Séries & TV

Crítica: Inventando Anna e a nossa habilidade de acreditar que a grama do vizinho é mais verde

Inventando Anna séria da Netflix que apresenta as aventuras da jovem russa que enganou a elite americana merece sua atenção

Inventando Anna, série da Netflix que estreou dia 11 de fevereiro, conta as peripécias de Anna Delvey, uma jovem russa que fingiu ser uma herdeira milionária e quase conseguiu um aporte financeiro de 40 milhões para fundar uma instituição com o seu nome.

Uma história real que mostra como é possível desenvolver uma narrativa e atrair pessoas através do ideal de riqueza. Com sua história Anna conquistou meu respeito e vou explicar o porquê.

A propósito, não sou a favor do que a jovem fez, mas não posso ignorar sua esperteza.

Sinopse

Empreendedora audaciosa ou golpista? Uma jornalista conta a história de Anna Delvey, que convenceu a elite de Nova York de que era uma herdeira alemã.


Vivemos na sociedade do compartilhamento, onde pessoas mostram um recorte de suas vidas nas redes sociais, após escolher o melhor ângulo entre as dezenas de shoots e alguns filtros depois. Para pessoas que anseiam por entretenimento e uma vida de glamour como a visualizadas nas telas de seus smartphones.

Inspirada por essa faceta do comportamento humano que Anna Sorokin criou uma persona para si. Uma herdeira rica, que queria provar para o pai que era capaz de criar algo do zero, sem seu suporte. Como não tem dinheiro, pois, o pai regula suas finanças, a jovem precisa encontrar um investidor. Por isso, se infiltra na elite social estadunidense para ter acessos.


Quem apresentou Anna

A história de Anna Sorokin só chegou até nosso conhecimento porque a jornalista Jessica Pressler, interpretada por Anna Chlumsky, de Meu primeiro amor, percebeu que o assunto renderia. Afinal, os grandes investidores que acreditaram na narrativa da Senhorita Delvey queria jogar tudo embaixo do tapete.

Já que é vexatório o fato de que uma jovem imigrante falida tenha colocado tantas pessoas no bolso. A propósito, indivíduos considerados gênios das finanças. Foi aqui que ela ganhou meu respeito, com o seu poder de persuasão e narrativa muito bem construída.

A jornalista Vivian Kent, Anna Chlumsky, viu em Anna Delvey, Julia Garner, a chance de resgatar sua carreira, que estava no limbo devido a um erro de verificação de fatos. Que a fez publicar uma notícia falsa, em um dos jornais de maior circulação do país.

Portanto, não se trata de uma história de identificação, ainda que o afeto aconteça com o tempo. Mas, de investigar como Anna conseguiu enganar tanta gente, por tanto tempo. Especialmente grandes firmas e figurões dos investimentos.


O pitch vencedor

Quem assistiu Shark Tank, já deve ter ouvido a palavra pitch. Que é o momento onde o empreendedor apresentar seu negócio durante a busca por investimentos. Explicando o porquê deveriam investir nele e como esse investimento é vantajoso para ambos. Anna se transformou num pitch itinerante e fashionista, embalado por suas roupas de grife e jeitinho de princesa.

Anna Sorokin criou um storytelling de si digno de uma estatueta do Oscar, até Meryl Streep aplaudiria de pé. Uma narrativa sobre a herdeira russa que veio para os EUA viver o sonho americano, de criar algo sozinha sem o patrocínio da família. Para provar para o pai que era capaz. Algo similar ao roteiro de diversos filmes que são campeões de bilheteria.


Só que Anna era muito ambiciosa, seu negócio era uma instituição que misturava arte e clube exclusivo para pessoas podres de rica, como ela. Que buscam por exclusividade e ambiente luxuoso.

Uma instituição que leva seu nome, mesmo que ninguém conheça Anna Delvey. Portanto, o tipo de negócio que necessita de muita grana para ser realizado. Como Anna conseguiria convencer alguém a dar tanto dinheiro? Com uma bela história!!!

Os contos de fadas são narrativas transmitidas de forma oral há milênios. Aliás, o boca a boca ainda é a estratégia de marketing mais efetiva que existe. Foi o poder da comunicação que abriu portas para Anna. Pois, uma pessoa que conhecia uma pessoa apresentava a jovem para possíveis investidores.

Nessa escalada Anna Delvey alcançou o inimaginável. Claro que para nós, meros mortais, porque para a Senhorita Delvey era o mínimo, considerando seu talento para negócios. É muita autoestima Brazil!!


Afinal, quem é Anna Delvey?

A Diva dos 30 under 30, a garota que ninguém conhecia, no entanto, era uma herdeira bilionária. Que, de tanto repetir a mesma história se tornou o que acreditava ser. Também é a pessoa que você deveria conhecer.

Não se engane pelos primeiros capítulos que são arrastados. Já que a partir do quarto as armações de Anna se intensificam. Não só dela, mas de outros vigaristas notórios. Dado que a jovem russa cruza o caminho de 2 deles. Um até já foi tema de um documentário da Netflix Fire Festival: Fiasco no Caribe.

Enfim, Inventando Anna é uma série incrível, com uma construção de personagem muito boa. Que recomendo fortemente. Vale cada centavo da mensalidade do serviço de streaming que é uma das mais caras.


Ficha técnica

Título: Inventando Anna

Título original: Inventing Anna

País: EUA

Data de estreia: 11 de fevereiro de 2022

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Duração: 9 episódios

Distribuidora: Netflix

Direção: David Frankel

Elenco: Julia Garner, Anna Chlumsky, Katie Lowes, Laverne Cox, Jennifer Esposito, Arian Moayed, Anders Holm, Anna Deavere Smith, Jeff Perry e Terry Kinney.


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google