Cinema

Documentário “Lua de Cristal às Avessas” resgata os bastidores do clássico de Xuxa

“Lua de Cristal às Avessas” estreia dia 20/06 no YouTube com entrevistas inéditas e bastidores do filme mais visto por uma geração.


Lua de Cristal está de volta — mas agora sob uma nova lente. O clássico de 1990 estrelado por Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro, que marcou a infância de milhões de brasileiros, ganha um documentário inédito: “Lua de Cristal às Avessas”. A estreia é no dia 20 de junho, às 20h, com transmissão gratuita no YouTube, pelo canal Descontrole Remoto.


Com direção de Rodrigo Nicodemo e apoio da Lei Paulo Gustavo, o documentário mergulha nos bastidores da produção, nas histórias de bastidores e no impacto cultural do longa dirigido por Tizuka Yamasaki. O filme original levou mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas e permanece um ícone da cultura pop brasileira.

Entre os entrevistados estão:


Tizuka Yamasaki fez a direção do filme “Lua de Cristal”. Créditos: Divulgação

  • Tizuka Yamasaki (diretora)
  • Diler Trindade (produtor)
  • Michael Sullivan (compositor)
  • Paulo Vieira (humorista e fã da Xuxa)
  • Julia Lemmertz, Adres sa Koetz e Marilu Bueno (atriz que faz uma de suas últimas aparições no projeto)
  • Ex-integrantes do João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Paquitos e outros nomes da música e televisão dos anos 90.
Paulo Vieira representa os fãs do filme e claro da Xuxa. Créditos: Divulgação

As atrizes Marilu Bueno e Julia Lemmertz

Com uma pegada nostálgica e crítica, “Lua de Cristal às Avessas” vai além do tributo: analisa o contexto político e cultural da época — inclusive os impactos do governo Collor no cinema nacional — e discute a evolução (ou estagnação) da produção audiovisual voltada ao público infantojuvenil.

Curiosidade geek: não existe um making of oficial do filme original, o que faz deste documentário um verdadeiro registro histórico e afetivo para fãs, pesquisadores e saudosistas.

Onde assistir:

No canal Descontrole Remoto, gratuitamente, a partir de 20 de junho.

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google