Animes

Yu Yu Hakusho: 25 anos do Time Urameshi

Após Ranma ½ completar seus trinta anos, chegou a vez de Yusuke e sua turma comemorarem: hoje Yu Yu Hakusho completa seus 25 anos.


Em agosto, Ranma ½ completou seu aniversário de 30 anos, e hoje sua autora comemora seus 60 anos, porém, outra grande obra comemora uma data especial hoje.


O início das aventuras

No dia 20 de novembro de 1990, Yoshihiro Togashi, criador de Hunter x Hunter lançou a icônica obra chamada Yu Yu Hakusho, que contava as aventuras de Yusuke Urameshi, um delinquente que, por um evento inesperado do destino, salva um garotinho e torna-se um espírito. A ação altruísta do rapaz foi tão inesperada que lhe foi dada uma chance de reviver, onde ele deveria tornar-se um detetive sobrenatural, ajudando a livrar o mundo de demônios que tentam atacar a humanidade.

O sucesso do mangá rendeu uma adaptação para a televisão, e em 10 de outubro de 1992, os fãs puderam ver, de forma animada, as grandes lutas de Yusuke e sua turma.

O impacto do Leigan


Tido como um dos melhores animes, Yu Yu Hakusho gerou um grande impacto, devido a seus personagens, trama e inúmeras referências, dentro e fora do título. O título rendeu diversos OVAs, além de um filme e diversos produtos, como bonecos, jogos e acessórios. A animação, além de ser extremamente fiel ao seu material fonte, é extremamente popular, emplacando como um dos 130 melhores e um dos 250 mais populares.

Adicionando mais elementos marcantes


No Brasil, o título foi inicialmente transmitido pela Rede Manchete, depois pelo canal de tv por assinatura Cartoon Network e os canais Rede 21, Band e PlayTV. A animação, que já era boa, recebeu um acréscimo de popularidade graças à icônica dublagem, que inseriu diversas expressões nacionais e trouxe dubladores de peso como Christiano Torreão (Joe Shimamura - Cyborg 009), José Luíz Barbeito (Jin - Samurai Champloo), Mirian Ficher (Patamon - Digimon Adventures) e Mabel Cezar (Piyomon - Digimon Adventures).


Outro ponto lembrado com carinho pelos fãs em relação a dublagem é a adaptação das musicas do anime, todas excelentes.

25 anos depois...


Em comemoração aos 25 anos da animação, a loja Movic trouxe diversos acessórios com os principais personagens do anime. Os acessórios incluem blusas, adesivos e chaveiros, dando aos fãs da obra novos itens para suas coleções e lembrando da importante data do título.





O site NicoVideo anunciou que, em homenagem aos 25 anos de Yu Yu Hakusho, fará transmissões especiais ao longo de cinco dias, onde serão transmitidos os 112 episódios originais da série. As transmissões começam hoje, dia 10 (data do aniversário) e seguirão até sábado, 14, às 18:30.

Curiosidades


  • Durante o torneio de sucessão de Genkai, é possível ver diversos personagens da franquia Street Fighter no meio da multidão, entre eles Zangief (com a cicatriz de Sagat), Dhalsin e E. Honda.

  • As Quatro Bestas Sagradas são baseadas nas Quatro Direções da mitologia asiática
  • No final da luta entre Kurama e Ura Urashima, a pose que a juíza Juri faz ao retornar à forma adulta lembra a sequencia de transformação de Usagi em Sailor Moon.
  • O pai de Koenma, o Rei Enma, possui uma leve semelhança com o personagem homônimo de Dragon Ball.
  • A Raposa de Nove Caldas de Naruto recebeu o nome de Kurama em homenagem ao personagem de mesmo nome de Yu Yu Hakusho.
  • Yusuke e Yomi fazem uma breve aparição em Binbougami Ga!, onde a luta entre eles é mencionada.
  • Josuke Higashikata, de Jojo's Bizarre Adventure Parte 4 é comumente comparado a Yusuke
  • A dubladora de Kurama, Megumi Ogata, também dublou a Sailor Urano (na animação dos anos 1990). Coincidentemente, Togashi é casado com Naoko Takeuchi (autora de Sailor Moon).

Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google