Séries & TV

Crítica: Upload – uma série bem humorada que faz uma reflexão sobre morte e tecnologia

Em Upload do Prime Vídeo as pessoas são upadas para hotéis virtuais e vivem numa espécie de reality show online até que alguém descubra como ressuscitá-las



E se a morte não pudesse ser vencida, mas adiada? Apesar de ser uma certeza assim que se nasce, o ser humano sempre tentou burlar a mortalidade. Ao longo da história aconteceram diversas tentativas bem-sucedidas, pelo menos nos filmes e séries que adoram abordar o tema. Em Upload, série de 10 episódios que estreou no Prime Vídeo em 1 de maio, memórias de pessoas a beira da morte são transformadas em arquivos digitais.

Sinopse
É 2033. Pessoas perto da morte podem ser “upadas" em hotéis virtuais dirigidos por 6 empresas de tecnologia. Nora tem pouco dinheiro, mora no Brooklyn e trabalha no atendimento ao cliente da luxuosa empresa de pós vida digital Lakeview. Quando o carro autônomo do programador festeiro Nathan sofre um acidente sua namorada o upa no mundo virtual de Nora. Criado por Greg Daniels (The Office).


Em Upload, a memória de uma pessoa pode ser arquivada na nuvem, e sua pós vida transformada num reality show online melhorado com a ajuda da tecnologia, dependendo do quanto você pode investir. No futuro, hotéis virtuais são lugares onde a sua alma aguarda eternamente, pelo dia que alguém descubra como ressuscitar mortos.
Pessoas ricas moram em lugares no qual podem ser o que quiser, experimentando coisas que a vida física não é capaz de oferecer, basta um clique. No entanto, o clique depende do quanto de crédito você tem para gastar, e de manter uma boa relação com o seu anjo: é assim que eles chamam os atendentes de SAC contratadas para realizar todos os desejos do pós-vida.



O futuro da existência é um reality virtual

Contudo, nem toda a tecnologia é capaz de substituir a interação social, pois dentro do Upload as pessoas que foram upadas podem manter contato com familiares e amigos. Tenho medo só de imaginar que estou recebendo uma ligação do além. É quase um velório eterno, a pessoa não está, mas está, basta abrir um aplicativo. 
Tudo dentro do Upload é uma versão bizarra de antigos problemas conhecidos da internet. A programação mal feita que cria vácuos, hackers que invadem sistemas e realizam desejos, atendentes que tem o poder de alterar a vida dos residentes se sentirem vontade, ou tiverem um dia ruim. Aliás, s pessoas que não podem pagar pelo melhor plano são congeladas quando atingem o limite de dados.
Enfim, Upload é uma série muito interessante que provoca reflexões desconfortáveis. Uma narrativa bem humorada que usa um de nossos maiores medos para explicar o limite entre tecnologia e controle. Afinal, vale qualquer coisa para conquistar a imortalidade?


Ficha técnica


Título: Upload
Título original: Upload
País: EUA
Data de estréia: 1 de maio de 2020
Gênero: Comédia, Ficção científica 
Classificação: 16 anos
Duração: 10 episódios
Distribuidora: Amazon Prime Vídeo
Direção: Greg Daniels
Elenco: Robbie Amell, Andy Allo, Allegra Edwards, Zainab Johnson e Kevin Bigley


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google