Quadrinhos

Marvel - 6 Arcos Históricos Para Conferir

Vamos conhecer seis arcos históricos do Universo Marvel para entender um pouco ele?



O universo Marvel, assim como o DC, nos quadrinhos é gigantesco, algo que somente parafraseando O Guia do Mochileiro das Galáxias para dar uma exata dimensão: "Os Quadrinhos e suas histórias são grandes. Grandes mesmo. Não dá para acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com os quadrinhos, seja da Marvel, seja da DC.".


E é por conta disto que gostaríamos de apresentar aqui para vocês seis arcos históricos interessantes para que seja possível compreender um pouco da complexidade que o Universo Marvel vem adquirindo ao longo dos anos.

Inicialmente a Marvel tinha histórias bem mais simplistas e, muitas vezes, os heróis criados nestas histórias não tinham muita ligação entre si. Vez ou outra um personagem aparecia nas histórias isoladas de outro, com o passar do tempo, a fórmula parecia ter dado certo e crossovers dentro do próprio universo começaram a acontecer e, por fim, arcos históricos acabaram sendo criados onde poderiam envolver parte ou todo universo Marvel.

Vamos conferir, então, seis arcos históricos bem interessantes deste universo?

1) Guerras Secretas



O primeiro grande crossover da Marvel aconteceu em Guerras Secretas que foi publicado entre maio de 1984 até abril de 1985 e juntou vários personagens da Casa das Ideias, entre eles o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, o Homem de Ferro, Thor e os X-Men.

Todos estes heróis foram convocados por uma entidade cósmica conhecida como Beyonder para batalhar com os mais diversos vilões num mundo conhecido como Battleword. Entre idas e vindas, uma grande repercussão que causa "problemas" até hoje é o uniforme negro do Homem-Aranha, que viria a ser o simbionte que mais tarde daria forma ao Venom.

2) Massacre de Mutantes



Um crossover da Marvel que envolveu, primariamente, boa parte dos heróis e vilões do universo mutante e, ao longo das publicações, outros personagens do Universo Marvel foram adicionados. Este arco aconteceu entre outubro e dezembro de 1986 e trouxe um impacto imenso para os mutantes.

A história deste crossover se dá com a chegada do grupo conhecido como Carrascos que caçam os mutantes desfigurados conhecidos como Morlocks, obrigando os X-men e o X-Factor a intervir antes que seja tarde demais.

Existem algumas "cenas" memoráveis a serem destacadas aqui e que repercutem no universo mutante.

- Anjo é "crucificado", tendo as suas asas naturais quase destruídas, sendo, depois de um tempo, amputadas;

- Lince Negra fica presa no seu estado de fase, sendo salva depois por Doutor Richards e Doutor Destino;

- Gambit foi um dos responsáveis pelo Massacre de Mutantes;

3) Guerra Evolucionária



Este crossover aconteceu no universo Marvel durante o verão de 1988, onde o mesmo veio a ser publicado apenas nas revistas anuais de todos os heróis Marvel. A história deste arco consiste no personagem conhecido como Alto Evolucionário, um vilão que, anteriormente, tentou o suicídio após a sua grande criação conhecida  Contra-Terra foi vista como algo trivial pelos Beyonders e num ato de desdém deixou o planeta num museu de curiosidades cósmicas.

Como ele sobreviveu ao seu suicídio, ele acabou voltando a se dedicar a melhorar a evolução da humanidade para que, assim, ela pudesse vir a ser um dia a raça superior acima de todas, inclusive a dos Beyonders e, para isto, os seres humanos e primos genéticos começaram a ser caçados pelos Purificadores, uma tropa de guarda do Alto Evolucionário.

Uma grande repercussão do Alto Evolucionário é que o mesmo tem ligações com heróis e vilões no Universo Marvel, entre eles Miles Warren, que viria a se tornar o Chacal e atormentaria a vida do Homem-Aranha anos depois.

4) A Manopla do Infinito



Este arco histórico tem como principal vilão ninguém menos que Thanos, o titã louco, com o seu desejo de dominar a tudo e a todos utilizando nada menos que a Manopla do Infinito utilizando-se das seis jóias do infinito que ele coleta na minissérie conhecida como Thanos Quest. Este crossover que envolveu todo o Universo Marvel foi publicado entre julho e dezembro de 1991.

A história utiliza muitos elementos cósmicos ao ponto de mostrar quase todas as poderosas entidades que regem o Universo Marvel, entre elas Galactus, Stranger, Epoch, Amor e Ódio, Celestiais, Mestre Ordem e Lord Chaos e Eternidade, todos eles aprisionados por Thanos utilizando o poder supremo da Manopla do Infinito.

O Universo Marvel seria perturbado pelas jóias do infinito futuramente. A própria Manopla é vista sendo usada por Thanos no MCU e, provavelmente, a história será uma das bases para A Guerra Infinita no cinema.

5) Atrações Fatais



O arco histórico conhecido como Atrações Fatais trouxe um grande impacto para os fãs dos mutantes da Marvel. Magneto está de volta e agora os seus acólitos queriam trazer a "purificação" para o mundo, onde os humanos deveriam sofrer de vez com todos os seus atos. A publicação deste arco aconteceu entre julho e novembro de 1993 nos títulos mutantes.

Neste arco tivemos dois grandes acontecimentos. Um deles foi a retirada do Adamantium do corpo do Wolverine por parte do Magneto e o desligamento da mente deste por parte do Xavier o que viria a levar, futuramente, ao grande crossover do Universo Marvel conhecido como Massacre Marvel.

6) Guerra Civil



O arco histórico da Guerra Civil foi, sem sombra de dúvidas, um dos quais mais abalou as estruturas do Universo Marvel, equiparável ao Massacre Marvel, Guerras Secretas, Invasão Secreta e ao Guerras Secretas de 2015, fez com que muitos leitores tivessem que escolher um lado. Publicado originalmente entre julho de 2006 e janeiro de 2007 foi um verdadeiro sucesso comercial nos Estados Unidos.

A história deste crossover segue com o chamado Ato de Registro de Super-heróis, onde as dezenas, senão centenas, de heróis mascarados no Universo Marvel deveriam se registrar perante ao governo americano com pena de se tornarem inimigos públicos e acabarem sendo presos por autoridades federais se não o fizessem.

Com o apoio de Tony Stark, isto acabou se tornando o ponto central para os dois lados opostos, onde o Capitão América era veementemente contra tal ato.

Este crossover teve, e ainda tem, muitas repercussões no Universo Marvel, como a questão acerca do controle americano para com os heróis e o aumento das suspeitas destes mesmos da população que eles deveriam defender. Esse arco serviu como base para o terceiro filme solo do Capitão América.

Estes foram apenas alguns crossover e arcos históricos de dezenas que existem no Universo Marvel. E aí, vocês tem alguma indicação a dar para que possamos conhecer melhor este Universo?

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google