Séries & TV

Sven Martin revela detalhes da criação de dragões em Game Of Thrones

Cada modelo demora 4 meses para ficar pronto!


Qual o motivo de tanta gente amar Game Of Thrones? Essa foi a questão levantada por Sven Martin, técnico de VFX do premiado estúdio Pixomondo, ao iniciar a participação no painel da HBO, que revelou detalhes da série líder de audiência e aceitação do público: Game Of Thrones, durante a Comic Con Experience 2016.

"Tantas pessoas amam Game of Thrones, pois ela é uma série real", responde Sven. Para o profissional, apesar da série se passar em uma distopia arcaica, a obra dispõe de tramas relevantes e a preocupação em tornar tudo o mais real possível. "Eles poderiam fazer tudo em uma tela verde, mas não. Tudo é filmado em locações reais, até mesmo castelos e calabouços", afirma. Sven revelou que inúmeros países são visitados pelas equipes de filmagem e os cenários são naturais. Para tanto, o técnico demonstrou algumas cenas filmadas sem a edição final com a inclusão de efeitos especiais. casas normais são redesenhadas e, com efeitos especiais, tornaram-se castelos. Montanhas ganham pontas afiadas e o céu azul dá espaço para a tonalidade cinza. Nada ali é criado do zero, mas sim retrabalhado a realidade filmada, para garantir ao máximo a sensação de realidade para os telespectadores.



"Mas... e os dragões? Eles são criaturas fantásticas e ideias loucas vieram a nossa cabeça. Então começamos a procurar referências". Sven detalhou todo o processo de criação, que envolveu muita pesquisa e observação da natureza. A proposta era tornar os dragões o mais próximo de criaturas reais.  Ele revelou que para a segunda temporada foi trabalhado rapidamente em modelos de dragões bebês e, por eles ainda terem pouca interação, sem a necessidade de dar enfoque no rosto, foram elaborados cerca de 8 modelos diferentes. Cada um deles demorava cerca de 4 meses para ficar pronto.

Ao passar do tempo, Sven determinou que conforme os dragões fossem crescendo, era necessário passar uma imagem crível aos telespectadores. Para tanto, investiu com toda a equipe na realização de dragões com detalhes reais. Para tanto, ele e uma extensa equipe de produção, estudaram diversos repteis e cores para melhor definirem a forma como deixar o dragão. "Queríamos que os dragões ficassem aterrorizantes e inovadores, mas ainda assim um dragão que já estávamos acostumados. Por isso tentamos algumas versões, como a pintura do molde inteiro em cinza, mas não ficou bom o bastante. Então passamos a estudar cores, texturas e analisar diversos animais para criar um dragão totalmente novo - e o mais próximo da realidade", declarou.


Sven estudou por meses toda a estrutura muscular dos animais para criar os novos moldes. Além disso, tomou o cuidado de criar uma estrutura que permitisse ao animal voar. Uma das opções que ele chegou fora de estudar o corpo de um pássaro, mas declarou ficar com pena de matar um animal. Para reverter o quadro, Sven comprou diversos frangos congelados no supermercado e entregou para a equipe analisar toda a estrutura da assa: desde os ossos até a transparência da pele ao encontro com a luz. "Em cada mesa de nosso escritório havia um frango", revela.

No último modelo criado por Sven e equipe, um único dragão havia 285 objetos que o tornavam um fantoche possível de mover todos os músculos de forma real.

Outra curiosidade revelada pelo profissional fora a utilização de fogo real nas cenas dos dragões. As chamas que eles soltam são verdadeiras e os dublês, literalmente, pegam fogo.

Para demonstrar todo o trabalho realizado, Sven demonstrou o making off da temporada passada, causando euforia nos telespectadores. O vídeo pode ser visto abaixo:



Sven aproveitou a presença do painel e declarou que esta é a primeira vez que está no Brasil, mas que sempre sonhara visitar o país. Responsável pelos efeitos especiais de outras obras (o mais recente deles o filme da Mulher Maravilha), o profissional encerrou o bate papo agradecendo a oportunidade e declarando que os fãs irão se surpreender com os efeitos especiais que serão aplicados na próxima temporada de Game of Thrones. É esperar para ver.

O painel da HBO ocorreu na Comic Con Experience 2016, na quinta-feira, 01, e contou também com a presença do responsável pelo storyboard Will Simpson e a atriz Natalie Dormer.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google