Cinema

Idas e Vindas : Como nasceu THE BATMAN, o novo filme do cavaleiro das trevas

Vamos relembras toda a trajetória do Batman na última década.


Recentemente, a Dc/Warner divulgaram o trailer do filme “The Batman”, filme que vai trazer de volta o maior detetive do mundo ao cinema em um filme solo.

Mas muitas coisas aconteceram desde o fim da trilogia de sucesso de Christopher Nolan e o lançamento do trailer de The Batman.

E todas essas coisas vamos mostrar para sabermos como chegamos até aqui. Confira agora toda a trajetória e as trocas de elenco e direção, supostos nomes envolvidos problemas com a produção.  

O Fim da trilogia e o Começo de um novo ciclo.

Após três filmes de sucesso e deixando um marco nos cinemas, Christopher Nolan finalizou sua versão realista do Batman. Muitos fãs pediram para que Nolan continuasse, mas o que ganharam foi um novo filme do Superman produzido pelo diretor.

Em “O Homem de Aço”, a Warner Bros começou uma tentativa de fazer com o Super-Homem o mesmo que Nolan fez com a franquia do Batman, por isso o diretor foi chamado para produzir o projeto. Para dirigir, o diretor Zack Snyder foi contratado para trazer sua versão do universo do herói. 

A ideia era uma trilogia, mas após o megassucesso da concorrente com “Vingadores” Snyder trouxe a ideia de começar um universo expandido com os heróis da DC a partir do filme “O Homem de Aço”.

Durante a Comic Con de 2013Zack Snyder, dias depois da estreia de O Homem de Aço, anunciou a sequência do filme onde iria introduzir um novo Batman dos cinemas. O longa colocaria o filho de Krypton versos o Cavaleiro de Gotham.


O mundo caiu após o anuncio que Superman irá enfrentar o Batman nos cinemas e a pergunta agora que todos se faziam era, “Que Batman ele irá enfrentar? “

Logo de início Christopher Nolan afirmou que não está ligado ao projeto que era 100% de Zack Snyder. Com isso, Christian Bale, que viveu o herói na última trilogia, foi descartado do papel.

 Snyder confirmou que seu Batman seria inspirado na HQ de Frank MillerO Cavaleiro das Trevas -  Retorna”, onde apresenta um Bruce Wayne de 50 anos voltando a ativa. Isso mostrava que estavam procurando um ator mais velho e que não seria uma origem do herói.

Vários atores começaram a ser vinculados ao papel, todos com as mesmas características. Mas o que ganhava bastante força era o nome de Josh Brolin, que ganhou apoio dos fãs, mas nunca aconteceu e anos depois Brolin interpretou o vilão Thanos nos dois maiores filmes da Marvel.

Até que no calar da noite a Warner Bros anunciou o ator Ben Affleck como o novo homem morcego dos cinemas, o que fez todos ficarem chocados.


Batman vs Superman 


Com o novo Batman escolhido, o público já começou a se dividir, entre os que gostaram da nova escolha e os que não aprovaram Affleck no papel.

A divisão foi tanta que durou até a estreia do filme. Quando "Batman Vs Superman" estreou, todos caíram em cima do filme, mesmo depois do lançamento da versão do diretor para Blu-Ray.

A grande discussão foi a nova maneira que o Batman foi apresentado. Muitos não concordam com um personagem bem mais agressivo outros aceitaram por realmente lembrar Hq “Cavaleiro das Trevas – Retorna” de Frank Miller.

 

Ben Affleck e seu Batman

 


Mesmo com críticas, o ator foi confirmado para o filme da “Liga da Justiça”, e ainda teve uma aparição no filme “Esquadrão Suicida”.

Affleck, então animado, esbouçou uma história do que ele imaginava de um filme solo do herói. O ator apresentou para a Warner, que gostou da idéia e queria investir em um novo filme solo do personagem.

A idéia era trazer um Batman mais detetive, e se inspirar na franquia de jogos Arkham, que trazia vários vilões como antagonistas. O estúdio deu sinal verde para que Ben Affleck estrelasse, roteirizasse e dirigisse o filme.


Como um ponta pé inicial para o filme, a Warner Bros anunciou que o ator Joe Manganiello iria aparecer em Liga da Justiça como o personagem Exterminador, que indiretamente Affleck anunciou que seria o vilão do filme solo do Batman.



Mudanças de direções 



Com as críticas negativas de Batman Vs Superman, a Warner Bros estava segurando a visão do diretor Zack Snyder para o universo DC. Por isso exigiu mudanças de tom, deixando de ser tão sombrio e mais aventureiro.

Mesmo assim a empresa não estava animada com o filme de Snyder e contratou Joss Whedon para refazer cenas do filme. Lembrando que Snyder saiu da produção após problemas pessoais.

Ben Affleck lançava seu novo filme chamado “A Lei da Noite” pela Warner Bros. O filme foi um fracasso em bilheteria e crítica o que fez a Warner repensar no projeto do ator e diretor para o filme solo do Batman.

Junto com problemas pessoais de Affleck, a Warner não via mais como deixá-lo no comando geral do filme. Então anunciaram que estava retirando o ator da direção do filme. 

Após muitas especulações de diretores como George Miller (Franquia Mad Max), Gavin O'Connor ( Guerreiro, 2011) eDenis Villeneuve ( Blade Runner 2049), foi anunciado que Matt Reeves, diretor do Planeta dos Macacos: O Confronte e A Guerras iria dirigir o filme. Com a direção confirmada era de se imaginar que tudo iria continuar como planejado, algo que não aconteceu.

