Livros

"Como você escreve tão rápido?", George R.R. Martin questiona Stephen King

Por favor Sr. King, ensine Martin, pois não aguentamos mais esperar o novo Game of Thrones!



Um dos autores mais aclamados da atualidade, George R.R. Martin encontrou-se recentemente com o autor mais temido: Stephen King. A conversa dos autores ocorreu durante a turnê de divulgação do romance de King: "End of Watch", na cidade de Albuquerque, no Novo México.
Os autores dispensam apresentações. Um é responsável por uma das mais bem sucedidas séries da televisão norte americana - Game of Thrones - que é uma adaptação livre das obras. O outro é considerado o pai do terror moderno, sendo considerado um dos autores mais bem sucedidos da história e com uma frequência de lançamentos invejável: há pelo menos 3 livros novos de King por ano chegando as prateleiras. A questão foi levantada por Martin.

"Como é que você consegue escrever tantos livros rápidos, porra?", perguntou perplexo. A pergunta causou risos em Stephen King, que explicou que escreve ao menos seis páginas por dia no decorrer de três a quatro horas. "Quando tudo ocorre bem, eu consigo entregar um livro novo em, aproximadamente, dois meses", revela.

Ainda conversando sobre o processo criativo e a escrita, Martin mostrou-se incrédulo quando King alegou não ter bloqueios criativos. O mestre do horror, no entanto, diz que quando mais pressão há sob um autor, mais propício ele está a ter um bloqueio.

"Há muita pressão e assédio que escritores sofrem por parte dos fãs. Eles gritam com você! Eles dizem: 'queremos o próximo livro - e queremos ele agora!'. Se comportam como crianças. Mas nada se comparada à pressão sofrida por J.K. Rowling antes da entrega do livro final de Harry Potter". King revelou que esteve com a autora britânica em um evento e relatou a ele casos que sofrera no processo de escrita. "Na ocasião ela (Rowling) me perguntou: 'eles não entendem o que fazemos, não?'. Eu respondi: 'como poderiam? Nem mesmo nós entendemos!'".

Os autores também conversaram sobre outras questões sociais, que são abordadas no novo livro de King. O encontro foi gravado e está disponível on-line (sem legendas) com duração de 55 minutos. Você pode conferir abaixo:



A versão em inglês de End of Watch já está à venda nas livrarias. No Brasil, o romance ganhou o título de O Último Turno e será publicado pela editora Suma de Letras em Outubro de 2017.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google