Quadrinhos Top 10

As 10 Melhores Edições de Sonic the Hedgehog (Archie Comic)

Com mais de 20 temporadas, resolvemos separar as 10 edições imperdíveis para quem curte as HQs do azulão!

A série de quadrinhos Sonic the Hedgehog, produzida pela Archie Comic, tem se mantido no mercado desde 1993, ao ponto de ser a única série de HQs baseado em um personagem de videogame com mais tempo de duração. Entre adaptações de jogos e histórias únicas para o seu universo, resolvemos trazer à tona dez das melhores edições produzidas durante essa longa trajetória nos quadrinhos.


OBS: Deixamos de fora crossovers e histórias de edições paralelas (como as revistas Knuckles the Echidna e Sonic Universe), pois estas merecem um destaque à parte e nos centraremos mais nas edições da saga principal.

10 - Edição #033B (3ª temporada) – Super Sonic vs. Hyper Knuckles


Certamente uma das edições mais aguardadas pelos fãs durante a “Era de Ouro” da série. Sonic the Hedgehog: Duelo de Titãs não só abre a terceira temporada dos quadrinhos do azulão como também traz um desfecho bem impressionante, onde Knuckles e Sonic adentram uma Zona Desconhecida (que faz alusão aos Estágios Especiais dos jogos) e lá não só conseguem atingir suas super formas como também travam uma luta épica quase no estilo de Dragon Ball Z. Explosões imensas, golpes colossais, destruição de universos e muita pancadaria marcam essa edição que praticamente definiu o rumo das histórias que os quadrinhos tomariam a partir dali. E olhe que ainda estamos na décima colocação.

9 - Edição #184 (12ª temporada) – Anjos do Caos


Mas uma batalha brutal entre Sonic e Knuckles, agora em um fechamento de temporada. Como a volta de um antigo poder místico, o Dr. Finitevus (pertencente a uma das tribos inimigas de Knuckles) consegue ressuscitar a entidade Enerjak no corpo do nosso querido equidna vermelho. O resultado? Knuckles acaba se tornando um vilão altamente poderoso e o único capaz de detê-lo é o Super Sonic. A luta entre os dois é extraordinária e as sequelas da batalha são observadas em todo o planeta Móbius, isso sem falar nos diálogos ao longo da briga, onde Sonic sempre fica fazendo piadas com o seu inimigo no melhor estilo Homem-Aranha. Com um final emocionante (sem Spoilers!), essa edição merece seu devido lugar nessa lista.

8 - Edição #050 (3ª temporada) – Fim de Jogo


Mais um fechamento de temporada, mas este não é um fechamento qualquer. Estamos falando da 50ª edição da série, e para tanto era necessário um encerramento digno de comemoração. Fim de Jogo traz o emocionante “embate final” entre Sonic e seu arqui-inimigo Dr. Robotnik. A história do arco (iniciada na edição #047) traz uma série de revira-voltas que surpreendem o leitor a cada momento, e sua conclusão já se inicia mostrando um pouco do passado de Móbius, mas necessariamente da origem de Ivo Robotnik. Com a participação de quase todos os personagens mais importantes até então apresentados na série, uma intriga pessoal dos “mocinhos”, traições e a execução de uma luta entre herói e vilão para ninguém botar defeito, Sonic the Hedgehog #050 encerra o Arco Robotnik com maestria e deixa ainda muitas histórias em aberto para o prosseguir da série.

7 - Edição #082B (7ª temporada) – Sonic Adventure


Todos estavam muito empolgados no final de 1999 com o lançamento de Sonic Adventure para Dreamcast, e claro que a Archie não perderia a chance de fazer uma adaptação deste jogo para os quadrinhos (algo que também foi visto no anime Sonic X). A adaptação teve seu início a partir da edição #079, mas é nessa edição especial de 48 páginas que temos um grande resumo do início da aventura com seu ótimo prosseguimento até a luta com Chaos 6 na Egg Carrier. Trazendo momentos icônicos do jogo, além de novas perspectivas com seu embasamento que dá continuidade à trama das HQs, (para não comentar dessa capa incrível baseada no jogo) está é uma verdadeira edição de colecionador.

6 - Edição #196 (13ª temporada) – O Ataque dos Ouriços: Final


A Saga Scourge foi sem dúvida uma das melhores de toda a série (pessoalmente é a minha preferida), e trouxe um eletrizante embate entre os heróis de Móbius e suas contra partes malignas da bizarra Zona Inversa de Moébius. A parte final desse arco, além de uma luta entre os ouriços mais poderosos do universo Sonic (como Shadow, Silver e Metal Sonic) ainda mostra o irado vilão Scourge em sua super forma massacrando do modo mais humilhante possível os Lutadores da Liberdade e até mesmo seus próprios “aliados” do Esquadrão Supressão. Com atos de luta dentro de um castelo sinistro e em uma floresta obscura em plena tempestade, essa é uma daquelas edições que te deixa atônito e louco para ver como os heróis vão sair dessa situação (se é que vão sair...).

5 - Edição #252 (18ª temporada) – Um Novo Contrato de Vida


A edição que iniciou o reboot da série não poderia ficar de fora dessa lista. Após a finalização da Super Saga Mundos Colidem, o universo de Sonic Prime acaba sofrendo uma drástica mudança, porém com os personagens principais tendo memórias do que haviam vivido no antigo universo (antes deste ser reescrito pela Super Genesis Wave). Já em sua estréia, com sua numeração fazendo uma pequena homenagem aos Novos 52, temos uma incrível batalha de Sonic e Tails contra o bizarro boneco Tails Doll em sua forma diabólica monstruosa e os cidadãos de Mobotropolis correndo desesperados para tentar se salvar da aberração que os assolava. Sonic the Hedgehog #252 não só trouxe antigos personagens repaginados (como Sally Acorn que ganhou um novo visual) como também deu um novo começo para a série sem se desprender totalmente das antigas histórias até então apresentadas.

