador! Caso você tenha se identificado com essa música, por favor, procura um psicólogo o mais rápido possível.


3 - Face Your Fears (1ª Temporada)

"Se um urso correr atrás de você na floresta, não fuja dele. Olhe fundo nos olhos dele, coloque sua mão no peito dele e diga "Urso, eu não estou com medo". Se você estiver num prédio em chamas e há fumaça  em todo lugar, fique calmo, respire fundo e fique lá mesmo."
Canções motivacionais para pessoas se sentirem melhor e encorajada a correr atrás quando tudo está perdido é bem conhecido, bem manjado. O "problema" aqui é que os conselhos não são os melhores para a vida real. E é essa a mensagem que eles querem passar.

4 - Sex With A Stranger (1ª Temporada)

"Ei estranho sexy, venha para a minha casa. E espero que você não seja um assassino. Me beije , baby, em todo lugar. E, por favor, que você não seja um assassino. Por favor, não seja um assassino. P-P-Por favor, não seja um assassino."
Acho que essa canção fala por si só quando o assunto é fazer sexo com um desconhecido, e sobre o medo dessa pessoa ser uma assassina.


5 - Dream Ghost (1ª Temporada)

"Você conhece a verdade. É uma norma em narrativas. Quando uma pessoa está com problemas, uma manifestação de seu subconsciente aparece na forma de um fantasma dos sonhos. Te dando conselhos que você meio que já sabia."
Ser conselheira de você mesmo através de outra pessoa gerada por sua imaginação (ou mágica?) pode ser confuso, mas geralmente ajuda a seguir em frente. Eu só não sabia que o plano de saúde deles não possui dentista.


6 - Who's The New Guy? (2ª Temporada)

"Quem é o novo cara? Eu não confio nele. Ele é desconfiadamente bonito de maneiras que pessoas normais não são. Ele vai ficar aqui para aqui para sempre ou por dois ou três episódios?"
Talvez a música que mais brinca com metalinguagem durante toda a série. Não importa a série que você assiste, quando chega um personagem novo você se pergunta quais as intenções e se ele será promovido para protagonista ou será apenas um papel recorrente. Detalhe é que ela é cantada por 1 pessoa do elenco regular e 4 personagens secundários.


7 - Research Me Obsessively (2ª Temporada)

"E ai? O que você vai fazer na próximas 13 horas? Não seja produtivo. Não faça nada de útil. Entregue-se ao seu desejo. Procure por mim obsessivamente. Descubra tudo que puder a meu respeito. Isso não é stalkear, pois a informação é tecnicamente pública."
Seguindo a fila dos clichês, todo mundo já deu aquela espiada nas redes sociais do ex-namorado (a) ou ex-amigo para ver com quem ele está saindo e depois tenta descobrir tudo que puder sobre o novo parceiro. Isso não é stalkear, pois a informação é pública. Praticamente. Então não vai pesar na consciência... eu acho.


8 - What a Rush To Be A Bride (2ª Temporada)

Como comemorar o fato de que você vai se casar com o homem dos seus sonhos? Com um heavy metal com momentos de "calmaria" que falam sobre como a noiva se sente nesse momento, é claro. Não se esqueça de citar o clássico versículo da Bíblia sobre como o amor é paciente e carinhoso. Mas tem que ser gritando - se não for assim, não vai ter graça.


9 - Let's Generalize about Men (3ª Temporada)

Quando passamos por um término grande, a sensação de raiva é persistente. E uma das coisas que mais se vê em filmes são grupos de amigos bebendo e falando mal da pessoa. Mas aqui é Crazy Ex-Girlfriend. Ao invés de falarmos mal de um homem, vamos pegar uma coisa ruim sobre um homem e aplicá-la a todos os homens e, no meio do processo, generalizar as mulheres e os gays. Foi assim que eu conheci a série. Bem no acaso.



10 - Fuckton of Cats (3ª Temporada)

Outro clichê conhecido é a tentativa de substituição do vazio emocional deixado pelo parceiro por animais. E geralmente são gatos. Mas por qual motivo sempre são gatos? Eles são menos sociáveis que cachorros, dormem mais que cachorros, mas ainda assim são assimilados com solidão. Eles realmente precisam de um novo agente publicitário.


Eu poderia facilmente criar um post para cada música e analisá-la de maneira mais precisa e dentro de contexto, mas creio que essas 10 músicas mostram o quão diferente Crazy Ex-Girlfriend é em relação a outras comédias do gênero e por qual motivo ela mereceu as premiações que ganhou ao longo desses anos. 

Crazy Ex-Girlfriend voltou para sua 4ª e última temporada na última sexta-feira 12 nos EUA. As outras 3 temporadas estão disponíveis na Netflix.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google