Livros

Resenha: Quem mexeu no meu queijo – como se beneficiar das mudanças, que são inevitáveis

Os ensinamentos apresentados por Spencer Johnson em Quem mexeu no meu queijo podem ser utilizados em todas as áreas da vida, até relacionamentos.












Para algumas pessoas mudar é assustador. Para outras, uma jornada para novas oportunidades. Ainda existem os indivíduos que são movidos pelas mudanças, no qual a mesmice espanta mais que as transformações. E os que lutam com todas as forças para manter as coisas como estão. Independente do tipo de pessoa que você se identifica, as mudanças são inevitáveis. Em Quem mexeu no meu queijo o escritor Spencer Johnson mostra o porquê não devemos temê-las. 

No livro Quem mexeu no meu queijo, o escritor Spencer Johnson, traz uma fábula sobre as transformações que não podemos evitar. Afinal a vida é repleta delas. Ainda que sofridas em determinados momentos, como a perda de pessoas amadas, não é possível passar pela vida sem vivenciar muitas. Graças ao Universo por isso!!! 


O segredo está em como lidamos com as mudanças 

Este é o tema central do livro, como nossas reações diante das mudanças afetam nossa vida. Através da fábula que apresenta 4 personagens, 2 ratinhos chamados Sniff e Scurry, animais que agem por extinto. Que quando a mudança chega, partem para a próxima fase sem questionar os motivos. 

Já Hem e Haw 2 homenzinhos, utilizam a ferramenta que diferencia os seres humanos dos demais animais, sua capacidade de refletir sobre a própria existência, para questionar as mudanças. O que os leva a enfrentar um processo mais lento e doloroso de transformação. Pois, ainda que resista, a mudança vai acontecer. #aceitaquedoimenos 

O mundo está passando por um momento de grandes transformações. Que estão afetando nossa existência mais do que gostaríamos. Em função disso, acompanhamos diariamente os efeitos colaterais dessa negação. Conflitos desnecessários, porque ninguém se entende. Ou respeita a opinião do outro. Ou não quer abrir mão de suas crenças antigas para desfrutar o novo. É um caos que vai minando nossa saúde mental. 

Na fábula o queijo, único alimento disponível no labirinto, é tirado dos 4 personagens. Portanto, eles precisam encontrar outra fonte de queijo. Os ratinhos fizeram o que os ratos fazem, correram para encontrar um novo estoque. Já os humanos fizeram o que os humanos fazem, reclamaram. 


O poder destrutivo da reclamação 

Ficar indignado, bravo, frustrado, triste e revoltado são emoções comuns quando somos expulsos da nossa zona de conforto. Aliás, a preguiça é uma característica humana, habilidade utilizada pelo organismo para poupar energia, que em alguns casos pode se tornar o nosso fundo do poço. 

Ao ficarem sem seu queijo Hem e Haw entraram no modo reclamação. Justo, já que significa ter que lutar pela sobrevivência. Contudo, esqueceram de passar para a próxima fase e ativar o modo combate. Para, assim como os ratinhos, buscar uma nova fonte de queijo. Aí que tudo começou a rolar ladeira abaixo pata eles. 

Uma vez que o tempo perdido com a indignação causou paralisação. Enquanto os ratinhos corriam para encontrar um novo queijo. Os homens reclamavam da própria sorte, esperando que alguém devolvesse seu queijo. Então chegamos na moral da história: quando a mudança chegar, mude de atitude. Para tirar o melhor da situação e não morrer na praia. 


É meus amigos entendam, o que você precisa fazer não será executado por outro. Você pode procrastinar, esperar que outro realize, fechar os olhos (atitude que não recomendo) etc. Mas, quando a mudança chega, ou você se adapta, ou é atropelado por ela. Simples assim. Já que a transformação vai ocorrer independentemente da sua aprovação. 

Logo, aceitar é a melhor opção. Adaptação é a estratégia mais assertiva. Arregaçar as mangas, o que tem para o momento. 

Os ensinamentos apresentados por Spencer Johnson em Quem mexeu no meu queijo podem ser utilizados em todas as áreas da vida, até relacionamentos. Uma vez que podemos mudar a forma como nos relacionamos com a mesma pessoa, sem necessariamente trocar de parceiro para ser feliz. 

Isso também acontece no trabalho, estudos e demais aspectos de nossa vida. Pois, tudo depende da forma como encaramos e lidamos com as mudanças, que são inevitáveis. 

Quem mexeu no meu queijo é um livro curto, li numa tarde, que apresenta uma mensagem poderosa. Pena que demorei tanto para ler. Super recomendo sua leitura. 

 


Ficha Técnica

Título: Quem mexeu no meu queijo?

Título original: Who moved my cheese?

Autor: Spencer Johnson

Editora: Record

Ano de Publicação: 2010

Gênero: Autoajuda

Páginas: 107


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google