Headspace - Meditação Guiada – série ensina tecnicas de meditação através de animações minimalistas

Dia desses tive uma conversa rápida pelo Whatsapp com a Polly sobre a necessidade de reservar um dia para descansar , afinal estamos exaustx... (por Kika Ernane em 25/02/2021, via GeekBlast)



Dia desses tive uma conversa rápida pelo Whatsapp com a Polly sobre a necessidade de reservar um dia para descansar, afinal estamos exaustxs. Uma vez que, os últimos meses foram desafiadores para todos. Da mesma forma, as perspectivas de retorno da normalidade não são muito promissoras. Pois, é necessário que, no mínimo, 70% da população esteja imunizada para que o COVID-19 deixe de ser uma ameaça. E sabemos que isso está longe de acontecer.

Em suma, vivemos num mundo que exige muitas habilidades para realizar atividades regulares, fazendo com que estejamos sempre ocupados. Já que, o trabalho não é somente uma questão de sobrevivência, mas algo que define quem somos.

Aliás, existem diversos tutoriais online com dicas de como se tornar uma pessoa bem-sucedida e celebrada por listas do tipo “30 under 30”. Listagem criada pela Forbes que apresenta pessoas de sucesso, em diversos seguimentos, com menos de 30 anos. Algo, um tanto cruel quando pensamos que estamos vivenciando o aumento da expectativa de vida. No qual é comum vermos pessoas com mais de 90 anos, especialmente agora que eles foram os primeiros a serem vacinados, eu não imaginava que tivesse tantos.



Logo, qual a necessidade de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro antes dos 30? Se não estamos nem na metade de nossas biografias? Ocorre que, essa pressão é absurda e está criando um exército de pessoas ansiosas e deprimidas. Incapazes de aproveitar a vida, visto que estão tentando criar um unicórnio, empresa que vale 1 bilhão, antes dos 25 anos.

Headspace - Meditação guiada é uma série animada da Netflix que ensina técnicas de meditação, onde cada episódio, além de realizar uma meditação guiada por Andy Puddicombe, a mente criativa por traz do aplicativo Headspace, faz uma breve contextualização de alguns aspectos da existência humana, segundo a filosofia que aprendeu com monges budistas.

A propósito, o ser humano é o animal mais complexo que habita o planeta Terra, assim como é o único com a capacidade de refletir sobre a própria existência. Entretanto, a sociedade que criamos ao longo dos anos não facilita nossa permanência e conexão com o ambiente no qual estamos inseridos.



O que é meditação?

“A meditação é uma habilidade, um jeito de treinar nossa mente para que ela fique mais clara e calma, para assim termos uma maior sensação de tranquilidade na nossa mente, corpo e vida. Sendo que, é possível meditar sozinho ou em grupo. Enfim, meditar é se retirar por alguns segundos para tornar nossa mente mais presente e menos distraída”, explica Andy Puddicombe no início do primeiro episódio.

Atenção focada

No primeiro episódio conhecemos a atenção focada, o tipo mais básico de meditação, que ajuda a afastar os problemas, temporariamente, para proporcionar mais calmaria e relaxamento.

Estar presente

Parece um tanto óbvio, no entanto, estamos tão focados no futuro, no que é necessário fazer para alcançar nossas metas Herculanas, que nos esquecemos de curtir o momento. De desfrutar a vida que recebemos ou de passar um tempo agradável com pessoas que amamos e que nos fazem sentir bem. Não com aquelas que precisamos suportar, já que fazem parte do pacote rumo a prosperidade tão festejada por palestrantes motivacionais.

“Treinar a mente é mudar o nosso relacionamento com sentimentos e pensamentos passageiros, aprender a vê-los com um pouco mais de perspectiva, quando fazemos isso naturalmente encontramos um lugar de calma”.

Afinal de contas, estar presente é entender que não somos capazes de controlar tudo.



Meditação reflexiva

O sentimento de gratidão contribui com a nossa felicidade e realização. Contudo, além de ser um sentimento positivo por permitir que enxergarmos o quanto temos motivos para agradecer. Também pode ser sufocante quando exige que sejamos gratos por tudo. Ainda que a vontade seja de chorar e se permitir sentir vulnerável. Ocorre que, ser feliz é importante, mas a tristeza faz parte da vida é não pode ser eternamente evitada.

“Entender que o importante é a jornada não o destino”, é mais um ensinamento apresentado por Andy Puddicombe no terceiro episódio.

Enfim, em cada episódio de Headspace - Meditação guiada é possível realizar uma técnica de meditação guiada por Andy Puddicombe, em alguns minutos. Pois, os episódios são curtos. Uma boa alternativa para quem precisa apaziguar a mente no decorrer da correria do dia a dia.



Ficha técnica

Nome: Headspace – Meditação Guiada
Nome original: Headspace - Guide to Meditation
País:  EUA
Data de estreia: 01 de janeiro de 2021
Gênero: Documentário, Ciência e natureza, Animação
Classificação: Livre
Duração: 8 episódios – aproximadamente 20 minutos
Distribuidora: Netflix
Direção: Andy Puddicombe
Elenco: Andy Puddicombe

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google