Cinema

Análise: Shang-Chi, e não é que eu me diverti?

Você quer se divertir? Vá no cinema e assista Shang-Chi, o novo filme da Marvel.


Desde o fim da Guerra do Infinito do MCU que não vejo mais nada de herói nem da Marvel e nem da DC, mas não é que Shang-Chi me divertiu!


Não haverá spoilers de carro no texto para algum colega do site faça o review apropriado do filme - também pelo fato de que se eu fosse fazer um review de fato, teria de ler os quadrinhos do Mestre do Kung Fu, mas isto não é minha seara porque a área de magia da Marvel nunca achei graça e...
Para, para, para... estou divagando demais e indo além do assunto principal da postagem em questão que é colocar aqui em poucas palavras que sim, eu me diverti com o Shang-Chi, e não, ele não é um filme de proporções dantescas, megalomaníacas como um Vingadores, o mesmo é até bem pé no chão para o que se propõe.

Shang-Chi, na verdade, tem uma boa ligação com a parte mágica da Marvel, onde o Dr. Estranho está inserido e que, de certa forma, as joias do infinito são parte preponderante nisso tudo e com o filme em questão nos dá um vislumbre para onde, possivelmente, a Marvel se encaminha, junta aí o seriado do Loki - que eu não vi, mas conheço muito bem o conceito do multiverso não tão somente da Marvel - e o seriado da Wanda.

A magia está no ar! Tome cuidado com ela.

Essa é a Guerra Civil de verdade!

Eu havia parado de assistir os filmes de herói num todo porque o que eu queria ver numa Guerra Civil, se tornou uma brincadeira de quebra-pau de criança. O que eu queria ter visto na Guerra do Infinito, acabou se tornando um Thanos com uma motivação pífia e vendo que as grandes pretensões em se criar uma possível Invasão Secreta, talvez um Fear Itself ou um Guerra Secreta era algo que me deixou com um pé bem atrás, pois o ponto alto do MCU para muitos foi, para mim, o ponto mais fraco até agora de toda a história criada.

Sem contar da péssima utilização de Ultron, o que foi aquilo? Enfim... não é que eu queria parecer alguém amargurado, é que depois da ótima adaptação de Dredd para os cinemas - o do Karl Urban, não o do Stallone - eu espero aquilo dali para ser o mínimo do possível a ser usado nos cinemas, mas nunca mais vi algo do tipo.

E nem vou falar do Kang.

Talvez seja o apego excessivo dos quadrinhos

Provavelmente seja isso. Como fã da Marvel dos anos de 1980 e 1990, tenho ainda a mente fresca para com os eventos que envolvem os X-Men, o Homem Aranha, Hulk, Capitão America, até o fraquíssimo Homem de Ferro e o Quarteto Fantástico e tendo isso em mente, lembro bem dos grandes arcos de história daquelas décadas e, até mesmo, um pouco do que tivemos na década de 2000.

E eu sei que o cinema e os seriados as coisas precisam ser adaptadas para uma nova audiência que não está amarrada nos laços de um passado remoto em produtos culturais que você tanto adora. Seria bom -e é isso que aconselham - ver tudo isto que está sendo posto nas telonas e nas telinhas com um olhar mais displicente.

Pena que é complicado, difícil até mesmo quase impossível para um fã de um livro, quadrinho ou jogo, principalmente se você é ardoroso com aquilo que você gosta. Mas, sério, acho que eu estou divagando mais sobre o meu desgosto sobre o MCU do que falar do Shang-Chi né?

Então voltemos...

Desapego

Quem é Kang na fila do pão?
Finalmente pude praticar o desapego porque o filme mostra um personagem que eu NUNCA gostei de ler. Até tentei, mas não achava divertido. Como eu disse anteriormente, a parte de magia e misticismo da Marvel sempre achei muito fraco, era uma viagem que eu não curtia e, por isso, CURTI Shang-Chi.

A história é leve, apesar de aparentar pesada, com atores/personagens clichê, mas que você sente empatia e que abre um leque de possibilidades que vão aumentar ainda mais com os Eternos e o próximo filme do Homem-Aranha.

E ter assistido Shang-Chi sem as amarras dos quadrinhos foi uma outra experiência, apesar de eu ter quase certeza que os dez anéis tem uma bela de uma ligação com as Joias do Infinito e vendo aqui as cores que aparecem no filme, sim, CERTEZA ABSOLUTA que elas tem ligação de acordo com o que estava imaginando com o uso delas.

Desta forma, consegui me divertir com o filme e, principalmente, começar a imaginar como a Saga do Infinito ainda vai ser usada, mesmo sem citar as joias de cara. Assim sendo, terei de ver os outros dois seriados da Marvel para sacar melhor o que eles estão planejando...

Mas e os Eternos? Aí não, esses já começam com uma história de não terem ajudado a humanidade e, sinceramente? Nunca gostei dos Eternos e, menos ainda, dos Inumanos. Esses eu jogaria os Sentinelas Nimrod para caçar eles e apagá-los da existência da Marvel...

Só que, depois de Shang-Chi... talvez os filmes me façam mudar de ideia.


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google