Cinema

Crítica: E agora? A mamãe saiu de férias! Uma crítica em forma de comédia

Longa italiano retrata uma família de tradições antigas invertendo os papéis de casa, trabalho e filhos



E agora? A Mamãe saiu de Férias! (10 Giorno senza Mamma), é uma comédia italiana, com uma família que vai te supreender. O filme estreia nessa quinta-feira 30/01 no Brasil, e já é sucesso na Europa.

Cada vez mais, falamos de feminismo, emponderamento, e o lugar da mulher na sociedade. Porém, sabemos que aquela geração que abriu mão da carreira, para se dedicar a casa e a família, tem muitas representantes.

Giulia (Valentina Lodovini), é casada com Carlo (Fabio De Luigi), e mãe de três filhos, Camilla, Titto e Bianca. Após anos dedicando-se a família e aos afazeres doméstico, ela se vê estressada, e questiona assuntos particulares, para sua figura como mulher. Afinal, o marido trabalha muito, e mal fica em casa.

Essa reflexão (que toda mulher deveria fazer), é o pontapé inicial da aventura dessa família. Carlo se vê com o trabalho, filhos e casa para administrar enquanto Giulia vai cuidar de si.

Carlo "conciliando" trabalho e família

Essa comédia italiana, é um filme que você ri do início ao fim. Aquela gargalhada fácil, de chorar e de sentir os músculos do abdômen doerem. Tem elementos clássicos de uma comédia, mas traz  peculiaridades que a gente não espera.

O elenco mantém uma química entre si, que leva ao público participar da família, como se fosse um parente que acabou de chegar na residência. Enquanto observamos a rotina deles, e torcemos pelo desenrolar dos fatos, também esperamos que Giulia tenha as melhores férias possíveis.

O estilo da gravação/direção, é um diferencial. Como o próprio Alessandro Genovesi (diretor) comentou em entrevistas, ele dirigiu a produção, de uma forma que as crianças tivessem liberdade e criatividade na atuação, para que as cenas ficassem o mais natural possível. O diretor também conta, que tudo foi praticamente gravado com uma câmera de mão. Por isso, temos a sensação de que fazemos parte do filme.

Making off

Eu como arquiteta e apreciadora de filmes, como posso dizer "cult", adoro quando o diretor foge dos habituais cenários com pontos turísticos famosos de fundo, e te envolve no skyline do dia a dia.

A produção traz uma crítica para as famílias que ainda mantém a estrutura de que homem é quem trabalha, e a mulher dona de casa. De forma leve e cômica, critica diretamente o homem machista, que entende que cuidar da casa e dos filhos é fácil. E acentua que uma mulher pode trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e de si mesma, compartilhando tudo com o seu companheiro e, que quando a família se torna uma colmeia, e trabalha junta, o benefício é de todos.


E agora? A Mamãe saiu de Férias! É um filme para toda família, mas principalmente para casais fazendo-os refletir, como é a estrutura de um lar saudável e feliz.

E aí, será que Carlo dá conta?

Ficha Técnica


Nome: E agora? A mamãe saiu de férias!
Nome Original:  10 Giorni Senza Mamma
Origem: Itália
Ano de produção: 2019
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Classificação: 12 Anos
Direção: Alessandro Genovesi
Elenco: Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli, Bianca Usai, Matteo Casterllucci, Diana Del Bufalo, Niccolò Senni, Antonio Catania, 

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google