Cinema

Crítica: Nosso Sonho A História de Claudinho e Buchecha - O verdadeiro sentido de Amizade

Filme que retrata a história da dupla Claudinho e Buchecha chega aos cinemas


No dia 21 (vinte e um) de setembro, chega aos cinemas o filme Nosso Sonho que conta a história da dupla mais icônica do funk brasileiro, Claudinho e Buchecha, fomos conferir esta obra que emociona e abala até o mais bruto dos fãs.


Sinopse Oficial

 “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira.
 
A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.

Quem cresceu nos anos 1990 teve a possibilidade de acompanhar o sucesso estrondoso que esta dupla fez no cenário brasileiro. O longa começa em 1984 com a narração do Buchecha (Juan Paiva) contando como sua amizade com o Claudinho (Lucas Penteado) começou, as crianças foram interpretadas por Gustavo Coelho (Buchecha) e o streamer Boca de 09 (Claudinho). As crianças trazem um sentimento de amizade inocente que funciona muito bem na tela.


Por mais que seja a história da dupla, fica claro que é mais uma homenagem do Buchecha para seu companheiro de dupla. Claudinho sempre sorridente e otimista busca formas de crescer e seguir um outro rumo na vida, virar MC. Buchecha em contrapartida é aquele cara mais pé no chão que fica feliz por ser assalariado com carteira registrada. É interessante ver essas personalidades tão distintas entre eles, Buchecha com um drama intenso em sua relação com o pai e Claudinho sempre alto-astral dizendo que tudo vai dar certo.

Abaixo, um trecho que retrata bem a energia do Claudinho:


A montagem do filme é simples e eficaz, tudo começa com o fatídico dia 13 de julho de 2002 onde o cantor Claudinho sofreu um acidente que ocasionou em seu óbito. Segue-se então uma história narrada por Buchecha onde ele conta como conheceu o Claudinho e como sua vida mudou ao encontrar este amigo, amigo não, "faixa, o seu anjo. No desenrolar da trama, para a passagem dos anos, a montagem dá uma acelerada para mostrar o sucesso que a dupla alcançou, fazendo inclusive turnê internacional, sempre com a família de background.

Abaixo, o vídeo mostrando essa passagem de tempo:


Sobre os Atores


Quando anunciaram esta produção, ao bater os olhos neles, o primeiro pensamento era: o Lucas Penteado vai interpretar o Buchecha. Pelo cartaz, ele era a cara que sorridente e com boné do Buchecha que se apresentava na TV nos anos 1990.

Assistindo ao filme, você olha bem para o Juan Paiva e ainda fica pensando que não combina com ele o papel de Buchecha, até que ele coloca o boné e os óculos: é o Buchecha totalmente migrado para as telonas.

Lucas nasceu para ser o Claudinho, até a língua presa ele trouxe bem para a obra, quando solta o seu jargão: "meu faixa", gíria que, para eles, significa mais que amigo, irmão. A entrega na atuação é magistral, o ator consegue buscar todos os trejeitos que o Claudinho tinha e transmite de forma simples para a tela.

Juan Paiva, como dito acima, começa contido e vai se desabrochando durante o desenrolar da trama até o momento em que você olha e fala: definitivamente eles são Claudinho e Buchecha.

Conclusão


Nosso Sonho é o filme que os fãs precisavam assistir e que não conhece ainda, é a história necessária para aprender sobre a maior dupla de funk brasileiro. A única ressalva que foi incômoda no filme é quando os atores que interpretam a dupla Cidinho e Doca estão no palco, a falta de sincronia com a trilha sonora atrapalha um pouco, mas isso é coisa de crítico mesmo.

Ficha técnica

Título: Nosso sonho
Ano de Estreia: 2023
Data de estreia: 21 de setembro de 2023
Direção: Eduardo Albergaria
Roteiro: Eduardo Albergaria
Duração: 121 min
Gênero:  Biografia, Drama
Elenco: Juan Paiva, Lucas Penteado, Clara Moneke, Boca de 09, Gustavo Coelho, Nando Cunha, Lellê


Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google