Séries & TV

Star Wars: Visions. O que falar?

Uma análise sobre a nova série de Star Wars


Muitos sites por aí elogiaram a visão dos estúdios japoneses para com o universo criado por George Lucas lá pela década de 1970. Teve até site que disse: "Viu aí nerds, o canon não é tão importante assim!", mas não é assim que as coisas andam!
Certeza absoluta que tenho colegas que podem fazer um review mais competente sobre essa aposta da Disney em dar um fôlego novo para Guerra nas Estrelas - como eu prefiro chamar Star Wars -, depois da lambança que a LucasFilms fez lá com os episódios VII, VIII e IX e, de certa forma, foi até acertada.

Sabe-se que o Tio Lucas se baseou em muito na cultura oriental para criar alguns alicerces para o universo de Guerra nas Estrelas. Vimos isto, de uma forma bem ocidentalizada e, principalmente, porque a grana naquela época não permitia fazer coisas tresloucadas que acabamos por ver nos filmes posteriores da Trilogia Prequel, na Trilogia Disney e nos desenhos que complementaram este universo.

E isto sem contar os inúmeros jogos e livros que foram postos a escanteio pela própria Disney. Décadas e décadas de produções de qualidade levando o Universo Expandido (UE) para o mundo paralelo do Legends. Enfim...

As visões orientais

Disseram-me que ao criar este projeto a Disney deu aos estúdios japoneses envolvidos a liberdade de expressar aquilo que os mesmos achavam que é Guerra nas Estrelas e, desta forma, tivemos aí alguns episódios bons, outros ruins e talvez um ou outro de notória qualidade que merece alguma menção de fato.

Episódio: Os Gêmeos

Não posso dizer que sou um grande fã da cinessérie criada pelo George Lucas, pelo contrário, só assisti os filmes, li os quadrinhos, talvez uns 10 a 15 livros, Willow, a Caravana da Coragem e S.O.S, Tem Dois Loucos Soltos no Espaço (Spaceballs), ops, este último não entra, o que é uma pena, já que é bem melhor que as coisas que colocaram no cinema quando a Disney comprou a LucasFilms.

Enfim, voltando as Visões, vou ser bem sucinto, pois acredito que um review de cada episódio seria mais interessante depois, vamos lá.

Episódio 1 - O Duelo.

Um belo episódio bem superior do que tudo que a Disney colocou até agora sobre Guerra nas Estrelas. Só o cenário em si que eu não curti muito.

Episódio 2 - Balada de Tatooine

Algo bem alto astral, mas que não me senti compelido a gostar do roteiro.

Episódio 3 - Os Gêmeos

Começou bem, trilhou um caminho sem noção e, no final, pelos Profetas Bajorianos o que foi que eu vi?

Episódio 4 - A Noiva Aldeã

Um outro bom episódio de Visões.

Episódio 5 - O Nono Jedi

Este episódio é bem interessante, pena que como tem essa liberdade de história, não soube precisar quando ele se passou. Algumas coisas PRECISAM de canon.

Episódio 6 - T0-B1 

Para quem gosta de Astroboy / Mega Man, é um episódio fofinho.

Episódio 7 - O Ancião

Este foi bem pé no chão e o que mais se aproximou, para mim, do universo de Guerra nas Estrelas

Episódio 8 - Lop & Ocho

Se eu tivesse com sono acharia que este episódio se passava num Japão num futuro próximo. Bons personagens, com um cenário fraco.

Episódio 9 - Akakiri

Novamente, uma boa história, mas não me agradou o cenário em si.

Afinal vale a pena ou não?

Se você gosta de animação japonesa, já é meio caminho para curtir os nove episódios. Se tem uma mente aberta para com a forma que várias pessoas veem o universo de Guerra nas Estrelas, sem se importar com o Canon, já é mais um terço do caminho.

A proposta feita pela Disney para que outros estúdios deem a sua visão sobre o Universo de Guerra nas Estrelas só me faz ver a hipocrisia da mesma em jogar "fora" décadas de produções de livros e quadrinhos para que, depois de todos os problemas que os filmes fizeram - afastando boa parte do fandom que não comprou quase nada dos produtos destes mesmos filmes -, tentar fazer isso a sua maneira tem um quê de "sabemos que fizemos cagada, mas não vamos admitir".

Melhor coisa que saiu pré-Disney. Do mesmo criador do Laboratório de Dexter.

Pois bem, se isto for um sinal para abertura da Disney em trazer o conteúdo do UE de volta e dar Guerra nas Estrelas a quem entende sobre Guerra nas Estrelas, Visões é o segundo passo importante, já que o primeiro, O Mandaloriano, foi algo muito bom.

E, mais uma vez, gosto do Universo Expandido de Guerra nas Estrelas pré-Disney, mas não posso ser dito fã, já que a minha cabeça está preenchida mais com Jornada nas Estrelas, BattleStar Galactica, Babylon 5, FarScape, SeaQuest DSV, The Expanse, Arquivos X, Millennium, para ter uma batalha a mais com a Disney e sua visão meio torpe de Guerra nas Estrelas!

E para fechar, TRAGAM Genndy Tartakovsky de volta!

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google