Cinema

Crítica: Enola Holmes - Uma detetive teen

Novo filme da Netflix traz uma detetive feminina e adolescente como irmã do Sherlock


A Netflix continua com as adaptações de obras literárias. Para surpresa de alguns brasileiros, Sherlock Holmes não existe e mais um filme foi feito inspirado em sua história.

Na verdade a grande protagonista dessa história baseada no livro de Nancy Springer é Enola Holmes, criada pela autora para ser uma versão feminina do famoso detetive.

No filme ela é vivida pela atriz Millie Bobby Brown (Stranger Things e Godzilla 2), a adolescente de 16 anos que foi criada apenas pela mãe e treinada a vida toda para decifrar enigmas.

Com o sumiço da mãe na manhã de seu aniversário, Enola se vê sozinha até que seus irmãos Sherlock (Henry Cavil) e Mycroft (Sam Caflin) retornam a propriedade da família, um para descobrir o paradeiro da mãe e o outro para cuidar da irmã.

Mycroft tem uma visão bem fechada do que é melhor para Enola. Felizmente para nós, expectadores, Enola é corajosa, determinada e muito esperta, vai descobrindo as pistas que a mãe deixou e acaba esbarrando com um marquês (Louis Partridge) que a faz desviar um pouco de seus objetivo, mas acaba sendo um grande aliado.


As maiores mudanças em relação à perfil de personagem são os irmãos. Mycroft ganha um quê de vilão e Sherlock fica mais emocional do que estamos habituados a ver nos livros de Conan Doyle e nas adaptações anteriores, mas essa é uma interpretação da autora do livro, não exatamente dos atores. Embora o casting do filme tenha sido questionável de início, todos os atores estavam bem em seus papéis, inclusive Henry Cavil, que alguns até já tinham esquecido que é inglês.

O filme adota uma quebra da quarta parede desde o início e apesar de não ter uma razão na narrativa que justifique essa quebra, ela é bem vinda em alguns momentos.

O momento histórico em que se passa o filme acabou sendo bem oportuno, uma vez que fala de eleições e que todo voto conta para mudar o que não está certo.

Enola Holmes é um filme bem com cara de sessão da tarde, levando em conta todos os pontos positivos disso, divertido, empolgante e deixando o expectador com vontade de mais. Ótima aposta da Netflix.

Ficha técnica


Título: Enola Holmes
Ano de lançamento: 2020
Direção: Harry Bradbeer
Produção: Netflix
Data de estreia: 22 de Setembro de 2020
Elenco: Millie Bobby Brown, Henry Cavil, Sam Caflin, Helena Bonham Carter, Louis Partridge


Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google