Séries & TV

Stranger Things: 20 Filmes para assistir e entender as referências da série

Stranger Things é um sucesso que homenageia os Anos 70 e 80, inclusive realiza várias referências ao longo da série, confira a lista de referências.

Após o fenômeno Stranger Things ter conquistado o mundo, muitos já se sentem viúvos da série, afinal, vários fizeram maratona da série em um dia, como este que vos escreve.
Mas se você está sentindo falta do clima de suspense e da amizade da turma, conheça os filmes que foram inspirações para o nascimento de Stranger Things, afinal, a série é uma chuva de referências a qual nem Capitão América conseguiria acompanhar, então prepare a pipoca e o sofá e venha assistir:

Tema

Para compor o tema de abertura da série, Kyle Dixon e Michael Stein, tomaram como inspiração os temas de compostos por John Carperter, principalmente da obra "Halloween".

Alien, o 8º Passageiro

A criatura que aterroriza a série tem elementos de Alien, inclusive o resíduo gosmento que deixa para trás. No final da temporada por exemplo, é visto que ele utiliza humanos como incubadoras, igual aos face-huggers de Alien.

Poltergeist –  O Fenômeno

No primeiro episódio, Joyce, personagem de Winona Ryder, compra ingressos para que ela e o filho possam assistir ao filme. Além disso temos as cenas onde Joyce fala com seu filho através das paredes, tal como acontece com Diane Freeling, em Poltergeist. Há também a cena em que uma garotinha loira é atraída para a luz.

E.T. – O Extraterrestre

O clássico filme de Steven Spielberg é, sem sombra de dúvidas, a principal inspiração de Stranger Things. A série começa com várias crianças jogando Dungeons & Dragons, assim como em E.T.; Mike encontra Onze na floresta, assim como Elliot encontra o E.T. no filme; todas as crianças andam de bicicleta à noite; e há homens assustadores em roupas antirradiação.
Além disso, em E.T., o serzinho de outro planeta é disfarçado com uma peruca e um vestido. O mesmo ocorre com Onze na série.

 Viagens Alucinantes

No filme de 1980 o professor Edward Jessup estuda casos de esquizofrenia e manifestações de simbolismos religiosos, usando tanques para privações sensoriais, tal qual Onze utiliza para poder elevar seus poderes.

Janela Indiscreta e Dublê de Corpo

A cena o qual Jonathan fotografa Nancy pela janela é claramente inspirada no filme Dublê de Corpo, do Brian de Palma, que utiliza vários temas apresentados no clássico de Hitchcock, Janela Indiscreta.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

A personagem Joyce tem clara inspiração no personagem de Richard Dreyfuss em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Spielberg, de forma que ambos têm obsessão pelo sobrenatural e acabam sendo vistos como loucos pelas pessoas em sua volta.

Os Goonies

A amizade dos garotos vividos em Stranger Things é equiparada à amizade que encontramos ao assistir Os Goonies.

Conta comigo

Ambas tramas mostram crianças que tiveram que lidar com um evento trágico e com a perda, o que acaba fortalecendo a sua amizade. Sem falar que a cena onde os garotos e Onze andam pelos trilhos do trem, no quinto episódio, é uma clara referência ao clássico.
Curiosidade: Quando fizeram os testes para o papel das quatro crianças da série - Mike, Lucas, Dustin e Will - os Irmãos Duffer fizeram com que os jovens atores lessem o roteiro do filme.

Tubarão

Assim como em Tubarão, o monstro de Stranger Things é atraído por sangue. Em uma cena que lembra muito o filme clássico, temos uma pequena gota de sangue caindo na água e se dissipando, chamando o predador.

 A Hora do Pesadelo

Toda vez que vemos um ser fantasmagórico saindo de uma parede, é fácil se lembrar da cena de A Hora do Pesadelo em que Freddy sai da parede.


Videodrome – A Síndrome do Vídeo

A barreira quase inexistente entre o mundo real e o invertido é bem parecida com a do filme "Videodrome – A Síndrome do Vídeo".

Sob a Pele

O visual do mundo de Onze, quando ela entra no tanque, é muito semelhante ao de Sob a Pele. Na verdade, completamente semelhante, principalmente em como o chão aquoso a reflete.

Carrie, a Estranha

Onze é um híbrido de duas personagens de Stephen King. Inicialmente, é fácil relacioná-la a Carrie, devido suas habilidades telecinéticas, a outra personagem vem logo a seguir;

Chamas da Vingança

A outra personagem utilizada para inspiração de Onze, é a pequena Charlie, de Chamas da Vingança. Inclusive ambas aparecem com sensores cerebrais durante alguns testes. Também ocorre os sangramentos nasais de Onze após usar seus poderes, tal qual ocorre com o Pai de Charlie, que também possui poderes.

O Iluminado

Aqui temos a clássica cena de Jack quebrando a porta com um machado sendo referenciada por Joyce, quando ela quebra a parede.

Comando para Matar e Rambo

A cena em que vimos Lucas se preparando para ir atrás de seu amigo Will é uma referência a Arnold Schwarzenegger no filme Comando para matar. Já a bandana camuflada é um toque de Rambo ao personagem.

Ouija

O Tabuleiro de Ouija tem uma adaptação original para a série, em uma parede e com luzes de natal.

Bônus Blast

Existem outros filmes que aparecem em Stranger Things de uma forma diferente, neste caso  2, em especial, aparecem em forma de posteres, eles são: O Enigma de Outro Mundo e Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio

Ainda não é suficiente? Veja o vídeo que reúne várias cenas da série comparadas com o filme em que é referenciada.


Já viu os filmes? Então curta nossa lista no Filmow e marque como Já Vi:

GeekBlast: 20 Filmes para entender as referências de Stranger Things

Confira também:

Stranger Things: Um Misto Digno Dos Anos 80
Netflix lança playlist no Spotify com músicas de Stranger Things
Fã cria teoria que vai mudar a forma como vemos Stranger Things

Fontes:


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google