Genji Monogatari | Museu lançará curta em homenagem ao romance

Em homenagem aos 20 anos da restauração do Museu de Genji Monogatari, famosa obra da literatura japonesa, o museu lançará no mês de abril um curta baseado na obra.


O Conto de Genji (Genji Monogatari, no original) é, certamente, uma das obras literárias mais aclamadas do Japão. E para homenagear essa obra, o Museu de Genji Monogatari preparou uma surpresa.

O museu, localizado na cidade de Uji, Tóquio, finalizou o título Genji Fantasy Neko ga Hikaru Genji no Koi Shita (em tradução literal, A Fantasia de Genji: a gata que se apaixonou por Hikaru Genji), uma animação original de 20 minutos que será transmitida no museu à partir do dia 2 de abril. Essa semana foi divulgado um trailer da animação:


Combinando história e fantasia, o enredo tem como protagonista uma aluna do ensino médio chamada Hana, que é transformada em gato e transportada de volta no tempo. A jovem é transportada mil anos no passado, parando no Japão da Era Heian, período no qual se passa a história de Genji Monogatari.

Guiada pelo protagonista da história, Hikaru Genji, Hana vivencia, em primeira mão, as emoções que a autora Murasaki Shikibu descreve em seu título. O elenco do especial conta com:
  • Kikuko Inoue (Belldandy - Aa! Megami-sama!) como Murasaki Shikibu, a autora da história
  • Keiji Fujiwara (Maes Hughes - Fullmetal Alchemist) como Fujiwara no Michinaga, a figura que governa o Japão por trás dos panos
  • Hisako Tojo (Aiha - Noragami Aragoto) como Fujiwara no Shoshi, a imperatriz e filha de Michinaga
  • Mao Ichimichi (Hikari "Kari" Yagami - Digimon Adventure tri) como Hana, uma colegial dos tempos modernos
  • Tomoaki Maeno (Naotsugu - Log Horizon) como Hikaru Genji, o protagonista da obra
A equipe de produção conta com: Rika Outa (diretora de episódios de Chuunibyou demo Koi ga Shitai!) na direção do curta pelo LIDEN FILMS Kyoto Studio, Haruka Sagawa (animação chave em K-On! Movie) no design dos personagens e Kazuya Sakamoto (animação chave em K-On! Movie) como produtor. O projeto está sendo apresentado pela cidade de Uji e a NHK Planet Kinki Soushisha.

O curta foi feito para homenagear os 20 anos de renovação do museu, que serve como legado do romance de Murasaki, com arquitetura, objetos e modelos da Corte Imperial da Era Heian. Além dos objetos, visitantes podem assistir vídeos informativos sobre a obra, além de um vídeo com a cena final do título.

Escrito durante o século XI, Genji Monogatari é, por vezes, tido como o romance literário mais antigo do mundo. A obra tem como protagonista um filho de um imperador, chamado de Hikaru Genji. Questões políticas surgem e Genji é demovido ao status de cidadão comum, começando, então, uma carreira como oficial imperial. Sem se prender com um enredo fixo, o conto narra a vida romântica do rapaz e descreve os costumes da sociedade aristocrática da época.

O título é considerado um marco da literatura japonesa, sendo frequentemente aclamado e citado como fonte de inspiração para diversos textos e obras.

Antes do curta atual, outras duas animações baseadas no romance foram lançadas: um longa animado do estúdio Group TAC lançado em 1967 e uma animação de 11 episódios lançada em 2009, criada pelo estúdio Tezuka Productions.

Fontes e créditos:

Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google