4 - Edição #200 (13ª temporada) – Oposição é um Jogo Justo


Fechando a décima terceira temporada de forma excelente, Oposição é um Jogo Justo mostra a sensacional conclusão da inevitável guerra entre os Lutadores da Liberdade de Sonic e a Legião Sombria de Eggman. O foco principal dessa edição está justamente em sua luta final entre o herói velocista e o tirano vilão pilotando sua mais nova máquina de batalha: A Egg Tarantula. Com uma sequência maravilhosa de enquadramentos, a história te dá à impressão de estar assistindo um videogame, presenciando algo como a luta contra um chefe dos jogos atuais do azulão. Simplesmente genial! E o diálogo que vai ocorrendo entre Sonic e Eggman ao decorrer da batalha mostram o principal motivo pelo qual o ouriço sempre sairá vitorioso sobre o terrível cientista. Sem dúvida um dos melhores fechamentos de arco e temporada de toda a série.

3 - Edição #175 (12ª temporada) – O Império de Eggman


Uma edição que surpreendeu a muitos pela ousadia de seus roteiristas. Até então as histórias de Sonic contra Eggman estavam um tanto quanto na mesmisse, e poucas foram às inovações e arcos realmente impressionantes depois do fechamento da terceira temporada. A receita era sempre: Eggman preparava-se para atacar, Sonic e os mocinhos chegavam pra impedi-lo, Eggman encurrala Sonic, Sonic faz uma piada se livrando de última hora, Eggman é derrotado por Sonic que mais uma vez salva o dia. Mas em Sonic the Hedgehog #175 a coisa é bem diferente. De cara, só pela capa da revista, dá pra sentir o rumo impactante que nos aguarda nas próximas páginas, e de fato, é algo chocante e muito inesperado: Eggman atacando do nada o QG dos Lutadores da Liberdade após ter dizimado Knothole, além de vermos cada um dos heróis caindo diante do clássico vilão até o momento em que Eggman quebra Sonic (fisicamente e psicologicamente) numa derrota humilhante. Leva aqui nossa medalha de bronze.

2 - Edição #125 (9ª temporada) – Ataque dos Xordas a Móbius


Edições de encerramentos de temporadas ao que parece são o ponto forte da série, já que notoriamente os roteiristas e desenhistas capricham muito mais no serviço. Além de ser uma edição comemorativa (tanto que contou com praticamente a bancada completa dos desenhistas da série deste período), Sonic the Hedgehog #125 nos mostra a origem de Móbius e traz à tona um flashback de como humanos (aqui chamados de overlands) e mobianos (a raça animal humanoide de Sonic e seus amigos) passaram a coexistir, bem como revela o motivo pelo qual os Xordas (raça alienígena dessa edição) querem a aniquilação deste planeta. É uma edição incrível que mostra todas as raças de Móbius, amigos e inimigos se unindo por um bem maior: a salvação de seu mundo. Tendo um final surpreendente e chocante, ela fica com a nossa medalha de prata.

1 - Edição #229 (16ª temporada) – Saga Genesis: Final


Poderíamos listar todas as edições da Saga Genesis nessa colocação, tamanha é a singularidade dessa obra adaptando os dois primeiros jogos do Sonic para Mega Drive nesse arco. No entanto se o início da trama já é ótimo, seu final consegue ser excelente, com os personagens se separando pelas diferentes “fases” do lugar, tendo pouco tempo para restaurar a realidade reescrita pela Genesis Wave antes que esta corrompa toda Zona Prime. Isso sem falar na empolgante luta clássica e definitiva entre Super Sonic e o Eggterminator, culminando numa conclusão incrível para este arco. E convenhamos, só essa capa já é digna de ouro. Realmente fantástico!

Mensão Honrosa: Edição #039B (3ª temporada) – Loucura Meca


A terceira temporada da série é sempre lembrada com muito carinho pelos fãs por seus arcos fantásticos, e Loucura Meca foi um daqueles que deixou muita gente de boca aberta, tanto pelos desenhos extremamente trabalhados de Patrick Spaziante quanto pela sua história bem executada. Se ver Sonic e Knuckles enfrentando-se em suas super formas já tinha sido empolgante, imagine como seria a luta deles em suas formas robotizadas. O vilão da vez é o próprio Sonic em sua versão Meca que, controlado pelo Robotnik, começa a atacar Knothole e seus amigos. Após uma tentativa fútil de Bunnie para detê-lo, Sally apela para a ajuda de Knuckles, o qual também se submete a robotização porém mantendo o seu livre-arbítrio. O duelo é intenso e empolgante, e os detalhes tanto dos personagens quanto dos cenários só cooperam ainda mais para chamar a atenção dos leitores. Por esse motivo ele merece ser citado nessa lista.

E você? Já leu algumas destas edições? Já conhecia as HQs do Sonic? Comente logo a baixo que outras edições poderiam ter aparecido nessa lista!

Desenhista, quadrinista e colunista, é um verdadeiro apaixonado pelo Universo Geek e Cultura Pop em geral. Fã de carteirinha de Sonic, Star Wars, Homem-Aranha, Zelda e dos gênios Akira Toriyama e Jack Kirby, escreve para a GeekBlast e desenvolve pesquisas na área dos quadrinhos.


Disqus
Facebook
Google