Matt Reeves e o fim do Batfleck

 


A Warner Bros anunciou Matt Reeves como o novo diretor de “The Batman”, e muitas expectativas foram criadas de continuação de universo.

Mas Reeves queria criar algo totalmente separado do universo imaginado por Zack Snyder. Algo que a Warner não aceitou e recusava a proposta do diretor.

Ben Affleck não estava nos planos de continuar no papel do herói, mas a Warner queria manter o roteiro que o próprio ator tinha escrito e elogiado por Matt. Mas tudo começa a mudar após o estúdio anunciar o filme solo do Coringa, separado do universo da DC nos cinemas.

Isso causou um conflito entre Matt Reeves e Warner, com o pedido do diretor de se retirar do projeto.  E o filme voltou a ficar sem diretor e sem futuro.

Então saiu o filme da Liga, e todos perceberam a mudança de tom que o Batman sofreu. O personagem não combinava mais com o que estava planejado para o futuro e começou as notícias de mudanças de rumo.

Ben Affleck pediu uma dispensa para a Warner Bros, para tratar problemas pessoais. O estúdio não confiou na possível retomada do ator e voltou a conversar com Matt Reeves para poder voltar a direção do filme. Contudo, o diretor pediu para escrever um novo roteiro e com um novo ator no papel do protagonista.

E finalmente a Warner anunciou que “The Batman” iria ser dirigido e roteirizado por Reeves e que seria fora do universo da Dc Comics.

A única coisa que não foi confirmada ainda, é se Ben Affleck continuaria no papel. Pois o próprio ator disse em entrevista que voltaria ao papel e que adoraria contracenar com Joaquin Phoenix, intérprete do coringa no filme solo do personagem.

O estúdio então anunciou que oficialmente estava procurando um novo ator para interpretar o Batman.  Confirmando de vez que Affleck saiu de vez do projeto.

                                   

 

Um Novo Batman

Voltamos então ao estágio de escolha de elenco novamente. Dessa vez foi ao contrário da última vez que procuravam um ator mais velho. Dessa vez, um ator bem mais novo era o que o diretor e estúdio procuravam.

A lista era gigantesca, mas dessa vez um ator que estava como favorito era Jake Gyllenhaal, que já foi cotado para substituir Ben Affleck no passado. Muitos veículos de notícias afirmavam que o ator tinha feito uma reunião com o diretor Matt Reeves, algo que nunca foi confirmado. Até que o primeiro boato veio e chocou a todos.

O boato era que o ator Robert Pattinson estaria como o favorito do diretor para assumir o papel. Pattinson era mais conhecido pela sua participação na franquia Harry Potter e muito conhecido por ter protagonizado a franquia Crepúsculo, que era focada para o público adolescentes.

Pattinson carregava a fama de astro teen, por isso muitos não o viam como um novo cavaleiro das trevas. Mas após o encerramento da franquia crepúsculo o ator saiu das grandes produções e se focou mas nós filmes independentes e que tinham algo a contar, o que o faz se destacar como um dos atores mais promissores e melhores de sua geração. (Ler TambémA Ascensão do Vampiro  ) 

Contudo, dois atores chegaram até os testes finais da produção. Eram eles o próprio Pattinson  e Nicholas Hoult, famoso por interpretar o mutante "Fera" nos últimos filmes dos X-Men.

 Apesar de muitas críticas de fãs, Matt Reeves confirmou o Pattinson no papel, e ali começou a dar pistas de como será seu novo universo para o Batman.

Finalmente “THE BATMAN”

 Em 2019 o resto do elenco do filme foi confirmado.

 

Desde o início das especulações havia uma indicação de que o filme seria recheado de vilões, e os anúncios de elenco não desapontaram neste sentido: Zoë Kravitz (Big Little Lies, Mad Max: Estrada da Fúria) será a Mulher-Gato, Paul Dano (Sangue Negro, Pequena Miss Sunshine) será o Charada, Colin Farrell (True Detective, Animais Fantásticos e Onde Habitam) será o Pinguim e John Turturro (O Grande Lebowski, Transformers) será Carmine Falcone, chefe de uma das principais famílias criminosas de Gotham.

Além destes, Jeffrey Wright (Westworld, 007) está confirmado como o Comissário Gordon, policial aliado do Batman, e Andy Serkis (O Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos) será Alfred Pennyworth, mordomo e principal figura paterna do herói.

Ainda não há uma sinopse de The Batman, mas no início do projeto, Reeves revelou que The Batman seguirá um Bruce Wayne mais novo, além de ter um tom noir e focar mais no lado detetive do herói. No início de 2019, o diretor descreveu: "Adoraria que este fosse um filme em que fôssemos em uma jornada para rastrear criminosos e resolver crimes, permitindo que o personagem tenha um arco e passe por uma transformação."

Duas Hqs do Batman inspiraram a trama, são elas “O Longo dia Das Bruxas” e “EGO”.


Seguindo na linha do filme investigativo e noir, Reeves já citou uma influência de filmes como Chinatown, Taxi Driver e integrantes do elenco já descreveram o roteiro de modos diferentes. Enquanto Pattinson explicou que sua versão do herói será "louca e perversa", Colin Farrell já descreveu a história como "bonita, sombria e relevante".


E  assim nasceu esse novo Batman nos cinemas, muitas confusões mas dessa vez a Dc pode ter achado um rumo certo para o personagem.

E você, gosta dessa nova versão do herói ou queria ver o que Affleck irá fazer?




Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google