Crítica: 1917 - O filme sem cortes

Todos os anos temos um filme de guerra, seja da primeira ou da segunda, que entra nas principais premiações. Este ano chega aos cinemas... (por Laís Tigre em 18/01/2020, via GeekBlast)

Resultado de imagem para 1917 filme

Todos os anos temos um filme de guerra, seja da primeira ou da segunda, que entra nas principais premiações. Este ano chega aos cinemas 1917.


O filme de Sam Mendes tinha uma proposta ousada: Fazer um filme de guerra quase todo em uma sequência. E cumpriu com excelência.

O longa nos faz emergir na história, acompanhamos dois cabos, Blake e Schofield, em uma missão perigosa para enviar uma ordem cancelando um ataque durante a Primeira Guerra Mundial. O caminho passa  pela "terra de ninguém", área entre as trincheiras e que leva para uma parte antes ocupada pelos inimigos, que estão em retirada.

A trama é simples, mas ainda assim 1917 se diferencia de outros filmes de guerra, primeiro por se passar na primeira guerra, depois por ser mais intimista e se tratar só de uma missão, deixando a guerra quase que de background.

Resultado de imagem para 1917 ficha tecnica

Como já disse, o filme é todo um plano sequência, isso faz com que a experiência de assisti-lo seja única, ainda que fiquemos limitados ao que os personagens estão vendo naquele momento, sem aprofundar muito na história anterior de cada um, a não ser o que eles mesmos contam.

Entramos nas trincheiras e acompanhamos como se estivéssemos ao lado deles. 1917 é um filme bem completo no sentido de ter uma direção, fotografia e roteiro muitos bons e que se encaixam. Os atores protagonistas, George MacKay e Dean-Charles Chapman, apesar de pouco experientes, sustentam as cenas e os atores veteranos, Colin Firth, Mark Strong e Benedict Cumberbatch fazem uma pequena aparição, só para pincelar a história.

A escolha de narrativa e do estilo de filmagem, em plano sequência, foi certeira para que entrássemos na história e acompanhássemos sem cansar.


Ficha técnica

Título: 1917
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Sam Mendes, Krysty Wilson-Cairns
Ano: 2019
Data de lançamento: 23 de janeiro de 2020 (Brasil)
Duração: 119 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth, Benedict Cumberbatch


Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.

Comentários

Google
Disqus
Facebook