Cinema

crítica: Sonic 2, uma sequência a altura dos 16-bits

Não tem como não rir com Jim Carey e Sonic. Sequência vem para ampliar o universo do azulado no cinema.


O novo filme do ouriço azul chega aos cinemas com muita comédia e aquela dose de positividade. Quando o primeiro filme dá certo e faz sucesso, é muito difícil que não tenha uma sequência e acabe se tornando uma franquia. Sonic 2 chega aos cinemas para mostrar que é possível fazer uma sequencia tão divertida quanto o primeira.

Depois de ouvir os fãs e mudar o visual do personagem para algo mais próximo dos vídeo games, o estúdio chegou nessa sequência com crédito de ter feito um primeiro filme à altura do amor e nostalgia de quem jogava Sonic no Mega Drive.

Por isso, talvez as expectativas altas sejam uma armadilha, mas neste caso elas foram atingidas.

O Dr. Robotnik (Jim Carey) retorna à Terra com a ajuda de um novo ser extradimensional. Knuckles, o Echidna está à procura de uma esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações. Quando os dois se juntam e se põem contra Sonic, o inteligente Tails decide avisar o ouriço que ele deve proteger o item em nome da coruja Garralonga, e ambos partem em uma jornada para encontrar a joia antes que ela caia em mãos erradas. 

Este novo filme podemos encarar de duas formas: uma adaptação de um game ou uma comédia para a família.

Como comédia o filme é excelente, tem ótimas sacadas e as piadas não são pastelão, mesmo Jim Carey tendo encarado o Charada em alguns momentos. Como adaptação de game o filme peca ao dar mais espaço às cenas de comédia de personagens secundários do que à uma cena que remete diretamente à uma fase do jogo.

O filme apresenta dois novos personagens, Tails e Knuckles. Ambos são uma adição muito legal para expandir o universo de Sonic no cinema. O raposinha se encaixa tão bem no filme que nem sentimos falta de Tom (James Marsden) e Maddie (Tika Sumpter), que tem bem menos tempo de tela.

Knuckles é um personagem mais durão, formal e o oposto do Sonic, por isso não funcionaria sozinho, mas em conjunto os dois se balanceiam.

É uma comédia divertida e uma boa forma de ampliar o universo do espinhudo no cinema, podemos esperar muito mais no futuro, mas o filme tem uma história que se fecha bem. Se no primeiro, Sonic consegue uma família, neste o tema é amizade. 

A dublagem brasileira dá mais um show, já é impossível pensar no Sonic sem a voz do Manolo Rey e do Jim Carey sem a voz do Tatá Guarnieri. Vale a pena ver dublado no cinema, com a vantagem que a criançada vai poder aproveitar também.

Sem dar muitos Spoilers, posso dizer que é um filme pra rir e que todos, até quem não é fã do jogo e quem viu as animações dos anos 90, irão se divertir muito.

Fique até começar os créditos na tela preta. (#ficaadica)

Ficha Técnica

Título: Sonic 2 - O Filme
Título Original: Sonic The Hedgehog 2
Ano produção: 2022
Direção: Jeff Fowler
Estreia: 7 de Abril de 2022
Classificação:  livre
Gênero: Ação; Aventura; Ficção científica 
Países de Origem: Estados Unidos da América
Elenco: James Marsden; Jim Carrey; Tika Sumpter; Natasha Rothwell; Adam Pally; Shemar Moore; Ted Barba; Ben Schwartz; Idris Elba; Colleen O'Shaughnessey

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google